Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Quais serão as desvantagens de ser electrónica?  (Lida 410 vezes)
José Flor
José António Flor de Sousa
Chip

OzFlor - José Flor

« em: Agosto 03, 2008, 10:29:09 »

A tirar pela girafa, tudo tem a sua desvantagem.
José Flor

* as_desvantagens_de_ser_uma_girafa.jpg (44.23 Kb, 490x418 - visto 44 vezes.)
Registado

José Flor
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #1 em: Setembro 02, 2008, 11:58:40 »

Uma das desvantagens para mim em electrónica é que me descuido regularmente e levo choque electrico. Mais nas TVs. Uma vez após ter desligado a TV da tomada estando esta aberta, retirei a chupeta da alta tensão. Nossa, foi cá ma faísca e um som que meu coração pulou para fora do meu peito.
José Flor
Registado

sa
André Santos
Socket
**

« Responder #2 em: Setembro 02, 2008, 12:38:08 »

A desvantagem é que as vezes ta-mos á espera que funcione, vamos a ver nem pia...
A teórica para a pratica as vezes tem muita diferença nos valores...
Registado
southafrikanse
Moderador Global
Cristal

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória

« Responder #3 em: Setembro 02, 2008, 20:46:58 »

A desvantagem é que as vezes ta-mos á espera que funcione, vamos a ver nem pia...
A teórica para a pratica as vezes tem muita diferença nos valores...

Ora nem mais. E depois é estar a partir cabeça a ver o que está errado.
Registado

Merry Christmas Contente
My personal blog: Eurico Leite
My blog: Tugatrónica
My other blog: TugaSport
Márcio Oliveira Ferreira
Socket
**

A persistência é a alma da vitória dos sem dons.

« Responder #4 em: Setembro 04, 2008, 00:40:25 »

Olá Malta,

Na minha opinião a desvantagem não está na eletronica em si, pois com um osciloscópio, um multímetro e um ferro de solda dá pra se resolver 99% dos problemas mas nas programações utilizadas nos componentes de eletronica digital muda um pouco, pois algumas vezes bate uma dúvida terrível se é o componente que está com defeito ou não, pior é a sua substituição, pois se colocar um novo concerteza não irá funcionar, pois faltará o programa com parametrização interna, isso é terrível onde eu trabalho, lá há vários microcontroladores espalhados pela fábrica e alguns nem possuem mais seus programas no micro da manutenção, eu acho que isso deve acontecer com quem conserta televisores também, apesar de nunca ter encontrado uma com o microcontrolador queimado, o que vocês fazem quando encontram um aparelho com um microcontrolador queimado? Pois na internet eu nunca vi disponibilizarem programas para eles...

Abs a todos e fiquem com Deus,
Registado

Todos os caminhos nos levam as trevas, mas somente aqueles com muita fé seguirão para a luz... Por isso julgue o seu sucesso por aquilo o que você teve que renunciar para consegui-lo.
sa
André Santos
Socket
**

« Responder #5 em: Setembro 04, 2008, 11:45:18 »

ou se arranja uma televisão igual para copiar o programa, ou adeus á televisão...  Indeciso
basicamente é isso...

eu nos meus projectos uso bastante os pic's, pois são baratos tem uma programação simples e dão bastante jeito...
Registado
gadelhas
Socket
**

« Responder #6 em: Setembro 04, 2008, 11:56:04 »

ou se arranja uma televisão igual para copiar o programa, ou adeus á televisão...  Indeciso
basicamente é isso...

eu nos meus projectos uso bastante os pic's, pois são baratos tem uma programação simples e dão bastante jeito...

Isso se tiveres programador para o Micro em questão, ou então tens um universal a custar 3000aeurios. Zangado

Para mim os PIC, só falta uma coisa, tirar cafés, de resto serve para tudo. Wink
Registado

Abraço
Gadelhas
sa
André Santos
Socket
**

« Responder #7 em: Setembro 04, 2008, 12:06:51 »

por acaso é verdade 3000€ é sempre bastante dinheiro para um programador...

pic's, é verdade serve para tudo, dão bastante jeito e com as livrarias em c do mplab ainda ajuda mais na programação, facilita bastante o trabalho

mas como tudo tem o seu problema, ja tive um programa a trabalhar no proteus e quando fui a testar... bahhh nada trabalhava, lcd, i2c, spi, nada... fui mais tarde dar conta que o cabo que utilizava para ligar o lcd tinha um comprimento grande e o lcd não respondia aos pedidos do pic e ficava "bloqueado" á espera do lcd, resolvi o problema no software e também no hardware... mas a ganda cena foi descobrir  o problema de onde era Indeciso
« Última modificação: Setembro 04, 2008, 12:08:26 por sa » Registado
gadelhas
Socket
**

« Responder #8 em: Setembro 04, 2008, 12:16:24 »

por acaso é verdade 3000€ é sempre bastante dinheiro para um programador...

pic's, é verdade serve para tudo, dão bastante jeito e com as livrarias em c do mplab ainda ajuda mais na programação, facilita bastante o trabalho

mas como tudo tem o seu problema, ja tive um programa a trabalhar no proteus e quando fui a testar... bahhh nada trabalhava, lcd, i2c, spi, nada... fui mais tarde dar conta que o cabo que utilizava para ligar o lcd tinha um comprimento grande e o lcd não respondia aos pedidos do pic e ficava "bloqueado" á espera do lcd, resolvi o problema no software e também no hardware... mas a ganda cena foi descobrir  o problema de onde era Indeciso

Imagino, não deve ter sido nada fácil, já agora o que fizeste? Um Buffer a nível de hardware e aumentas-te as temporizações a nível de software, para o LCD??
 Convém saber, não vá às vezes me tocar a mim. Sorridente

Registado

Abraço
Gadelhas
sa
André Santos
Socket
**

« Responder #9 em: Setembro 04, 2008, 12:29:13 »

No software para resolver utilizei uma função de espera no tempo em vez de um funcao de espera de sinal, caso o lcd ou o sinal não chegar, o pic continua não chega a bloquear, no cabo de ligacao experimentei um buffer mas tambem dava erro, menos vezes mas dava na mesma (apareciam caracteres esquisitos no lcd!!), tive então de cortar um bocado do cabo e consegui resolver por completo o problema...
Registado
Márcio Oliveira Ferreira
Socket
**

« Responder #10 em: Setembro 05, 2008, 02:14:29 »

Isso se tiveres programador para o Micro em questão, ou então tens um universal a custar 3000aeurios. Zangado

Para mim os PIC, só falta uma coisa, tirar cafés, de resto serve para tudo. Wink

lolololololololol  Contente Grin Contente Grin Contente Grin,

Boa essa, no futuro inventar uma vaca ciborg que já saia o leite com café... lolololololol

No software para resolver utilizei uma função de espera no tempo em vez de um funcao de espera de sinal, caso o lcd ou o sinal não chegar, o pic continua não chega a bloquear, no cabo de ligacao experimentei um buffer mas tambem dava erro, menos vezes mas dava na mesma (apareciam caracteres esquisitos no lcd!!), tive então de cortar um bocado do cabo e consegui resolver por completo o problema...

Eu já peguei um problema parecido uma vez, quando trabalhei numa fábrica de tintas, era uma garra que pegava a lata de uma esteira e colocava num transportador, e como era um projeto "caseiro" (feito pela própria equipe da empresa) ela dava esse erro de aparecer caracteres estranhos também no lcd da IHM (Interface Homem-Máquina)de comando, mas a correção do problema foi o seguinte, como o painel elétrico já estava com a porta comprometida devido ao excesso de aparelhagem de controle do processo, foi colocado esse LCD na porta do painel ao lado que era da pneumática, só que isso acontecia somente quando acionava uma determinada válvula que era justamente a que fechava a garra, mesmo tendo trocado a válvula o defeito persistia isso foi o que mais confundiu todos, pois o cabinho também foi trocado por um blindado e nada, depois por outro e nada também, até que um teve a infeliz idéia de reblindar o cabo com papel aluminio por fora de todo o cabo e ligá-lo ao terra junto da placa do microcontrolador, isso fez o defeito desaparecer, mas levou-se mais ou menos um mês para conseguirmos tirar esse defeito... como dizia um amigo meu, problemas estranhos requerem soluções estranhas lol  Grin

Abs a todos e fiquem com Deus,
Registado

Todos os caminhos nos levam as trevas, mas somente aqueles com muita fé seguirão para a luz... Por isso julgue o seu sucesso por aquilo o que você teve que renunciar para consegui-lo.
José Flor
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #11 em: Setembro 06, 2008, 04:34:28 »

No caso d cabo, outra solução é enviar menos dados em vês de 8 bits, enviar 4 bits ou até mesmo tudo em série. Ou então o buffer a meio do cabo? Será que sim?

Na questão sobre copiar o código, acredito que não seja muito possível com a proteção do código. Mas com mais uns dinheiros a microchip pode ler o código protegido garantindo que o código é o seu.

José Flor
Registado

Márcio Oliveira Ferreira
Socket
**

« Responder #12 em: Setembro 06, 2008, 14:43:02 »

Olá José Flor,

Na época o nosso chefe que era engenheiro havia desenvolvido um booster pro sinal e não havia resolvido o problema por isso creio que em 4 bits o problema não se resolveria, pois a questão era interferência eletromagnética, coloca-lo em série também não resolveu pois haviamos feito isso demutiplexando o sinal, haviam também tentado I2C, pois foi meu primeiro contato com essa técnologia e também não havia dado certo, na época foram quase um mês buscando soluções que não resolviam o problema, por incrível que pareça a mais estranha foi a solução e havia sido feita por um eletricista que de início havia ligado a solução em paralelo com a blindagem do cabo e resolveu parcialmente o problema dando o defeito somente algumas vezes e de forma mais amena com um ou outro caracter, foi entao que meu antigo chefe resolveu separar as malhas e depois disso não havia mais dado o defeito...

Abs e fique com Deus,
Registado

alexandre_t
Transistor
**

allways learning more

« Responder #13 em: Setembro 06, 2008, 20:25:29 »

As maiores desvantagens são as dores de cabeça, horas perdidas e noites mal dormidas a tentar solucionar problemas ou desenvolver uma solução para um problema apresentado  Indeciso
Registado

O conhecimento é a maior arma contra a opressão.

Pagina pessoal: http://www.est.ipcb.pt/pessoais/alexandre_t
José Flor
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #14 em: Setembro 07, 2008, 09:33:34 »

Olá Márcio
Essa citação era para o sa eu é que não usei o recurso citar.
Sobre o teu relado, eu antes de terminar de ler o teu thread já me tinha percebido que era ruído industrial.

As maiores desvantagens são as dores de cabeça, horas perdidas e noites mal dormidas a tentar solucionar problemas ou desenvolver uma solução para um problema apresentado  Indeciso
Citando agora o colega alexandre_t, isso também é bem verdadeiro e já deve ter acontecido a todos nós.
José Flor
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: