Votação
Pergunta: Acham bem um topico sobre programação de PIC's e seus programadores
SIM - 17 (89.5%)
TALVEZ - 1 (5.3%)
NÂO - 1 (5.3%)
Votos totais: 19

Páginas: 1 [2]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Codigo Assembler e Programadores para PICs's  (Lida 598 vezes)
Márcio Oliveira Ferreira
Socket
**

A persistência é a alma da vitória dos sem dons.

« Responder #15 em: Agosto 04, 2008, 00:17:24 »

dando um exemplo. quando vi o titulo deste topico pensei logo "o que são os tao falados Pics's?" Pesquisei por exemplo na wikipedia e encontrei informação que queria, ou seja a sua definição. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Microcontrolador_PIC)

Neste caso ate foi simples para mim compreender o que era, mas isto é apenas um dos exemplos de uma palavra com que me deparei e nao conhecia.

Pegando agora nesta citação que retirei ali do post de cima

Eu acho isso muito legal da sua parte se dispor a ensinar, são raras as pessoas dispostas, por isso eu tiro o chapéu pra vc e pro Flor, eu conheço muito pouquinho de PIC, conheço mais de 8051, mesmo assim gostaria de colocá-los pra se comunicar através de I2C e mais algumas coisinhas que gostaria de faze-los trabalhar juntos, geralmente utilizo o PIC pra pequenos projetos e deixo uns maiores pro 8051, mas se conseguir faze-los se comunicarem juntos em harmonia tenho certeza que irei precisar deles em projetos maiores...

Do que li o que entendi foi:

Eu acho isso muito legal da sua parte se dispor a ensinar, são raras as pessoas dispostas, por isso eu tiro o chapéu pra vc e pro Flor, eu conheço muito pouquinho de PIC, conheço mais de Hein, mesmo assim gostaria de colocá-los pra se comunicar através de Hein e mais algumas coisinhas que gostaria de faze-los trabalhar juntos, geralmente utilizo o PIC pra pequenos projetos e deixo uns maiores pro Hein, mas se conseguir faze-los se comunicarem juntos em harmonia tenho certeza que irei precisar deles em projetos maiores...

Pelo que percebi os Pics sao programaveis e o que substitui por "Hein" presumo que sejam modelos de Pics. Depois surge a duvida: Como se programam? que tipo de harduare é necessario? que tipo de programas sao usados para o fazer?

A unica coisa com que trabalhei foi em FPGA's da altera para testar circuitos que faziamos na disciplina de sistemas digitais. Sei que aquilo é uma placa de testes direccionada ao ensino, nada de especial. Mas com pics presumo que nao seja assim.
Eu estou apenas a pegar no exemplo dos pics porque é o assunto deste topico. A grande dificuldade pra mim esta mesmo em começar a conhecer o basico dos componentes mais usuais na electronica de modo a conseguir aos poucos pelo menos ir entendendo do que se fala de uma forma mais clara. O tal Glossario seria algo que na minha opinião ajudaria a pessoas na minha situação. Tambem estou a pensar em criar uns pequenos tutoriais com o pouco que sei para poder contribuir de alguma forma. Mas gostava de perceber certas coisas para nao fazer asneira xD

Olá Zhead,

Muito legal essa sua dúvida, bom vamos lá o 8051 é uma família de microcontroladores e estou te passando o link http://pt.wikipedia.org/wiki/8051 pra você dar uma olhadinha se ainda tiver dúvidas sobre ele me comunica que te explicarei melhor, agora relacionado ao I2C, ele é um protocolo de comunicação também explicado nesse link http://pt.wikipedia.org/wiki/I2C a vantagem de utilizar esse protocolo é que terei microcontroladores masters (quem manda executar uma função ou várias e as organiza, como se fosse um chefe) e os slaves (como o próprio nome diz escravos, ou seja, quando recebem um dado ou informação pra executarem algo, eles o fazem sem questionar e depois informam o master que terminou), lembrando que esse protocolo só executa um master por vez senão há conflito de dados, qualquer um pode ser mestre ou escravo, só depende de quem necessita do que, por exemplo neste momento você está sendo o mestre e eu o escravo, pois você está precisando desta informação e eu que a tenho estou te passando, mas os papéis podem se inverter, nessa comunicação ela utiliza dois canais (dois fios) as linhas SDA e SCL e essas linhas são bidirecionais, outra vantagem é a velocidade (frequencia ou clock) de transmissão, pois quem determinará é o master na transmissão do SCL, se precisar de mais informações me avisa que terei um enorme prazer em lhe explicar...

Abs e fique com Deus,
Registado

Todos os caminhos nos levam as trevas, mas somente aqueles com muita fé seguirão para a luz... Por isso julgue o seu sucesso por aquilo o que você teve que renunciar para consegui-lo.
zhead
Fusivel
*

« Responder #16 em: Agosto 04, 2008, 01:26:50 »

Muito obrigado pela explicaçao meu "escravo"  Contente
Percebi a ideia geral. nunca trabalhei com microcontroladores. A unica vez que usei algo parecido foi com microprocessadores de arquitectura Mips (que é do estilo Risc e nao Cisc como neste caso)

CumpZ
Registado
backrich
Fusivel
*

« Responder #17 em: Janeiro 06, 2009, 17:19:24 »

Venho reavivar este tópico Wink

a titulo de sugestão, acho que deveria haver dentro do sub-quadro microcontroladores, algumas subcategorias a fim de organizar um pouco os tópicos.

Nomeadamente:
PICs
8051
AVR´s
(sugeri apenas estes por que são os que conheço... de certeza que há mais)
Registado
Páginas: 1 [2]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: