Páginas: 1 2 [3] 4   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Focador para telescopio  (Lida 851 vezes)
Njay
Cristal

« Responder #30 em: Novembro 19, 2008, 23:51:04 »

Sim, esse método é o do potenciómetro.
Registado

Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams.com ~ Tenho componentes p/ venda nos Classificados
PTtec
Transistor
**

« Responder #31 em: Novembro 20, 2008, 10:22:10 »

boas
O meu esquema tem um erro!!! (pelo menos um LOL) o mosfet deve estar imediatamente a sequir á bateria (no polo menos) porque onde está não se consegue fazer o controlo para um dos lados
em relação ás resistencias do circuito dá uma olhadela nas formulas do datasheet! em relação ao mosfet, um do tipo N por exemplo: 2SK4017(Q) (é dos mais baratuchos e chega para isto)
boa sorte
Registado

Sem criatividade o conhecimento é subaproveitado!
Njay
Cristal

« Responder #32 em: Novembro 20, 2008, 15:05:23 »

Onde é que compras esse 2SK4017?
Registado

Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams.com ~ Tenho componentes p/ venda nos Classificados
Rui
Transistor
**

« Responder #33 em: Novembro 21, 2008, 01:01:27 »

Ora eu ainda não toquei no método do PTec mas andei a pesquisar e vim um circuito simples então meti mãos á obra, depois de tudo soldado testei o circuito com a 12v e funcionou 100% mas quando juntei o circuito ao comando mando o motor ir para a direita com sucesso mas quando mando ir para esquerda pimba la se vai o potenciometro. Onde será a falha ?

Cumps, Rui
Registado

Njay
Cristal

« Responder #34 em: Novembro 21, 2008, 02:30:08 »

Eles diziam que esse circuito era para controlar motores? Não me parece...
Os motores criam picos grandes de tensão, esse circuito que montaste estava destinado a avariar mais cedo ou mais tarde, em particular o 7805 acabaria por "ir para as couves".
Registado

PTtec
Transistor
**

« Responder #35 em: Novembro 21, 2008, 15:43:48 »

Boas
Onde é que compras esse 2SK4017?
online na RS: http://pt.rs-online.com/web/   ...mas deve haver aí nas lojas... não??
Ora eu ainda não toquei no método do PTec mas andei a pesquisar e vim um circuito simples então meti mãos á obra, depois de tudo soldado testei o circuito com a 12v e funcionou 100% mas quando juntei o circuito ao comando mando o motor ir para a direita com sucesso mas quando mando ir para esquerda pimba la se vai o potenciometro. Onde será a falha ?
Cumps, Rui
De certeza que está localizado á saída da bateria??? não faz muito sentido com este esquema queimar o pot só para um dos lados... a não ser que o motor vá embalado, para isso põe um diodo com o anodo nos 0V e o catodo no VarOut.
e há capsulas de 7805 que aguentam mais corrente( para o caso do 7805 não aguentar...)
Boa sorte
Registado

Njay
Cristal

« Responder #36 em: Novembro 21, 2008, 18:41:37 »

A Dimofel, a Leirironica, a Servelec e a Farnell não têm, logo, classifico-o como um bicho raro...
Registado

PTtec
Transistor
**

« Responder #37 em: Novembro 21, 2008, 19:15:06 »

lolol
está boa, este descobri-o á pouco para uma pequena aplicação caseira, e como tenho facilidade de mandar vir daqui (sem iva pq vem de espanha) por causa da empresa... mas pronto este foi só um exemplo... é pesquisar outro numa dessas casas!
Saudações.
Registado

Rui
Transistor
**

« Responder #38 em: Novembro 21, 2008, 20:35:32 »

Onde será a falha ?

Cumps, Rui

Pois neste circuito em cima como desenhei no post anterior não tem falha lol assim esta correcto funciona 100%
eu desenhei a pensar como iria resolver o problema, e quando acontecia queimar o potenciometro tinha o controlador de velocidade entre o interruptor inversor e o motor wrong!!!. lol Agora como ja funciona bem mesmo com ajuste fino na velocidade não vou desistir do metodo do ptec porque eu sei que o meu esquema pode não ser o mais eficaz então vou tentar fazer o do ptec para ver o desempenho.

Obrigado a todos, Njay o teu projecto do focador cativa-me imenso, mais tarde vou querer fazer devido eu querer interagir com o PC e não só, como adoro programação de software irei gostar muito de controlar um motor pelo PC.

Cumprimentos, Rui
Registado

bettencourt
Moderador
Chip

« Responder #39 em: Novembro 21, 2008, 23:21:56 »

para isso começa já a fazer um controlador de um motor passo-a-passo, com botões e depois mas tarde podes liga-lo ao pc
Registado
Sckotty
Fusivel
*

« Responder #40 em: Novembro 27, 2008, 16:26:04 »

Onde será a falha ?

Cumps, Rui

Pois neste circuito em cima como desenhei no post anterior não tem falha lol assim esta correcto funciona 100%
eu desenhei a pensar como iria resolver o problema, e quando acontecia queimar o potenciometro tinha o controlador de velocidade entre o interruptor inversor e o motor wrong!!!. lol Agora como ja funciona bem mesmo com ajuste fino na velocidade não vou desistir do metodo do ptec porque eu sei que o meu esquema pode não ser o mais eficaz então vou tentar fazer o do ptec para ver o desempenho.

Obrigado a todos, Njay o teu projecto do focador cativa-me imenso, mais tarde vou querer fazer devido eu querer interagir com o PC e não só, como adoro programação de software irei gostar muito de controlar um motor pelo PC.

Cumprimentos, Rui

Os meus mais sinceros parabéns Rui. Tinha visto a "geringonça" a funcionar no video do Forum Galáctica, mas longe de mim saber que começaste da "estaca zero". Sempre pensei que já mexias com a electrónica. Puro engano. É de realçar a força de vontade de aprender e de levar as tarefas em frente, de pessoas como tu.
De certeza que outros esquemas/ideias existirão, talvez com motores de passo, controlados por PICs ou ATMega, sei lá, mas andam aqui pelo Forum pessoas de valor, não desvalorizando de forma alguma os colegas que te deram muitas e boas dicas aqui no Tópico, que te podem dar boas ajudas nesta área. Mesmo assim, a coisa funcionou, conforme vi no video que mostraste, para mim só vi um senão, a velocidade com que o focador se deslocava.  de certeza que qualquer dia controlarás tudo com um simples clicar no teclado... Olha, porque não aproveitar a ideia aqui do Forum do colega que mostrou  o Controlo dum carro telecomandado via PC... porque não adaptar a coisa...

Forte abraço para ti Rui, e para todos os colegas aqui do Forum, pois este é o meu primeiro Post. Sejam electrónicos, curiosos, radioamadores, Astrónomos Amadores ou "ideiotas", pois pelo pouco que vi aqui no forum, o pessoal tem mentes criativas. Um bem haja a todos.

Sckotty
Valdemar
Coimbra
« Última modificação: Novembro 27, 2008, 16:36:35 por Sckotty » Registado
Rui
Transistor
**

« Responder #41 em: Novembro 27, 2008, 18:27:44 »

Obrigado Sckotty , sim eu tenho uma grande força de vontade e tambem tive uma preciosa ajuda das pessoas que frequentam este forum que me ajudaram a entender como funciona alguns componentes e depois foi só seguir em frente  Contente  Tambem é preciso dizer que a leitura é muito precisosa. Em relação e controlar o motor por PC vais ser muito cativante vou gostar Sorridente. No video que viste eu fiz tudo muito rápido porque só tinha 16 megas de video para ocupar então esqueci-me de regular o potenciómetro para o mínimo.
Obrigado pela força.
Mas já agora quem és ? para pensares que eu ja sabia de electronica.

Quando tinha 12 anos via o meu primo a fazer coisas giras com a electronica e eu arranjava rádios e televisões avariadas retirava os componentes das placas para depois ele fazer as coisas dele. São estas as unicas bases de electrónica que tenho.

Cumps, Rui
« Última modificação: Novembro 27, 2008, 18:50:11 por Rui » Registado

Sckotty
Fusivel
*

« Responder #42 em: Novembro 28, 2008, 22:37:46 »

Obrigado Sckotty , sim eu tenho uma grande força de vontade ...

Mas já agora quem és ? para pensares que eu ja sabia de electronica.

Cumps, Rui

Olá Rui, mais uma vez. Eu coloquei o nome por baixo do Nickname. Valdemar/Coimbra. Diz-te alguma coisa?

Acho que deves começar pelo inicio da Electrónica, ou seja pelo Bê-à-Bá, e este era o nome duma GRANDE revista brasileira, irmã mais nova da revista Divirta-se com a Electrónica,  consegui arranjar os primeiros 21 nºs cá em Portugal, por sorte, onde ensinava mesmo isso, o Bê-À-BÀ, as coisas complicadas explicadas duma forma simples... Há por ai muitos tutoriais e até aqui no Forum temos um colega com um Curso de Electrónica muito bom. O melhor já tu tens, que é a vontade de aprender e o gosto pela electrónica. Vai em frente e não te arrependerás. Isto é um mundo e naqueles dias como hoje, que chove a cântaros, não sendo possível colocar o Telescópio em Estação, vai de montar qualquer coisa...

Forte abraço,

Valdemar ( Sckotty )
Forte abraço

Registado
PTtec
Transistor
**

« Responder #43 em: Dezembro 03, 2008, 11:29:36 »

boas
pelo que me apercebi já há frutos... então e esse video não é partilhado aqui?
fica bem.
Registado

Rui
Transistor
**

« Responder #44 em: Dezembro 08, 2008, 16:55:08 »

http://www.youtube.com/watch?v=urnK0s_dvys  aqui esta o video :p
a rapidez do movimento do focador já foi resolvido com um ajuste das engrenagens
obrigado a todos

Cumps, Rui
Registado

Páginas: 1 2 [3] 4   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: