Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Detector de impactos com LED  (Lida 391 vezes)
MegaLord
Fusivel
*

« em: Outubro 28, 2008, 17:10:16 »

Boas!

Há meses que ando à procura de um esquema para fazer um detector de impactos com LED.

E como uma imagem vale por 1000 palavras, o que pretendo fazer é isto:
http://www.youtube.com/watch?v=jUmV3jKPXJw

Como podem reparar, após cada impacto, acende-se um LED na chapa atingida.

Alguém me sabe explicar como posso fazer isso?
Registado
southafrikanse
Moderador Global
Cristal

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória

« Responder #1 em: Outubro 29, 2008, 12:00:52 »

Parece-me que é por um sensor de infravermelhos Hein
Registado

Merry Christmas Contente
My personal blog: Eurico Leite
My blog: Tugatrónica
My other blog: TugaSport
MegaLord
Fusivel
*

« Responder #2 em: Outubro 29, 2008, 16:03:02 »

Tudo o que sei é que detecta o Impacto do projéctil na chapa metálica.

Pelo que consegui apurar, para se detectar tais impactos, usam-se sensores Piezo, que na prática servem como interruptores, e fecham o circuito (que acende o LED), quando atingidos.
Registado
PTtec
Transistor
**

« Responder #3 em: Outubro 31, 2008, 12:34:27 »

olá, em relação aos detectores piezoelectricos, para um pequeno teste se tiveres um osciloscopio e um multimetro (velho ou baratucho). Dentro do multimetro (normalmente agarrado á caixa) é normal haver um bezouro piézoelectrico... um pequeno disco... encostar a massa no exterior do disco e no centro a ponta de prova e pressionar ligeiramente. Haverá uma alteração na tensão medida. Em grosso modo, isto acontece porque se aplicarmos força num criztal piezoelectrico ele gera tensão e se aplicarmos tensão ele sofre deformações mecanicas.
Registado

Sem criatividade o conhecimento é subaproveitado!
MegaLord
Fusivel
*

« Responder #4 em: Novembro 03, 2008, 11:24:05 »

Eu já realizei um teste similar.

Removi um disco Piezo de um alarme velho e ligei-o a um LED.

Sempre que eu dava uma pancada do Piezo, o LED piscava.

Agora a pergunta é, como é que eu faço para que o LED fique ligado até ser feito um "reset"?

Como é óbvio será necessário uma fonte de alimentação (pilhas), e um circuito que quando atingido o Piezo, ligue o LED e mantenha-o ligado, até o "reset".

Alguma ideia de como fazer isso?
Registado
Márcio Oliveira Ferreira
Socket
**

A persistência é a alma da vitória dos sem dons.

« Responder #5 em: Novembro 03, 2008, 13:35:14 »

Olá MegaLord,

Uma alternativa barata é colocar um tiristor, você dá um disparo no gate do tiristor com o sinal vindo do piezo, com isso o tiristor passa a conduzir e só corta quando você cortar a alimentação que passa pelo catodo/anodo...

Abs e fique com Deus,

Registado

Todos os caminhos nos levam as trevas, mas somente aqueles com muita fé seguirão para a luz... Por isso julgue o seu sucesso por aquilo o que você teve que renunciar para consegui-lo.
PTtec
Transistor
**

« Responder #6 em: Novembro 04, 2008, 11:15:26 »

olá
sim a ideia do marcio parece muito boa mas se quizeres ter um contrlo sobre a tensão minima para actuar o led ou se a tensão do piezo não for suficiente podes tentar usar um ne555 com um ampop a condicionar o sinal de triger.
por exemplo um ampop a servir de comparador com o piezo a entrar na entrada inversora e um divisor de tensão a entrar na entrada não inversora e a saida ligada ao triger (fica com a saida normalmente a V+ porque o triger do 555 actva com tensão < 1/3*vcc), no threshold um pulldown e no reset um botão de pressão com um pullup. para duvidas podes sempre ver um datasheet do 555: http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/N/E/5/5/NE555.shtml
o datasheet da TI tem uma tabela de verdade na pág 2
nota: por um zener com uma resitencia entre o piezo e o ampop para limitar a tensão de entrada!!
Saudações
« Última modificação: Novembro 04, 2008, 11:37:00 por PTtec » Registado

Sem criatividade o conhecimento é subaproveitado!
CLONIXER
Fusivel
*

« Responder #7 em: Novembro 25, 2008, 16:14:57 »

Numa primeira ideia pensei que podes usar um Flip-FLop SR (Set-Reset), o trigger (impulso) de SET nem precisa de vir de um piezo, basta um sensivel interruptor do tipo touch-button com mola atras (o teu detector de impacto)..

acho que e' a forma mais simples se pretenderes o que esta' no video  Wink

tenho de ir limpar o po' a' minha Airsoft Gun  Grin
Registado
ZeroOne
Fusivel
*

« Responder #8 em: Novembro 25, 2008, 20:09:14 »

usa um pic se for para varios alvos como o do video, usas os piezos e os leds, e deixas um botao de reset do pic

depois aranjas um lcd fish que va mostrando as pontuaçoes de cada ronda Lingua

Lingua

em vez dos piezos podes é aranjar papel aluminio de cozinha,  sobrepoes um ao outro e tens de aranjar um sistema em ke depois do embate ele nao continue a tocar , tipo umas tiras de esponja , na minha universidade ja fizeram um alvo com o formato de uma pessoa, que tinha zonas do corpo seccionadas, peito, cabeça, e cada membro invividual, como nao tinham piezos para uma area tao grande usaram as folhas de aluminioo e funcava bem

cumps
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: