Carlos.isep
Fusivel
|
 |
« em: Outubro 27, 2008, 13:30:24 » |
|
Bom dia, estou a fazer um projecto que se baseia num controlador de um painel solar, ou seja, atraves de ldrs queria que o painel solar se movesse para onde o sol estivesse... Estou a pensar em usar 2 motores de passo, um pra rotação e outro pra nivelar o painel... Agradecia que se alguem tivesse feito algo parecido ou se tivesse alguma ideia que diga algo...
Muito obrigado
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
tiagobarbosa94
|
 |
« Responder #1 em: Outubro 27, 2008, 19:51:32 » |
|
eu tive um colega meu de curso que fez maprojecto igual a esse e é bastante fácil de exução, mesmo muito fácil......... ainda há pouco acabei o meu curso em braga (mazagão) e tal como eu o meu colega teve de fazer um projecto... e o dele foi este....
é muito fácil, basta usares 4 LDR e no codigo do teu programa basta calculares a diferença entre as LDR, isto é, tens 2 LDR que te controlam o movimeno de rotação, azes o calculo e vais rodando o painel até a diferença dar zero, o mesmo se faz pra as 2 LDR do movimento de inclinação do painel, muito fácil......
mas dexame fazer uma pergunta tu queres fazer o projecto recurrendo a microcontroladores (pic por exemplo..)?
já tiveste ou fizeste algum programa com algum microcontrolador?
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Carlos.isep
Fusivel
|
 |
« Responder #2 em: Outubro 28, 2008, 11:55:11 » |
|
boas, antes demais obrigado pela resposta... a minha duvida é precisamente essa, se heide usar um microcontrolador ou atraves de um controlador PID... eu ja fiz um projecto em que usava um microcontrolador 8051, mas nao me dou muito bem com a programação... se nao fosse pedir demais achas que conseguias dar-me um exemplo da programação que o teu colega usou?!
Muito obrigado
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
tiagobarbosa94
|
 |
« Responder #3 em: Outubro 28, 2008, 14:26:59 » |
|
8085 já é muito antigo, recomendo utilizares uma PIC (romendo a PIC16F877A) em linguagem assembly ou C. o meu colega usou esta PIC e a linguagem assembly.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Carlos.isep
Fusivel
|
 |
« Responder #4 em: Outubro 28, 2008, 14:51:49 » |
|
Boas tiago, enviei-te uma mensagem, nao sei se recebeste, de qualquer maneira vou seguir o teu concelho, apesar de ter de estudar a pic do principio, mas faz-me bem, lol... abraço
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Márcio Oliveira Ferreira
Socket

A persistência é a alma da vitória dos sem dons.
|
 |
« Responder #5 em: Outubro 28, 2008, 15:19:21 » |
|
Olá Senhores,
O 8051 não é antigo, antiga é sua arquitetura básica, mas houve várias incrementações ao longo dos anos, se não fosse verdade ele já estaria obsoleto nos dias atuais...
Abs e fiquem com Deus,
|
|
|
|
|
Registado
|
Todos os caminhos nos levam as trevas, mas somente aqueles com muita fé seguirão para a luz... Por isso julgue o seu sucesso por aquilo o que você teve que renunciar para consegui-lo.
|
|
|
|
asena
|
 |
« Responder #6 em: Outubro 29, 2008, 10:53:04 » |
|
8085 já é muito antigo, recomendo utilizares uma PIC (romendo a PIC16F877A) em linguagem assembly ou C. o meu colega usou esta PIC e a linguagem assembly.
Para um controlador simples desse tipo, um 16F628A basta. No entanto, se precisarem de 40pinos, podem passar para o 16F887. Ou então ir mais à frente e usar um 18F2525, ou se forem mesmo muito à frente... usar um da série 24H que é excelente. Agora... tudo depende do projecto. Por vezes nem vale a pena pensar muito nisso. Como é só uma unidade, e a programar em Assembly, eu apostava no 16F887. Tiago: PIC é masculino, não feminino 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
timothy
Fusivel
|
 |
« Responder #7 em: Outubro 29, 2008, 15:38:19 » |
|
ola a todos alguem podia postar aki o eskema para fazer esse controlador pois e muito util para quem esta em projectos de energias renovaveis ........ tal como eu obrigado e continuaçoa de um bom forum
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
|
timothy
Fusivel
|
 |
« Responder #9 em: Outubro 29, 2008, 19:18:39 » |
|
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
maurici_castro
Fusivel
|
 |
« Responder #10 em: Novembro 06, 2008, 20:43:15 » |
|
boas eu tenho que fazer um projecto identico e estou com problemas na sua construçao podes mandar os cad´s? por favor fico a espera manda para o mail jmbcastro49@gmail.comando mesmo as aranhas  quando puderes agradecia mt obrigada pela atençao
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
asena
|
 |
« Responder #11 em: Novembro 08, 2008, 11:19:20 » |
|
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
timothy
Fusivel
|
 |
« Responder #12 em: Novembro 10, 2008, 20:29:54 » |
|
ora boas ja tive a fazer este novo esquema k o asena postou mas nao me esta a funcionar nao sei o k se passa com isto..... no ic Lm324 podem me explicar como fica ligado pois so tenho um lado ligado o outro lado nao tenho la nada ligado deixo a configuraçao dos pins do ic k tenho ligados:, ic Lm324 1-ligado 14-nada 2-ligado 13-nada 3-ligado 12-nada 4-nada 11-nada 5-ligado 10-nada 6-ligado 9-nada 7-ligado 8-nada
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
blase
Fusivel
|
 |
« Responder #13 em: Dezembro 03, 2008, 15:48:36 » |
|
para um simples painel solar esse "controlador" pelo lm324 é suficiente e se usarem outro circuito igual , mas ficando com um para a longitude e outro para a latitude. convém é verificar se o circuito não está sempre a corrigir e a consumir energia em demasia.
com um pic dá para o adormecer todo o circuito e só corrigir a posição de cinco em cinco minutos ou num intervalo maior de maneira a consumir menos energia.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Comando
Fusivel
|
 |
« Responder #14 em: Janeiro 02, 2009, 01:00:25 » |
|
Olá a todos, fiz este projecto para uma cadeira (contrlo de sistemas) aqui no ipb (bragança). Se precisarem de ajuda ou dicas de como o fiz avisem.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|