Dropes
Transistor

|
 |
« Responder #15 em: Outubro 23, 2008, 11:23:26 » |
|
Obrigado  Primeiro fiz a mecânica com perfis de alumÃnio aparafusados entre eles, é preciso ter uma grande precisão nesta fase, pois qualquer erro vai-se reflectir no final. Os motores passo a passo que utilizei foram de um scanner mas também se pode utilizar de uma impressora sem grande problema, desde que se conheça o tipo de motor, tendo os meus 4 terminais cada, fazendo cada passo 0.02mm de avanço da broca. O varão roscado é de 6mm e é fácil de encontrar bastando colocar porcas bem posicionadas e sem folgas nos perfis já feitos, de preferência 4. Os veios de deslizamento também são de 6mm e de aço maciço, 1º tentei com tubos de latão o que me decepcionou e estava sempre a empenar, já estes deslizam bem sobre acrÃlico com alguma espessura. A placa controladora só a aproveitei porque já tinha os integrados e todos os componentes montados, não havendo necessidade de fazer uma placa nova; recortando esta, foi só aproveitar também a fonte de alimentação e de ler as "datasheets" dos ICs. Quanto ao suporte do drill, aproveitei de um leitor de CDs, trocando apenas o motor relativo ao eixo Z, se fosse para fresar, podia trocar o suporte por um de DVDs, visto já ter um motor passo a passo para isso. O drill comprei nos chinocas só para aproveita-lo, pq além de já ter o suporte para as brocas, também fica mais leve sem as baterias. A parte de software não está ainda completa, mas não necessitará de drives à parte sendo apenas um único ficheiro. Anexo o ficheiro da parte mecânica, um pouco diferente do resultado final. Fica bem
|
|
|
« Última modificação: Outubro 23, 2008, 11:26:53 por Dropes »
|
Registado
|
|
|
|
|
bettencourt
|
 |
« Responder #16 em: Outubro 23, 2008, 11:55:47 » |
|
já agora, podes utilizar os varões de um impressora e o se porte de onde se encaixa os tinteiros, pois esses já tem caskilhos em bronze que não causa atritos e não tem folgas. desmontando 6 impressoras tens a parte mais complicada resolvida... Este é o método que estou a utilizar para fazer uma cnc pequena. Em relação a motores, arranja-se bons motores em fotocopiadoras SE quiseres inventar um pouco podes utilizar também as correias em vez de varão roscado 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
sousa
Transistor

|
 |
« Responder #17 em: Outubro 23, 2008, 13:29:17 » |
|
Pois, a maior dificuldade vai ser construir a estrutura base por falta de material. Não tenho muita facilidade em trabalhar em metais, mas logo se vê... bettencourt, usar as correias não torna o posicionamento um pouco "instável" por as correias serem feitas de borracha que é elástica? 
|
|
|
|
|
Registado
|
Há 10 tipos de pessoas no mundo: os que sabem ler em Binário e os que não sabem.
|
|
|
|
bettencourt
|
 |
« Responder #18 em: Outubro 23, 2008, 16:38:21 » |
|
n é esse tipo de correias qe tas a pensar, penso eu, ess tipo de correias que tas a pensar ve-se em leitores de cassetes, vÃdeos, em algumas drives de cd. as correias k me refiro é as utilizadas em fotocopiadoras e impressoras, sao correias dentadas. Se fosse assim as impressoras andavam todas maradas 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
maurosmartins
|
 |
« Responder #19 em: Outubro 24, 2008, 11:59:17 » |
|
Olá a todos. É com alegria que vejo que afinal mais pessoas estão a começar no mundo da CNC! Uma das coisas que tem sido mto dificil para mim (k tb nao conheço mto) é arranjar fresas decentes a preços acessiveis. De facto encontrei apenas duas empresas onde vi fresas que me interessassem a preços nao tao convidativos (podem no entanto ser justos), são elas a http://www.opticut.pt/ e a http://www.colorworld.pt/. Se alguem conhecer casas que vendam fresas agradecia o contacto, estou especialmente interessado em fresas para acrÃlico, mas também outras de uso mais genérico! Ao pessoal que está a construir as suas máquinas boa sorte, e se puder ajudar, já sabem...! Cumps, Mauro.
|
|
|
|
|
Registado
|
Cumps, Mauro.
|
|
|
|
Njay
|
 |
« Responder #20 em: Outubro 24, 2008, 13:37:35 » |
|
Eu comprei na Leiritronica.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
pauloms
Fusivel
|
 |
« Responder #21 em: Outubro 26, 2008, 22:57:28 » |
|
Ao pessoal que está a construir as suas máquinas boa sorte, e se puder ajudar, já sabem...!
Cumps, Mauro.
Olá Mauro, Fiquei impressionado pela qualidade dos componentes que integrou na sua máquina. Gostava de saber mais pormenores e dados técnicos dos mesmos e, se possÃvel, quais os fornecedores. Obrigado
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
maurosmartins
|
 |
« Responder #22 em: Outubro 31, 2008, 21:21:49 » |
|
Olá Mauro, Fiquei impressionado pela qualidade dos componentes que integrou na sua máquina. Gostava de saber mais pormenores e dados técnicos dos mesmos e, se possÃvel, quais os fornecedores. Obrigado
Olá pauloms, dentro dos possÃveis tentei comprar com alguma qualidade tendo tb em conta os custos. Eu sou da zona de Coimbra mas também dou um salto aos lados da Tocha, assim sendo algum do material (varão roscado/alumÃnio e cromoduro) foi comprado na Salgado e Bento (Coimbra), os rolamentos lineares e chumaceiras foram comprados na MAKITUDO (Tocha) se não estou em erro (posso confirmar). Sobra o Spindle que foi comprado na Sarraipa (leiria). Não sei se era isto que queria, mas no que precisar estou disponÃvel!
|
|
|
|
|
Registado
|
Cumps, Mauro.
|
|
|
blase
Fusivel
|
 |
« Responder #23 em: Novembro 27, 2008, 15:49:28 » |
|
Ora viva, colegas entusiastas de Controlo Numérico Computorizado e de electronica em geral... Acompanhei alguma da evolução e do desenvolvimento desta fresadora, e posso dizer que o mauromartins está de parabéns pelo feito. Tens de fazer mais uns trabalhos e postar para a malta ver  Espero que em breve e minha também possa ficar operacional. apoiem este homem, ele sabe o que faz  cump's
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
JohnDoe
Fusivel
|
 |
« Responder #24 em: Novembro 30, 2008, 20:03:02 » |
|
Boas, Estou a pensar em fazer uma cnc, neste momento estou na fase de estudo e planeamento, que e como dizer que ainda n fiz nada!  Vi com atencao o exemplar do maurosmartins e em minha opiniao e dos melhores a nivel internacional, tambem gostei bastante do deste nosso vizinho http://www.devilmaster.org/sections.php?op=viewarticle&artid=40. A a minha formacao base e em eng electrotecnica, e sou militar de profissao, contudo tenho alguma experiencia em mecanica. Como handycaps nao possuo conhecimentos de metalurgia nem de maquinas (fresas, tornos mecanicos, etc..). Posto isto aqui vao algumas questoes(em principio para o maurosmartins mas extensiveis a todos os outros): O material da estrutura da CNC e aluminio ou inox? onde o comprou? (posso trata-lo por tu  ) Os motores utilizados de que tipo sao?e de que marca e modelo? (passo-a-passo, unipolares, bipolares) O software que utiliza nas varias fases de projecto qual e? E por fim para o pessoal na zona de Lisboa, gostaria que me enviassem alguns contactos de lojas com o material necessario (chumaceiras, rolamentos lineares, varao roscado, aluminio...). A todos um obrigado, continuem o bom trabalho! Cumps, Ze
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
maurosmartins
|
 |
« Responder #25 em: Dezembro 01, 2008, 16:18:11 » |
|
Olá Zé, primeiro de tudo; sim o "tu" está óptimo. De seguida obrigado pelo elogio à máquina, para mim acho que serve perfeitamente, mas se procurares bem na net de certeza que encontrarás projectos excelentes que superam a minha! Em todo o caso penso que não saiu mal  Relativamente ás outras perguntas: O material é aluminio e foi comprado na zona de Coimbra mas concerteza que se arranjam mtas armazéns que o vendem! Os motores utilizados foram motores de passo unipolares. ServoMotores serial o ideal mas o preço faz deles (para mim) inacessÃveis. Pelas minhas pesquisas os motores de passo bipolares tem mais binário, mas os unipolares tem um interface mais facil de construir! Eu uso uma placa já bem conhecida e mais que testada a "CNC 3AX" disponivel em: http://mac1.ifrance.com/. Quanto ao local de aquisição/modelo dos motores aqui vai: Foram adquiridos (e passo a publicidade) no site http://www.selectronic.fr/ e tirando alguns problemas de acondicionamento tudo correu normalmente. O modelo que adquiri é o seguinte: http://www.selectronic.fr/article.asp?article_ref_entier=90.6157-14. Talvez arranje alguem que tambem queira comprar motores lá e tv possam combinar um Group-Bye. E não estivéssemos nós num fórum de electrónica a minha formação também é em electrotecnia, assim sendo (e tendo a CNC à pco tpo e sem grandes possibilidades de a usar) a parte de software ainda não está a 100%. Assim sendo vou-me desenrascando usando vários. Para "peças" a 2D utilizo o AUTOCAD e o CAMBAM (freeware e mto bom) para gerar o código-G. Para 3D uso o Autodesk Inventor e o MASTERCAM também para gerar o código-G. Outro programa conhecido é o ArtCam que dá para fazer um pouco de tudo! Como controlador utilizo o MACH3. Quanto a lojas na zona de Lisboa já deixo para outros participantes que conheçam....  Espero ter ajudado, cumps, Mauro.
|
|
|
|
|
Registado
|
Cumps, Mauro.
|
|
|
JohnDoe
Fusivel
|
 |
« Responder #26 em: Dezembro 01, 2008, 20:01:34 » |
|
Ola,
Mauro, mto obrigado por tao completa resposta em tao pouco tempo.
Tenho andado a ver fontes de material aki na minha zona, o aluminio so em chapa de 1.5x2.0m, que é um pouco demais mas se tiver que ser...Ja agora o que usaste tem que espessura?(5mm?)
Os rolamentos lineares e o varao roscado em principio vao ser SKF (saquei os datasheets e encontrei um fornecedor perto), ja agora como rolamentos lineares tens rolamentos de esferas circulantes(nao sei se em portugues é o termo correcto) ou casquilhos de bronze?.
A electronica de comando tou a ver se arranjo o protel para ver o esquema do controlador no site que indicaste.
Os motores acho que vou seguir o teu conselho e aproveito para perguntar aqui no forum se mais alguem estaria interessado em encomendar em conjunto, pelo menos os portes ficariam mais baratos uma vez que seriam a dividir pelos interessados.
A minha intencao e construir uma cnc o mais precisa possivel pois sera principalmente usada na producao de PCBs e como cada vez mais tenho usado SMDs mais finas têm que ser as "rotas" de isolamento.
Mauro mais uma vez obrigado!
Cumps,
Ze
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
maurosmartins
|
 |
« Responder #27 em: Dezembro 01, 2008, 20:31:24 » |
|
Olá novamente Zé. O alumÃnio que tenho na minha máquina é de 10mm de espessura e os rolamentos lineares são da "INA" e são de esferas circulantes, não sei ao certo qual o modelo  A minha intenção inicial tb era construir a CNC para prototipo de PCBs mas tem mesmo mesmo mto mais funções! Não sei se alguma vez usaste o processo fotográfico para a produção de PCI mas consegues bastante precisão (tanta quanto a impressora em que imprimires o fotolito te permitir)! Cumps, Mauro.
|
|
|
|
|
Registado
|
Cumps, Mauro.
|
|
|
JohnDoe
Fusivel
|
 |
« Responder #28 em: Dezembro 02, 2008, 21:55:58 » |
|
Mais uma vez obrigado pela tua resposta Mauro,
10mm?!?! isso vai ficar caro!!!
Processo fotografico sim ha alguns anos atras, na altura com resultados nem sempre bons, axo k tem mtas variaveis...pode ser que a qualidade dos quimicos tenha melhorado desde la, n sei. Tentei tb ha pouco tempo o metodo da transferencia directa de toner de impressora lazer, e surpreendentemente ate funcionou bem. Mas a maior parte das vezes por preguica mando fazer, nao fica barato mas tb n fica assim tao caro. O k me chateia é que mesmo assim tenho que furá-las eu, colocar os furos metalizados necessarios e por o fluxo para soldadura por refluxo. Com um brinquedo como o teu so a colocacao dos furos metalizados n me parece viavel, pq com um bocadinho de jeito e mais um motor axo que ate a colocacao do fluxo poderia ser possivel. E de qualquer maneira pelo k tenho visto no youtube as possibilidades desta maquina sao imensas, ja andei ate a ver scanners lazer 3D caseiros para digitalizar os bustos da familia e maquiná-los. Pelo menos nos proximos 2 ou 3 anos nao se gastava mais dinheiro com prendas...lol...
Ja agora, em relacao ao meu post anterior em k te perguntava sobre os rolamentos a minha intencao era a de perguntar sobre as "porcas" do varao roscado. Pelo que percebi tambem podem ser de esferas recirculantes, ou entao porcas normais separadas por uma mola para reduzir a folga. É que as primeiras o mais barato que encontrei foi cem euros unid. o que assim de cabeca da pelo menos 300 ou 400 euros dependendo da solucao para o eixo xx.
A ver se esta semana comeco a comprar o material...Wish me luck...
Cumps,
Ze
|
|
|
|
« Última modificação: Dezembro 03, 2008, 01:40:46 por JohnDoe »
|
Registado
|
|
|
|
matrix
Fusivel
Vive cada minuto como se fosse o ultimo
|
 |
« Responder #29 em: Dezembro 04, 2008, 01:22:36 » |
|
Olá pessoal,
Bom este é o meu primeiro post neste forum, que por acaso encontrei enquanto navegava na net. É bom saber que aqui em portugal existe mais alguem que partilha dos mesmos gostos que eu.
Metendo-me agora um bocado nesta conversa, eu já fiz uma maquina cnc com motores de passo e depois tambem reconstrui a parte electrica de uma maquina com servos, a maquina com motores de passo foi construida de raiz, nesta eu não usei nem fuso de esfera nem barra roscada eu usei roda dentada e barra dentada com um passe muito fino, foi bastante economico e a preçisão está muito boa.
É uma solução.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|