Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Produzir som BIP com 555  (Lida 1136 vezes)
José Flor
José António Flor de Sousa
Chip

OzFlor - José Flor

« em: Fevereiro 10, 2008, 05:33:55 »

Prezados colégas,
Fiz essa montagem com o 555 para produzir um som BIP da seguinte forma: BIP, PAUSA, BIP, PAUSA, etc.
Ainda não determinei o tempo porque tenho que testar de ouvido. Em principio dever bipar e 500ms em 500ms durante 4 segundos.
Do geito que está nessa imagem, o som está perfeito, é essa a frequência que eu quero. A situação aqui é como eu vou ligar deslizar para fazer o BIP. Irei ter que fazer outra montagem com o 555 para comandar este ultimo e assim obter o resultado final pretendido?
José Flor
« Última modificação: Fevereiro 10, 2008, 05:40:05 por José Flor » Registado

southafrikanse
Moderador Global
Cristal

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória

« Responder #1 em: Fevereiro 10, 2008, 14:43:41 »

Não estou a perceber.

Em relação ao BIP basta um besouro piezoeléctrico e fica resolvido o problema agora não percebi porque tens que comandá-lo se durante 500ms ele vai "bipar".
Registado

Merry Christmas Contente
My personal blog: Eurico Leite
My blog: Tugatrónica
My other blog: TugaSport
José Flor
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #2 em: Fevereiro 11, 2008, 07:03:16 »

Não estou a perceber.

Em relação ao BIP basta um besouro piezoeléctrico e fica resolvido o problema agora não percebi porque tens que comandá-lo se durante 500ms ele vai "bipar".
Estou a fazer isso mais ou menos do geito que me foi pedido. Eu não conheço esses besouro piezoeléctrico na prática, mas vou dar uma pesquisada na net sobre isso. Ele tem que bipar, não pode fazer o som seguido.
No entanto já resolvi esse problema, já fiz o código com microcontrolador para controlar o 555, ficou legal. Afinal este bip vai juntamente com o assunto da centelha tudo no mesmo projecto, dessa forma ficou simples e já está tudo a funcionar direitinho. A pessoa para quem estou a fazer o projeto não me passou os detalhes mais importantes no ínicio. Agora estou sabendo para que é, isso tudo. É para pirotécnia. No final do projeto vou comentar aqui para vocês verem como ficou.
O microcontrolador já está funcionando falta os transistors de drivers para acender a centelha. Quando usar o transistor vou ter que saber a corente que devo fornecer à centelha para controlar esta. Talvez vá ter a duvida nesse sentido.
Reparti o tópico em dois agora vou ter que unir eles porque não estava a ligar as coisas certas.
Agradecimento ao Hugo pela informação da centelha, esta ainda tenho que pesquisar mais.
José Flor

Later edit:
Aqui fica a montagem experimental com o microcontrolador em protoboard.

Os 6 LEDs é onde vão ligar 6 centelhas. O LED que pisca está ligado ao circuito do som, não é necessário.
Quando carrego no botão a primeira centelha liga por 4 segundos e pruduz esse toque durante os mesmo 4 segundos (bipando 10 vezes) para havisar que a centelha está em carga. vltado a caregar no botão passa para a segunda centelha e produz o mesmo som. Na sexta executa tudo de novo e reseta o sistema.

Sobre o besouro eu vi isso neste link.
Eu tirei um de um mdem de PC, mas ele não executa som quando ligo na saida do microcontrolador. Se ligar ele no 555 controlado pelo microcontrolador, funciona beleza. Podem ouvi o som nesse filme ai em cima. Quando olhei nesse site do besouro em cima, pareceu-me que ele toca com a frequencia de 4,1KHz. Ou eu estou enganado sobre isso ou o que saquei do modem não é besouro. É que eu nunca trabalhei com o besouro e por isso a duvida.
« Última modificação: Fevereiro 11, 2008, 10:51:56 por José Flor » Registado

southafrikanse
Moderador Global
Cristal

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória

« Responder #3 em: Fevereiro 11, 2008, 11:10:16 »

Em relação ao besouro posso te ajudar visto que utilizei um no meu projecto de microprocessadores:

O besouro piezoeléctrico é a sinalização sonora do alarme. Quando activado o alarme e posteriormente detectado pelo microcontrolador a respectiva hora de alarme, este envia a informação para o pino 2.4 que activará por sua vez o besouro.

Na figura, o pino 2.4 está ligado à base de um transístor NPN (BC547B) que está a funcionar como interruptor para o piezoeléctrico. Assim que for detectado nível alto na base o besouro apita.

Foi assim que o liguei ao micro. Só funcionou desta forma Sorridente
Registado

Merry Christmas Contente
My personal blog: Eurico Leite
My blog: Tugatrónica
My other blog: TugaSport
José Flor
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #4 em: Fevereiro 11, 2008, 11:35:23 »

Obrigado, dessa forma fica mais simples usar essa montagem ao invéz do 555. Vou testar isso amanhã.
Abraço
José Flor
Later edit
Resolvi o problema usando um microcontrolador para controlar o 555. Na próxima usarei só o microcontrolador para fazer o bip sem o 555.
« Última modificação: MARO 03, 2008, 01:50:57 por José Flor » Registado

José Flor
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #5 em: Junho 25, 2008, 08:04:43 »

Índice do curso aqui
Votação sobre "Curso básico de electrónica – por José Flor"
Sondagem sobre o seu conhecimento em electrónica

Boas a todos,
Venho informar a seguinte montagem relacionada com o tema deste assunto. Estive a experimentar fazer o dito BIP com o uso de dois 555 que ficou da seguinte forma.
Ambos os 555 funcionam como astavel. O primeiro 555 funciona com duty cicle superior a 50% o segundo funciona com duty cycle de 50%. Para quem não entender o que é duty cycle. Duty cycle é o tempo que o 555 produz um sinal de saída (está ligado) como pode ver na imagem 2.
Na segunda imagem podem ver a montagem numa placa de matriz. Se quiserem pode ver o filme (tamanho 3,39MB). A terceira imagem mostra a as ondas na saída do pino 3 e do pino 2 do segundo 555. De notar que pela imagem podem ver que a onda quadrada da saída do pino 3 do segundo 555 não é de duty cycle de 50% como falei em cima. A frequência do som também não é de 5,8KHz como previsto pelos cálculos. A razão disso é que eu me enganei e liguei as resistências que vão aos pinos 6 e 7 igual ao do primeiro 555. Dessa forma esse grande  desfazamento. Mas ficam aqui as imagens com o intuito de mostrar como o sinal é á saída do 555 pino 3. A onda dente de serra é a do pino 2 do segundo 555. De referenciar que a frequência de saída dessa imagem do osciloscópio (imagem 3) é de cerca de 9,8KHz. Se ouvirem o som, ele não é o verdadeiro som produzido pela montagem que eu fiz. A razão disso é que eu tinha ligado (ver imagem 2) as duas pontas de prova do osciloscópio. Quando eu tirei as pontas de provas , o som era mais nítido.
Podem alterar os valores dos condensadores e das resistência de acordo com as suas necessidades ou até mesmo usar pots e trimers para regularem o som de acordo.
Futuramente irei fazer uma aula didático com o 555 e colocar no meu curso de electrónica.
Qualquer duvida, isto é um fórum, é só postar.
Abraços a todos.
José Flor

« Última modificação: Outubro 08, 2008, 11:53:51 por José Flor » Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: