Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Radares, Efeito Doppler  (Lida 588 vezes)
Alex66
Transistor
**

« em: Agosto 08, 2008, 23:39:47 »

Alguem tem conhecimentos, esquemas projectos ou informações em Radares, Efeito Doppler, para medição de velocidade.

Agradeço qualquer ajuda  Grin
« Última modificação: Agosto 08, 2008, 23:54:53 por Alex66 » Registado

Pessoal da ANFEI ou ESTEL Hein
resinba
Moderador Global
Cristal

« Responder #1 em: Agosto 22, 2008, 15:23:49 »

só agora é que vi, ainda estas interessado.
Registado

Por favor, alterem o meu email no msn pois tenho outro email dedicado aos foruns, e vou bloquear todos os que se encontram no antigo email.
alexandre_t
Transistor
**

allways learning more

« Responder #2 em: Agosto 22, 2008, 18:09:49 »

se tiveres gostava de ver umas coisas em relação a isso.

cmpts
Registado

O conhecimento é a maior arma contra a opressão.

Pagina pessoal: http://www.est.ipcb.pt/pessoais/alexandre_t
resinba
Moderador Global
Cristal

« Responder #3 em: Agosto 22, 2008, 22:19:25 »

A teoria radar é muito simples, a concepção é que em muitos casos não é fácil.

A teoria é simples (para RF), sabendo que a velocidade da luz movimenta-se a cerca de 300000Km/s, para se saber a distancia de um objecto, basta enviar um sinal (RF) no seu azimute, faz-se disparar um temporizador, e este pára a contagem quando o sinal voltar. Sabendo a velocidade e o tempo que o sinal levou desde a saída do transmissor, reflectir-se no alvo e chegar ao receptor, sabemos então a distancia do alvo (d=vxt), temos que levar em conta que a distancia tem que ser dividida por dois pois o tempo corresponde há ida e há volta do sinal, ou seja o sinal faz a distancia duas vezes.

No caso de um radar de efeito doppler, leva-se para alem do que falei anteriormente, leva-se em conta ainda com pelo menos outra coisa, a alteração da frequência da portadora, imaginemos que a portadora esta a 2GHz, e bate num alvo em aproximamento, o que vai acontecer é que a frequência vai aumentar, imaginemos para 2,120GHz, claro se o alvo esta em afastamento vai se dar exactamente o contrario.

Mas, vou ver acho a literatura correspondente.
Registado

Por favor, alterem o meu email no msn pois tenho outro email dedicado aos foruns, e vou bloquear todos os que se encontram no antigo email.
Alex66
Transistor
**

« Responder #4 em: Agosto 22, 2008, 23:06:11 »

Sim Resinba, ainda estou bastante interessado, obrigado pela atenção.
Registado

alexandre_t
Transistor
**

allways learning more

« Responder #5 em: Agosto 22, 2008, 23:16:13 »

pois, isso já eu sei, e tenho algures mais informações sobre isso, keria mesmo era saber mais mais Grin LOL

A titulo de curiosidade, um avião visto por 1 radar apresenta as mesmas medidas que um carro devido á distancia ser maior e sobretudo ao facto de a forma do avião reflectir muitas das ondas incidentes para lados que não os do radar emissor.  Wink
Registado

O conhecimento é a maior arma contra a opressão.

Pagina pessoal: http://www.est.ipcb.pt/pessoais/alexandre_t
resinba
Moderador Global
Cristal

« Responder #6 em: Agosto 22, 2008, 23:29:58 »

Depende do tipo de radar, um radar de navegação (marítima) normal, não consegue discriminar um carro em movimento de um edifício proximo, pois se tivermos vários alvos, no mesmo azimute e há mesma altura para o radar há o risco de ser considerado como um só alvo (devido ao efeito sombra).
Os radares de aviso aéreo tridimensionais (normais), detectam os alvos a diferentes alturas devido a enviarem vários feixes um por patamar.

Se cremos descriminar, alvos (em movimento), no mesmo azimute o ideal é o radar de efeito doppler, ou ainda melhor um radar com as duas características.
Registado

Alex66
Transistor
**

« Responder #7 em: Agosto 23, 2008, 00:28:20 »

Grin Muito bem, parece que voçes percebem bastante de radares,

pois, isso já eu sei, e tenho algures mais informações sobre isso,

Podes partilhar essa informação alexandre_t Hein

Depende do tipo de radar, um radar de navegação (marítima) normal, não consegue discriminar um carro em movimento de um edifício proximo, pois se tivermos vários alvos, no mesmo azimute e há mesma altura para o radar há o risco de ser considerado como um só alvo (devido ao efeito sombra).
Os radares de aviso aéreo tridimensionais (normais), detectam os alvos a diferentes alturas devido a enviarem vários feixes um por patamar.

Se cremos descriminar, alvos (em movimento), no mesmo azimute o ideal é o radar de efeito doppler, ou ainda melhor um radar com as duas características.

Muito interessante resinba, podes dizer mais,
Obrigado.
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: