Páginas: 1 ... 4 5 [6] 7 8   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projecto- Alternador de automovel  (Lida 6379 vezes)
bettencourt
Moderador Global
Chip

« Responder #75 em: Janeiro 13, 2008, 19:23:07 »

aqui esta o site ao qual o jose flor se referia http://www.reuk.co.uk/Hard-Disk-Drive-Magnets-For-Wind-Turbines.htm
Registado
bettencourt
Moderador Global
Chip

« Responder #76 em: Janeiro 28, 2008, 22:30:46 »

aqui fica uma foto para "abrir o apetite"

[attachment deleted by admin]
Registado
bettencourt
Moderador Global
Chip

« Responder #77 em: Fevereiro 12, 2008, 22:28:50 »

nem se ker uma critica destruitiva?Hein?
Registado
d_pintassilgo
Administrador
Chip

« Responder #78 em: Fevereiro 12, 2008, 22:47:53 »

nem se ker uma critica destruitiva?Hein?

Eu quero é ver isso a bombar! Contente Sorridente
Registado

Para partilhar ficheiros/Imagens recomendo www.box.net
http://www.fon.com/
JTorres
Fusivel
*

« Responder #79 em: Fevereiro 13, 2008, 18:18:57 »

Posso tentar ajudar a concretizarem este projecto, visto que já fiz um pequeno aerogerador com um alternador de um carro. Grin

-->http://www.electronicapt.com/forum/index.php/topic,875.15.html Nada melhor do que fotos para terem uma ideia! Wink

Pelo que estive a ler acho que o problema maior ( pk também os tive) é mesmo controlar o alternador com um microprocessador.

Em 1 lugar têm que alterar a parte electrónica do alternador para que seja o microprocessador a controlar a excitação.

O problema do alternador quando excitado é que só pára de gerar quando o rotor está quase parado, ou seja, o alternador não deixa o rotar atingir a velocidade nominal para dar a pura potencia.

Outro problema é que da energia que ele gere, prai 70% ele a consome para a excitação.

A solução (talvez a melhor) é o microprocessador controlar a excitação (ligar e desligar) visto que o alternador só gere quando está excitado.

O alternador no momento em que é excitado gere um pico máximo de intensidade, este pico não se mantém elevado pk o alternador quando gere trava o que vai fazer reduzir a rotação bruscamente logo a intensidade de saida tambem diminui.

Portanto o que vos interessa são só os picos de intensidade maxima. O que o microprocessador vai fazer é manter a excitação ligada por pequenos periodos de tempo (como por exemplo 1 segundo), mas tambem manter o rotor sempre à mesma rotação.

Ou seja, se o vento estiver forte o microprocessador vai manter a excitação ligada por periodos de tempo maior, mas se estiver fraco ou moderado, mantem a excitação ligada por periodos menores, para que o rotor se mantenha + - à mesma rotação.     

Espero que isto ajude. Wink
Registado
bettencourt
Moderador Global
Chip

« Responder #80 em: Fevereiro 15, 2008, 15:40:56 »

boas...  tipo vi algures pela net um gajo que tinha modificado o alternador, fez um rotor novo com iman, penso eu que seja uma boa opçao porque assim ja não precisa de ser auto alimentado para gerar energia, e com orataçoes mais baixas consegue-se ter a mesma tensão.

depois podia-se fazer um controlo de velocidade. Quanto o vento foce muito aumentava-se a carga, quando o vento foce muito fraco desligava--se o alternador Rolar os olhos
Registado
JTorres
Fusivel
*

« Responder #81 em: Fevereiro 16, 2008, 12:28:19 »

boas...  tipo vi algures pela net um gajo que tinha modificado o alternador, fez um rotor novo com iman, penso eu que seja uma boa opçao porque assim ja não precisa de ser auto alimentado para gerar energia, e com orataçoes mais baixas consegue-se ter a mesma tensão.

depois podia-se fazer um controlo de velocidade. Quanto o vento foce muito aumentava-se a carga, quando o vento foce muito fraco desligava--se o alternador Rolar os olhos

Acho que um gerador de imans gere corrente alterna. Por exemplo um dínamo tem imans e gere corrente AC.

A tensão de saída depende da rotação. Não sei se aplica a todos os geradores de imans permanentes, mas se a tensão de saída depender da rotação vai ser mais difícil armazena-la.
Registado
d_pintassilgo
Administrador
Chip

« Responder #82 em: Junho 18, 2008, 23:14:28 »

Então e novidades,.. nada?
Registado

Para partilhar ficheiros/Imagens recomendo www.box.net
http://www.fon.com/
bettencourt
Moderador Global
Chip

« Responder #83 em: Junho 26, 2008, 23:21:44 »

quanto a mim só em Agosto é que poderei dar noticias agora á que estudar para exames e acabar projectos da escola
Registado
alexandre_t
Transistor
**

allways learning more

« Responder #84 em: Junho 27, 2008, 18:19:36 »

muito bom as vossas ideias, já chegaram muito mais longe que eu.

A titulo de informação, parece que á uns anos saíram umas maquinas de lavar roupa que o motor era feito com íman e não os típicos, por isso sempre que virem uma maquina de lavar antiga pelo sim pelo não aproveitem para ver o motor, nunca se sabe se sai a sorte grande, pois esse motor não necessita engrenagem para aumentar rotações  Grin
Registado

O conhecimento é a maior arma contra a opressão.

Pagina pessoal: http://www.est.ipcb.pt/pessoais/alexandre_t
bettencourt
Moderador Global
Chip

« Responder #85 em: Setembro 22, 2008, 00:13:16 »

saudaçoes pessoal tenho andado um pouco ausente devido a ter muitas coisas para fazer e as ferias ja estarem acabar

Tenho continuado com este projecto parece que eu vou sendo o único sobrevivente deste projecto l Grin

aqui deixo algumas fotos da minha elice montada, http://www.box.net/shared/6c165ln820

ainda falta fazer a a parte de trás para que o vento empurra a elice para onde esta... mas aos poucos vai-se desenvolvendo qualquer coisa...  Wink
Registado
sa
André Santos
Socket
**

« Responder #86 em: Setembro 22, 2008, 10:15:33 »

eu também tou de volta do projecto, esta é a andar devagar, neste momento tou de volta da parte de electrónica, conversor, controladores, dispositivos de protecção, etc.

tenho é muitas duvidas que gerador vou utilizar... ou vou pegar num alternador dum automóvel e por imans permanentes, so fica com o problema dos polos, precisa de muita rotacao para gerar energia, ou pego num motor trifásico e também ponho imans permanentes, trabalha melhor em baixas rotações tem é o problema da resistência interna que ele tem,desta maneira não vou conseguir tirar correntes elevadas nele.
Registado
bettencourt
Moderador Global
Chip

« Responder #87 em: Setembro 22, 2008, 13:36:27 »

na parte electronica tambem estou assim como tu com muitas duvidas no que utilizar...

Em relação a parte mecânica como podem ver, vou evoluindo quando tenho tempo extra par tal...

agora a minha maior dificuldade é construir uma torre, ou arranajar um tubo robusto para aguentar-se com a elice.

Depois de testar toda a parte mecanica e verificar que esta tudo a funcionar como planiado é que vou passar para a parte electronica.

Pessoal que estiver a vontade com alternadores ou com um outro tipo de motor que dei a para gerar energia
que va pondo alternativas etc para se poder criar algo com alguma qualidade  Wink
Registado
sa
André Santos
Socket
**

« Responder #88 em: Setembro 26, 2008, 11:20:51 »

Acho que é um bom gerador em relação preço/qualidade:

http://www.otherpower.com/trips1.html
Registado
bettencourt
Moderador Global
Chip

« Responder #89 em: Outubro 02, 2008, 00:35:39 »

pois...

eu nos últimos dias tenho frequentado muito esse site , pois baseei-me nesse site para desenvolver a minha eólica,

em breve vou por uma pequena filmagem da minha eólica.

em relação a fazer um dínamo desses a questão é arranjar os ímanes e o seu preço
Registado
Páginas: 1 ... 4 5 [6] 7 8   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: