Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 8   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projecto- Alternador de automovel  (Lida 7129 vezes)
resinba
Moderador Global
Cristal

« Responder #60 em: Janeiro 08, 2008, 22:37:01 »

estava a pensar num dínamo auto excitado...
Eu tenho essa informação em formato analógico (livro), mas vou tentar por em formato digital, mas como é muita informação....
posso ter que levar algum tempo...
Mas a ideia básica é alimentar inicialmente o estator com uma fonte externa (bateria)... mas quando o rotor atingir uma certa velocidade este irá gerar a energia necessária tanto para o exterior como para alimentar o estator.

Faço me entender?Hein?
Registado

Por favor, alterem o meu email no msn pois tenho outro email dedicado aos foruns, e vou bloquear todos os que se encontram no antigo email.
RJSC
Socket
**

« Responder #61 em: Janeiro 08, 2008, 23:00:34 »

Sim isso resulta mas é complicado de mais
Registado
resinba
Moderador Global
Cristal

« Responder #62 em: Janeiro 08, 2008, 23:20:23 »

Complicado porquê?
Se ainda não testamos... eu por acaso ando em cima do acontecimento há já algum tempo... ainda não cravei foi os "dentes" num motor desses para o teste...
Quanto há electrónica envolvente não acho que aja problemas...
Registado

Por favor, alterem o meu email no msn pois tenho outro email dedicado aos foruns, e vou bloquear todos os que se encontram no antigo email.
RJSC
Socket
**

« Responder #63 em: Janeiro 09, 2008, 00:14:40 »

Considerando que seja para um projecto de aproveitamento de energias renováveis que não tenha grandes rotações, é despendida uma parte significativa da energia para:
1- Carga da bateria que será gasta para gerar o campo inicial quando o gerador começar a rodar.
2- Necessita dum circuito que esteja a monitorizar o movimento para aplicar o campo quando o gerador arrancar o que também fica a consumir energia
3- Em funcionamento, vai gastar uma parte tembém significativa da energia para manter o campo magnético no gerador

Se isso fosse um boa solução seria usado nas turbinas eólicas comerciais de pequena escala uma vez que reduziria o custo.
Registado
resinba
Moderador Global
Cristal

« Responder #64 em: Janeiro 09, 2008, 00:42:35 »

também se fosse uma boa solução o uso de alternadores de automóveis na energia eólica... coitadinhos dos carros...
Penso que neste caso, se está a discutir a utilização de "sucata", para usos mais viáveis que pó e ferrugem...
Falei no caso deste tipo de motor por ser "possivelmente" mais viável que o uso de alternador de carro, claro que no inicio há o problema de este circuito ir "roubar a nossa preciosa energia... mas depois de estar em plena rotação ele irá fornecer o que roubou....

Claro que é uma ideia....
nada mais......
Registado

Hugu
Chip

« Responder #65 em: Janeiro 09, 2008, 22:48:05 »

estava a pensar num dínamo auto excitado...
...
Mas a ideia básica é alimentar inicialmente o estator com uma fonte externa (bateria)... mas quando o rotor atingir uma certa velocidade este irá gerar a energia necessária tanto para o exterior como para alimentar o estator.

Faço me entender?Hein?

hum..isso foi mais ou menos o k tinha dito.. falei em alimentar o rotor e dpx c o movimento externo, gerava corrente no estator..  Hein  Hein

Mas uma cena, tavas a pensar num motor ou num dinamo? é k a meu ver, um dinamo é tipo um alternador DC, mas contem iman permanente! (dinamo das bicicletas, p.exe.)

Mais outra coisa.. se ainda estivermos a falar dos motores de varinhas mágicas Lingua, era preciso desblokear as escovas n era? é k assim qdo iamos alimentar o estator, as escovas mandavam corrente tb pra bobinagem do rotor, right?
Eu agora tb n sei dizer qtas bobinagens independentes temos no estator e no rotor desses motores (pk n os tenho aki cmg), mas o motor duma serra de tico-tico as escovas andam numa pista c mtas secçoes (deve ser requisitos da utilizaçao onde os motores vao ser empregues e qtos mais bobinagens independentes, mais polos -> mais rotaçoes e binario), mas se n me engano, um dos motores duma varinha-magica e secador, o estador sao formados por duas bobibes independentes.., acho eu!

e qto à ideia, de termos de alimentar o rotor e só dpx duma determinada velocidade entao fazer o switch pra gerarmos electricidade, é tvz problematica! Pk co o vento n é constante, pode acontecer termos dir buscar mais vezes a energia às baterias do que engatilhar o sistema na produçao auto-sustentada.. assim p.exe.: se n houver vento pra fazer girar as helices, temos o estator a gastar energia às baterias?..  Hein

.. ainda não cravei foi os "dentes" num motor desses para o teste...

N foi esperto! Se tivesse comprado uma varinha-mágica à sua senhora, na altura do natal, ja podia reformar a varinha la de casa e ja tinha um brinkedo pra fazer experiencias!  Grin
lol.. eu por acaso tvz va conseguir arranjar mais varinhas magicas...se kizer eu envio-lhe um motor destes..mas de certeza k vc arranja c facilidade motores destes! termo-ventiladores? nestas alturas frias, costumam dar o berro Lingua ..ou secadores de cabelo..

Claro que é uma ideia....
nada mais......

Claro! nada co experimentar! eu co ja disse tenho motores desses a apanhar pó! e se puder usar eles pra alguma coisa, k venham projectos!
Apoia-me entao c essa parte da electrónica necessária!

2- Necessita dum circuito que esteja a monitorizar o movimento para aplicar o campo quando o gerador arrancar o que também fica a consumir energia

pode-se recorrer a uma solução puramente mecânica, n? assim era menos energia gasta..
Ou entao acrescentar tipo uma célula fotovoltaica para essas energias extras mas de baixas voltagens.. assim passávamos a ter um aero-gerador solar!   Cool  Grin

Qto às torres eólicas k ha prós lados do marão (e outros sitios ventosos), n faço ideia co sao os geradores, o k usam e de k tamanho sao, mas são do estilo dos alternadores do carros? usam imans permanentes? bem, se usam entao esses malandros devem ser gigantes!

Um gaijo aki tb n ker o sistema mais eficaz de produçao de energia electrica, mas aproveitar sucatas pra gerar alguma energia, nem k seja pra carregar umas pilhas k usamos no leitor dvd portatil, nos comandos das tvs ou mm pra acendermos e termos uma lampada de secretaria acesa durante a noite!.. Contente qto mais n seja, poupamos um cadito na conta de electricidade (e ela k vai ter um aumento acima da inflaçao!  Zangado esse caralh*s qtas mais receitas teem mais aumentos fazem! FDP!!)!

Por isso k venham as ideias! gente n falta para pegar nessas ideias e botar maos à obra! Cool

cumps

JDrEd - No lugar de fazer dois post seguidos, usa o editar e mete tudo num so post
« Última modificação: Janeiro 10, 2008, 02:58:32 por JDrEd » Registado

Keyboard not found. Press any key to continue.
------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
RJSC
Socket
**

« Responder #66 em: Janeiro 10, 2008, 02:18:52 »

Qto às torres eólicas k ha prós lados do marão (e outros sitios ventosos), n faço ideia co sao os geradores, o k usam e de k tamanho sao, mas são do estilo dos alternadores do carros? usam imans permanentes? bem, se usam entao esses malandros devem ser gigantes!

Essas usam motores de indução assíncronos e com engrenagens multiplicadoras, mas não são capazes de gerar energia sem existir já uma tensão na rede (assim como a maior parte das centrais).
Têm também um sistema que as desliga da rede caso o vento não chegue para não consumirem energia em vez de produzir, mas de qualquer maneira elas até com vendo de 2 Km/h andam! Por isso quase nunca se verifica essa situação.
Em grande escala eles usam esses sistemas que consomem um pouco de energia pois o custo do imans era incomportável já para não falar da segurança: se um trabalhador chegasse perto do iman com um martelo no bolso ia pelo ar contra o iman, o iman iria colar-se ao camião de transporte e nunca mais sair e provavelmente arrancar um carro da estrada que o estivesse a ultrapassar! lol
Até para virar a turbina na direcção do vento existe um sistema com um motor eléctrico.

Á parte:
Uma das razões do ultimo longo apagão nos estados unidos foi precisamente quase todas a centrais usarem geradores sem imans que necessitam de já existir uma tensão na rede para poderem produzir energia.
Assim quando a rede foi abaixo devido a um curto-circuito ou o que fosse, essas centrais apesar de estarem em perfeitas condições de operar segundos depois do apagão não o podiam fazer pois não existia tensão na rede para iniciar os geradores sem imans e as pobres pequenas centrais que tinham geradores com imans não conseguíam arrancar pois os seus geradores quando arrancavam entravam em sobrecarga ao tentar alimentar a rede eléctrica inteira, coisa que não tinham capacidade para.
O que demorou então foi desligar todos os segmentos da rede não necessários, deixar uma ou duas centrais geradoras com geradores sem imans ligadas, arrancar o gerador com imans para estas se iniciarem e depois arranacar todas as restantes centrais sem imans.

Resumindo, esta tecnologia para um sistema caseiro independente apenas com um gerador não é fiável.
Se a bateria se descarregar algum dia e estiveres sem energia eléctrica de fora nunca mais vais conseguir gerar energia nenhuma.

Um gaijo aki tb n ker o sistema mais eficaz de produçao de energia electrica, mas aproveitar sucatas pra gerar alguma energia, nem k seja pra carregar umas pilhas k usamos no leitor dvd portatil, nos comandos das tvs ou mm pra acendermos e termos uma lampada de secretaria acesa durante a noite!

Eu fim uma com uma ventoinha fonte de PC de 12 cm que carrega um telemóvel em dias ventosos (com um carregador de isqueiro no meio para regular a tensão). Cortam-se as pistas que ligam os enrolamentos à electrónica e ligam-se os enrolamentos directamente a um rectificador, depois é só por num pau com uma cauda e com a parte de saída de ar virada para o vento. Resulta bem.
Registado
José Flor
José António Flor de Sousa
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #67 em: Janeiro 10, 2008, 11:01:35 »

Encontrei esta informação sobre usar os magneticos dos HDDs para turbimas de vento. Gravei ele e agora não sei qual é o link.
Aqui vai o ficheiro que gravei.
http://www.divshare.com/download/3412620-564
Tem outro tópico sobre o asunto que eu terei que pesquisar e colocar lá esta informação.
José Flor

O link para mim funcionou, so tinha umas escritas a mais na frente dele. Bom aqui vai outro link para o mesmo produto
« Última modificação: Janeiro 14, 2008, 04:36:35 por José Flor » Registado

JDrEd
Administrador Geral
Chip

« Responder #68 em: Janeiro 10, 2008, 14:46:02 »

Encontrei esta informação sobre usar os magneticos dos HDDs para turbimas de vento. Gravei ele e agora não sei qual é o link.
Aqui vai o ficheiro que gravei.
http://www.divshare.com/download/3412522-afa">DivShare File - HDD Magnets.zip
Tem outro tópico sobre o asunto que eu terei que pesquisar e colocar lá esta informação.
José Flor

O link não está correcto  Triste
Registado
Hugu
Chip

« Responder #69 em: Janeiro 10, 2008, 19:48:03 »

José Flor, o ficheiro zip n tem conteudo! apenas duas pastas vazias...  Indeciso
Registado

Keyboard not found. Press any key to continue.
------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
resinba
Moderador Global
Cristal

« Responder #70 em: Janeiro 11, 2008, 00:09:22 »

Bem aqui vai uma ideia do que estava a falar...
espero conseguir melhor nos próximos dias...

[attachment deleted by admin]
Registado

Ave_Rapina
VHDL Design Engineer
Cristal

« Responder #71 em: Janeiro 11, 2008, 03:14:26 »

Sugestoes de Contruçao caseiras   https://instruments.kicks-ass.org   

user: forum

pass: forum

façam save as dos files que pretendem. depois uplodem isso no rapidshare se for de interesse

Cumprimentos

Registado
José Flor
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #72 em: Janeiro 11, 2008, 07:37:48 »

Hugo,
Peço desculpas pelas falhas deste e do outro tópico sobre SMD. Quando estiver em casa no meu PC vou descobrir o erro.
O que se passou é que no meio de tanto editar os meus tópicos sobre presões acabei fazendo bobagems. O link primeiro estava bom só tinha mais umas letrinhas na frente que não faziam parte do link e funcionava que eu testei ele, depois...
Devo-te enviar isso em particular.
José Flor
Registado

bettencourt
Moderador
Chip

« Responder #73 em: Janeiro 12, 2008, 02:10:10 »

saudações, como podem ver th andado distante por uma causa muito má...

tive um grave assidente de mota, mas tive sorte e so parti um braço... e sai hj do hospital, ja agora o acidente foi dia 31.

tudo esto para vos dizer que as elices tao na mesma. Nesse dia deram-me um monte de socata tvs, aparelhagem, e uma chapa grande que me vai ser util para fazer as bolaxas para unir a elice, infelizmente n sei kando vou por maos a obra pk so daki a 3 meses +/- é que posso fazer esforços, tipo pegar em farramentas para trabalhar a parte mecanica do respectivo projecto. e tambem tenho de ir estudar...

fico contente por ver um grande numero de post durante a mh ausencia...
abraços....
Registado
José Flor
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #74 em: Janeiro 12, 2008, 08:39:44 »

Aqui vai a imagem do que gravei.

tive um grave assidente de mota, mas tive sorte e so parti um braço... e sai hj do hospital
Estimas melhoras e boas recoperações.
José Flor
« Última modificação: Janeiro 12, 2008, 09:25:16 por José Flor » Registado

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 8   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: