estava a pensar num dínamo auto excitado...
...
Mas a ideia básica é alimentar inicialmente o estator com uma fonte externa (bateria)... mas quando o rotor atingir uma certa velocidade este irá gerar a energia necessária tanto para o exterior como para alimentar o estator.
Faço me entender?

?
hum..isso foi mais ou menos o k tinha dito.. falei em alimentar o rotor e dpx c o movimento externo, gerava corrente no estator..

Mas uma cena, tavas a pensar num motor ou num dinamo? é k a meu ver, um dinamo é tipo um alternador DC, mas contem iman permanente! (dinamo das bicicletas, p.exe.)
Mais outra coisa.. se ainda estivermos a falar dos motores de varinhas mágicas

, era preciso desblokear as escovas n era? é k assim qdo iamos alimentar o estator, as escovas mandavam corrente tb pra bobinagem do rotor, right?
Eu agora tb n sei dizer qtas bobinagens independentes temos no estator e no rotor desses motores (pk n os tenho aki cmg), mas o motor duma serra de tico-tico as escovas andam numa pista c mtas secçoes (deve ser requisitos da utilizaçao onde os motores vao ser empregues e qtos mais bobinagens independentes, mais polos -> mais rotaçoes e binario), mas se n me engano, um dos motores duma varinha-magica e secador, o estador sao formados por duas bobibes independentes.., acho eu!
e qto à ideia, de termos de alimentar o rotor e só dpx duma determinada velocidade entao fazer o switch pra gerarmos electricidade, é tvz problematica! Pk co o vento n é constante, pode acontecer termos dir buscar mais vezes a energia às baterias do que engatilhar o sistema na produçao auto-sustentada.. assim p.exe.: se n houver vento pra fazer girar as helices, temos o estator a gastar energia às baterias?..

.. ainda não cravei foi os "dentes" num motor desses para o teste...
N foi esperto! Se tivesse comprado uma varinha-mágica à sua senhora, na altura do natal, ja podia reformar a varinha la de casa e ja tinha um brinkedo pra fazer experiencias!

lol.. eu por acaso tvz va conseguir arranjar mais varinhas magicas...se kizer eu envio-lhe um motor destes..mas de certeza k vc arranja c facilidade motores destes! termo-ventiladores? nestas alturas frias, costumam dar o berro

..ou secadores de cabelo..
Claro que é uma ideia....
nada mais......
Claro! nada co experimentar! eu co ja disse tenho motores desses a apanhar pó! e se puder usar eles pra alguma coisa, k venham projectos!
Apoia-me entao c essa parte da electrónica necessária!
2- Necessita dum circuito que esteja a monitorizar o movimento para aplicar o campo quando o gerador arrancar o que também fica a consumir energia
pode-se recorrer a uma solução puramente mecânica, n? assim era menos energia gasta..
Ou entao acrescentar tipo uma célula fotovoltaica para essas energias extras mas de baixas voltagens.. assim passávamos a ter um
aero-gerador solar!

Qto às torres eólicas k ha prós lados do marão (e outros sitios ventosos), n faço ideia co sao os geradores, o k usam e de k tamanho sao, mas são do estilo dos alternadores do carros? usam imans permanentes? bem, se usam entao esses malandros devem ser gigantes!
Um gaijo aki tb n ker o sistema mais eficaz de produçao de energia electrica, mas aproveitar sucatas pra gerar alguma energia, nem k seja pra carregar umas pilhas k usamos no leitor dvd portatil, nos comandos das tvs ou mm pra acendermos e termos uma lampada de secretaria acesa durante a noite!..

qto mais n seja, poupamos um cadito na conta de electricidade (e ela k vai ter um aumento acima da inflaçao!

esse caralh*s qtas mais receitas teem mais aumentos fazem! FDP!!)!
Por isso k venham as ideias! gente n falta para pegar nessas ideias e botar maos à obra!

cumps
JDrEd - No lugar de fazer dois post seguidos, usa o editar e mete tudo num so post