Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projecto- Alternador de automovel  (Lida 7187 vezes)
Hugu
Chip

« Responder #45 em: Janeiro 03, 2008, 06:08:11 »

pois tens razao nisso sobre a posicao do imans é um caso complicado  Zangado

pois, logo vi k n era so meter imans!   Triste

eu ja abri o alternador e posso dizer que ñ foi facil  Wink
aqui vai umas fotos dele desmontado pois este esta queimado no rotor <--(acho que é esse o nome)

Se dizes k tah keimado, é na bobine k se keima e pelas fotos a bobinagem está na parte exterior, ou seja no estator Lingua
O roto é a parte central, a k roda...e pelas fotos esse teu alternador tem os imans no rotor.

..mas eu por mta curiosidade k tenha, n pretendo abrir o meu! é o unico k tenho de momento e acho k está minimamente funcional e os engates n sao parafusos mas antes dobragens de chapa..

E oh bettencourt! ja tenho pás ou n?! Lingua

abr
p.s.: o ppl devia tb começar a debruçar-se nas partes electricas e electronicas k estao associadas à geração e acumulaçao de energia k o vento nos vais dar! ..vou buscar um eskema para analisarmos cada parte do circuito, enqto as pás do bettencourt sequem o verniz! Lingua
Registado

Keyboard not found. Press any key to continue.
------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
sa
André Santos
Socket
**

« Responder #46 em: Janeiro 03, 2008, 15:23:54 »

hugu

o rotor é um electroiman isso é que ta queimado  Lingua

cumps
Registado
Hugu
Chip

« Responder #47 em: Janeiro 03, 2008, 21:10:18 »

hugu

o rotor é um electroiman isso é que ta queimado  Lingua

cumps

Labios fechados
..eu tb ja estava a achar estranho esse rotor (imans triangulares?!) lol..mas n é suposto haver imans permanentes nos alternadores?? por isso é k se fala k os alternadores sao bons geradores de energia p terem imans permanentes e assim campo magneticos smp presentes..  Hein

Outra coisa, tive a rever akela pagina(windstuff) em k adiconam novos imans...e tinha percebido mal a cena (pensavam k adionavam imans na parte externa do alternador), mas afinal eles teem um rotor tipo o teu e fazem um novo e acrescentam super-imans (imans "neodímicos")..tvz podias fazer o mm e aproveitar o estator ja bobinado..digo eu, n sei..nem toda a gente tem umas oficinas e nem tdas as oficinas teem 1 torno.. Lingua
...eles tb fazem nova bobinagem, mas isso é obra! Lingua Tb n sei pk bobinaram e nem pk fica c melhores rendimentos dpx c a nova bobinagem...fio mais grosso? cobre de melhor kualidade?...

Verdade: ja me esquecia! A imagem k tinha falado no post anterior, é esta:

A-regulador de carga
B-resistencia bobinada
C-inversor

era porreiro discutirmos tb estas outras partes neste topico (mas pode ficar mto confuso..) ou entao k pudesse tar associado a este e em comunhão..
..mas em qto, k é mm um regulador de carga e kais sao os componentes basicos pra construçao dum? existem projectos open-source? Lingua
Registado

------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
sa
André Santos
Socket
**

« Responder #48 em: Janeiro 06, 2008, 22:22:18 »

boas pessoal

como podemos ver no mercado existe dois tipos de conversores: os de onda onda sinusoidal modificada e a de onda sinusoidal pura, um conversor de 1200W onda modificada ronda os 250€ o de onda pura ronda os 400€   Indeciso  vantagens e desvantagens??, eu ja tenho um inversor de 200W onda modificada, sei que, se ligar um dvd ou um vcr fazem barulho na fonte, se ligar a televisao a imagem tem ruido  Zangado , resto lampadas ñ notei diferença, acho que inversores temos de escolher para determinada utilização que se quer.  Hein
para gerir a energia tava a pensar utilizar o pic18f4520, pois utilizava o adc deste, pois o este pic tem 12 canais adc (ANALOG-TO-DIGITAL CONVERTER), o que é uma boa maneira de gerir as tensões e correntes (baterias, gerador, inversor e carga)  Lingua

neste ponto tou a pensar comprar o gerador, para modificar um alternador auto é preciso ter material e maquinas pra fazer, pra mim é dificil por la um imans permanentes e por no "ponto".  Zangado

cumps
Registado
JDrEd
Administrador Geral
Chip

« Responder #49 em: Janeiro 07, 2008, 04:13:42 »

Bem, ando seguindo este projecto desde o principio, e agora decidi meter mãos a obra e construir também um aero-gerador.
Em relação á parte electrónica, descobri hoje um ficheiro em word que tem algumas coisas que penso serem importantes para este projecto, vou deixar em anexo, eu tirei este .doc de um site qualquer mas infelizmente não sei de onde. Se alguém souber que diga Contente

Abraços

[attachment deleted by admin]
Registado
Hugu
Chip

« Responder #50 em: Janeiro 07, 2008, 05:21:18 »

....
eu tirei este .doc de um site qualquer mas infelizmente não sei de onde. Se alguém souber que diga Contente

electronica-pt!!  Grin

..além de na última pagina a imagem ter la o endereço do site  Lingua , eu acho k esse doc foi feito c uma compilaçao de infos contidas
em www.electronica-pt.com

É porreiro assim, pk a info tah toda seguida, as imagens deixam de tar escondidas atrás de links e basta imprimir e assim tirar todas as notas no papel!   Cool
Mas o ppl pode ajudar a completar e criar um tutorial ainda bem mais completo! tipo alguns ajudarem a fazer as pcb's dos dados circuitos, ou fazer circuitos equivalentes c chips microchip na vez de chips maxim.. p.exe.: Lingua

Abr
« Última modificação: Janeiro 07, 2008, 20:37:22 por Hugu » Registado

------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
JDrEd
Administrador Geral
Chip

« Responder #51 em: Janeiro 07, 2008, 05:32:39 »

Tão prontos foi daí (tks pela info).

Penso que se possa usar os esquemas que lá estão.
Registado
Hugu
Chip

« Responder #52 em: Janeiro 07, 2008, 18:59:18 »

Sim.. mas era porreiro discutir soluçoes, alternativas consoante as necessidades e possibilidades de cada um.  Rolar os olhos

como podemos ver no mercado existe dois tipos de conversores: os de onda onda sinusoidal modificada e a de onda sinusoidal pura, um conversor de 1200W onda modificada ronda os 250€ o de onda pura ronda os 400€
essas cenas sao os k convertem os DC prós AC 230v-50Hz, os ditos "inversores", right?
Bem, nunca tinha ouvido falar nesses dois tipos...vou ter k sondar sobre isso (se alguem souber dalgum sitio c infos porreias, k partilhe! Cool)
..sao cenas caras  Indeciso ..n dá pra um gaijo fazer kk de raiz um tipo á medida das nossas necessidades?..

Indeciso  vantagens e desvantagens??, eu ja tenho um inversor de 200W onda modificada, sei que, se ligar um dvd ou um vcr fazem barulho na fonte, se ligar a televisao a imagem tem ruido  Zangado , resto lampadas ñ notei diferença, acho que inversores temos de escolher para determinada utilização que se quer.  Hein
..as lampadas tb se tiverem a ser afectadas, co piscam a uma frequencia k os nossos olham n podem detectar..é co tivessem a funcionar bem e tb deve kerer dizer k esse ruido n se deve a flutuaçoes ou picos na tensão..,senao ficavam c brilho a saltitar entre intensidades..

Uma cena: e fazeres um filtro? à tempos achei uma info interessante, k era fazer um filtro para varinhas-mágicas. N sei se vos acontece ou se ja repararam, qdo as vossas mães pegam na varinha-magica ou numa batedeira e se vcs estiverem a ver tv, a imagem da tv fica c interferencias? Parece k o ruido se propaga pela rede toda e c esse circuito acoplado entre a tomada e a varinha-mágica, esse ruido deixa de propagar pela rede electrica e deixa de afectar outros aparelhos!  Cool
Era um cena c 2 condensadores e duas bobines, simples mm!...se descobrir o dito cujo posto imagem ou o link!

Bem, mas tb ha ruidos e ruidos, n é?!  Indeciso e esses filtros devem ser projectados consoante o tipo de ruidos..n sei k ruido pode ser esse dos conversores e ou pk fazem barulho as fontes do dvd ou vcr, mas k para alem de poder ser incomodativo, tb n deve fazer la mto bem ao equipamento, right?!  Indeciso

neste ponto tou a pensar comprar o gerador, para modificar um alternador auto é preciso ter material e maquinas pra fazer, pra mim é dificil por la um imans permanentes e por no "ponto".  Zangado
e pk n experimentas usar o alternador sem modificaçoes, so pra ver co se comporta? ou keres fazer uma cena logo à maneira para alimentar a casa  toda? Sorridente

abr
« Última modificação: Janeiro 07, 2008, 20:34:10 por Hugu » Registado

------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
JDrEd
Administrador Geral
Chip

« Responder #53 em: Janeiro 07, 2008, 21:14:35 »

Sim.. mas era porreiro discutir soluçoes, alternativas consoante as necessidades e possibilidades de cada um.  Rolar os olhos

como podemos ver no mercado existe dois tipos de conversores: os de onda onda sinusoidal modificada e a de onda sinusoidal pura, um conversor de 1200W onda modificada ronda os 250€ o de onda pura ronda os 400€
essas cenas sao os k convertem os DC prós AC 230v-50Hz, os ditos "inversores", right?
Bem, nunca tinha ouvido falar nesses dois tipos...vou ter k sondar sobre isso (se alguem souber dalgum sitio c infos porreias, k partilhe! Cool)
..sao cenas caras  Indeciso ..n dá pra um gaijo fazer kk de raiz um tipo á medida das nossas necessidades?..

Naquele documento que eu postei ai atraz tem lá um conversor (ou inversor, como lhe queiram chamar  Wink ), agora resta saber qual a potência dele, e se dá para o que queremos.
Registado
Hugu
Chip

« Responder #54 em: Janeiro 07, 2008, 21:39:41 »

Naquele documento que eu postei ai atraz tem lá um conversor (ou inversor, como lhe queiram chamar  Wink ), agora resta saber qual a potência dele, e se dá para o que queremos.

ah sim, sim! é a tal ultima imagem!  Cool
mas é um de onda sinusoidal modificada ou pura? Lingua oh sá, tens alguma pista? Lingua
mas se existirem mais circuitos melhor! assim pode-se escolher o mais indicado ás nossas necessidades.. alguem me diz uma traducçao deste equipamento, pra inglês?

e a potencia dele n será 220V x 2A = 440 watts?   Indeciso
Registado

------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
resinba
Moderador Global
Cristal

« Responder #55 em: Janeiro 07, 2008, 23:33:33 »

pessoal só uma pequena pergunta?
Algum de vós entusiastas tem um motor universal de 220V... tipo motor de berbequim, ou varinha magica, ou mesmo batedeira....
Alguém tem um motor desse tipo?Hein
Para poder fazer umas experiências?Hein?
Registado

Por favor, alterem o meu email no msn pois tenho outro email dedicado aos foruns, e vou bloquear todos os que se encontram no antigo email.
JDrEd
Administrador Geral
Chip

« Responder #56 em: Janeiro 08, 2008, 01:25:27 »

Algum de vós entusiastas tem um motor universal de 220V... tipo motor de berbequim, ou varinha magica, ou mesmo batedeira....

Por acaso não tenho nenhum desses, mas vou ver se arranjo.
Motor de berberquim se for pa ligar as pás directamente a ele não vai dar muito certo, pois ele tem muitas rpm, só se for com engrenagens.
Em relação à varinha essa deve ser boa Contente
Registado
resinba
Moderador Global
Cristal

« Responder #57 em: Janeiro 08, 2008, 01:29:40 »

Não esquecer, que tem que ser um motor em que tanto o induzido (rotor), como o indutor (estator), sejam bobinados (motor com escovas)
Registado

Por favor, alterem o meu email no msn pois tenho outro email dedicado aos foruns, e vou bloquear todos os que se encontram no antigo email.
RJSC
Socket
**

« Responder #58 em: Janeiro 08, 2008, 01:57:38 »

Não esquecer, que tem que ser um motor em que tanto o induzido (rotor), como o indutor (estator), sejam bobinados (motor com escovas)

Não estás a pensar gerar electricidade com ele, pois não?
É que não é por causa da rotações que não vai dar nada, é porque se não tem nenhuma fonte de campo magnético (não tem imans) não vai gerar nada.
Registado
Hugu
Chip

« Responder #59 em: Janeiro 08, 2008, 03:36:15 »

eu tenho 3 desses! (um duma varinha-magica, dum secador e duma serra tico-tico), mas n os tenho cmg, estao em casa dos meus pais..
..Sao todos do mm género c bobinagem no rotor e estator e c escovas, parecido c esta imagem (n tenho fotos deles no pc, mas fiz um modelo parecido (sem bobinagens, pk keria simplicidade e medidas de atravancamento) para projectar o sistema c as engrenagens e hélices, co postei nas primeiras paginas deste tópico.)
.. mas precisas k algum de nós faça um experiência pra vc ou é mm uma achega pra nós?

Eu por acaso estava a pensar usar estes 3 motores em simultâneo no meu aero-gerador, pk co sao coisa tao pekenas e tendo 3, smp deviam gerar mais k um só! Lingua ..mas parece k o ppl diz k esses n geram por n terem imans permanentes!

Hein  Hein

por acaso lembrei-me agora duma cena, vou expôr:

dá pra pegar um desses motores universais k o resinba fala (bobinagem no rotor e estator), e por exemplo fazer uma configuraçao k na eminencia de o motor começar a rodar, um circuito injectar tensao nas bobinagens do rotor provenientes duma bateria e entao c esta injecçao de energia electrica é gerado um campo magnético no rotor(rotor em formato electroíman), right?
Bem, dpx c o movimento do rotor por via do movimento das hélices devido ao vento, este campo girante bombardeia a bobinagem do estator e em consonância c o movimento do rotor do motor, este faz gerar corrente a percorrer nos cobres do estator, right?
N dá tipo, dpx desviar a corrente gerada pra reinjectar no rotor pra este continuar a gerar o dito campo-magnetico primário e usar outra parte para carregar as baterias?  Rolar os olhos

Tem algum sentido ou possibilidade electronica fazer isto ou é asneira total?   Indeciso  Hein

...
« Última modificação: Janeiro 08, 2008, 03:43:32 por Hugu » Registado

------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: