|
bettencourt
|
 |
« Responder #30 em: Outubro 03, 2007, 13:20:33 » |
|
boas... é so para dizer que agora so vou poder fazer kalker coisa neste projecto no natal, kando for a casa...
já tenho a 1ª faze da madeira cortada agora falta o pior que é fazer o formato.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Hugu
|
 |
« Responder #31 em: Novembro 04, 2007, 00:05:40 » |
|
boas... é so para dizer que agora so vou poder fazer kalker coisa neste projecto no natal, kando for a casa...
já tenho a 1ª faze da madeira cortada agora falta o pior que é fazer o formato.
Ja n falta mto pro Natal!  Eu tenho novidades, à dias fui-me a uma mini-sucateira "abandonada" e arranjei um alternador!  ..aos poucos vou arranjando as coisas!...  Mas n vinha c placa rectificadora nem c caixa de multiplicaçao  ... Mas entretanto vou tentando arranjar engrenagens, mas apesar de conseguir arranjar algumas rodas dentadas, pricipalmente de caixas de velocidade, elas são dificeis de combinar, pk ou sao de dentado recto ou de dentado obliquo e ja pra n falar nos módulos de dentado serem smp diferentes! :'(...tah a ser um bico d'obra arranjar pares de rodas k engrenem!  Entretanto tb lembrei-me, qdo alguem falou, nos carretos e correntes de bicicletas...mas na sucateira a k vou "roubar" n tem em stock! lol  Mas vou andando à coca e smp a olhar pro chão, com sorte de descobrir algo!  Gostava k alguem me pudesse dizer algo sobre os alternadores, o k eu encontrei n sei dizer mto dele, so tem escrito "12V", "ECIA" e "France". Tb n sei dizer k carro usou este alternador pk tava solto no meio de sucata, mas gostava de saber quais são as velocidades normais de rotaçao no alternador!? É k assim ia fazendo as contas ao contrário, pra saber k reduçoes tenho de fazer para ter uma velocidade x nas pás! Algum mecânico no forum?  Abr
|
|
|
|
« Última modificação: Novembro 04, 2007, 00:08:16 por Hugu »
|
Registado
|
|
|
|
sa
André Santos
Socket

|
 |
« Responder #32 em: Novembro 04, 2007, 00:42:45 » |
|
boas pessoal é assim se estivel mal corrigem-me o alternador tem com rotacao minima 650 para os motores a diesel, 850 para os a gasolina, mas para ambos na margem das 2000-3000rpm é o ideal, agora sem placa rectificadora! ele tem as escovas? ou tb ñ tem? agora alternador com caixa de multiplicacao nunca vi nenhum mas ñ digo que ñ possa existir  ja que pra nos da jeito essa caixa. huhu se conseguires por uma foto da parte traz do alternador e de lado acho que posso dar uma ajuda  cumps
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Hugu
|
 |
« Responder #33 em: Novembro 04, 2007, 01:37:11 » |
|
... agora sem placa rectificadora! ele tem as escovas? ou tb ñ tem? agora alternador com caixa de multiplicacao nunca vi nenhum mas ñ digo que ñ possa existir  ja que pra nos da jeito essa caixa. huhu se conseguires por uma foto da parte traz do alternador e de lado acho que posso dar uma ajuda  Deve ter escovas, la dentro, ate pk é um cilindro e n dá pra abrir pk tem aperto tipo por "rebitagem" e dobras de engates.. Foto n dá pra pôr agora pk, deixei ele na terra dos meus pais, eu n sou natural do Porto e cá n tenho condiçoes pra trabalhar em projectos maiores pk moro num apartamento e la na terra dos meus pais tenho uns baixos, uma bancada e algumas ferramentas pra me desenrascar mais ou menos...mas fiz um modelo no solidworks, dpx posto. ..tem tb um plug pra ligar o cabo da bateria, e no veio tem uma peça em aluminio de devia tar ligada a alguma cena em plástico, mas ja tava todo desfeito de maneira k ate parecia k alguem tinha andado às mocadas nakilo... akilo tem um atrito relativamente grande qdo se tenta rodar o veio à mão, mas acho k está funcional. Eu tb n faço ideia c o é levado movimento ao alternador num carro, é por correia? e vai buscar ao motor, rodas, caixa, veio? e diz k n tem caixa de multiplicaçao? mas o bettencourt postou uns post's atras umas caixas de multiplicaçao, onde foi buscar akilo?...pensei k eram do alternador!..  cumps
|
|
|
|
« Última modificação: Novembro 04, 2007, 01:40:07 por Hugu »
|
Registado
|
|
|
|
sa
André Santos
Socket

|
 |
« Responder #34 em: Novembro 04, 2007, 14:33:40 » |
|
boas... Normalmente poe-se os alternadores po lixo quando os rolamentos gripam ou a parte electronica queima, ou ate as vezes quando as escovas ficam desgastas (razao é pelo uzo que ja tem) e claro quando algum circuito interior vai ao "ar"  , os que eu tenho a trabalhar, 2 sao os que tinha escovas desgastas e um tem os rolamentos gripados, nota-se quando ta a trabalhar faz um barulho estraho e muita vibracao. Uma coisa que tb pessoal ñ sabe é: Num alternador de automovel pra ele comecar a gerar energia temos de dar um impulso electrico no alternador numa ficha ja designada pra isso, quando for á oficina eu vou ver as ligacoes e depois ponho aqui o nome das fichas e a designacao aqui po pessoal ter uma ideia, a unica que sei neste momento é a ficha w serve po conta rotacoes (versao diesel), ja versao a gasolina é outro sistema que ñ tem nada a haver com o alternador. Hugu se o teu ja tem muito atrito pode ja ter algum rolamento partido ou gripado. O alternador esta ligado a uma correia à parte (ñ é a de distribuicao) onde tb geralmente esta ligado o compressor ar-condicionado, bomba direccao assistida,etc. Cumps
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
cides2
Transistor

|
 |
« Responder #35 em: Novembro 14, 2007, 21:59:03 » |
|
Boas eu vou devenvolver um trabalho parecido com este para a minha tese final de curso mas nao vou desenvolver as pas. vou somente pegar num alternador e gerar energia a partir dele ja tenho alternador 12V 55A agora tenho de fazer o inversor 12V-DC\230V-AC meu projecto nao bastara ter 230V AC mas tera de ser sinosoldal para qualquer tipo de carga o que compliaca alguma coisa o sistema. Se tiver tempo tambem queria que este projecto nao so possa fornecer energia em separado como tb possa ser ligado a rede electrica em paralelo e possa compensar possiveis afundamentos da tensao.
Vou andondo por ca assim que tiver novidades vou deixando.
Um abraço e boa continuacao para os vossos proj.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Hugu
|
 |
« Responder #36 em: Novembro 14, 2007, 23:58:07 » |
|
boas...
Normalmente poe-se os alternadores po lixo quando os rolamentos gripam ou a parte electronica queima, ou ate as vezes quando as escovas ficam desgastas ...
Acho k n é o caso, ele tava solto na sucateira mas pk alguem o soltou e deixou la arrumado, mas eu dei c o esconderijo! ehehe  ..ele roda suave...eu é k nunca tinha tado c um alternador nas maos e akilo tem uma inercia à rotaçao maior k um motor de calibre parecido... Qto à electronica, eu nem fazia ideia k os rectificadores tavam dentro do alternador (sondei o wiki), e saber se está queimada ou n, isso é k n sei...  Co se pode ver se a electronica está boa ou n? Eu na altura meti o multimetro a ler correntes e tensoes, e akilo dáva nºs qdo rodava à mão... Num alternador de automovel pra ele comecar a gerar energia temos de dar um impulso electrico no alternador numa ficha ja designada pra isso, quando for á oficina eu vou ver as ligacoes e depois ponho aqui o nome das fichas e a designacao aqui po pessoal ter uma ideia, a unica que sei neste momento é a ficha w serve po conta rotacoes (versao diesel), ja versao a gasolina é outro sistema que ñ tem nada a haver com o alternador.
Essa dos choques tb é novidade pra mim! lol mas isso é norma pra tdos os alternadores?...o meu alternador tem um unica ficha de 2 terminais e um furinho na face frontal k dá pro interior (n faço ideia kual é o objectivo dele.. é tipo akeles burakinhos nos leitores de CD...qdo o botao avaria e a porta n abre, mete-se um arame por lá dentro pra abrir a porta  ?) A ficha é deste genero:  Ja agora deixo um modelo do alternador, é k n faço ideia de qta amperagem é!..   ...só diz "12V" "ECIA" e "France" ...e n consigo dar c o raio da empresa ECIA!  A cena a preto é a tal ficha.. Cumps
|
|
|
|
« Última modificação: Novembro 15, 2007, 00:02:14 por Hugu »
|
Registado
|
|
|
|
sa
André Santos
Socket

|
 |
« Responder #37 em: Novembro 17, 2007, 23:50:29 » |
|
boas epa agora que tenho tido escola ñ tenho tido tempo  mas quando arrajar um dia vou ver as cenas do alternador. quando tu rodas o alternador ele deve gerar uma pequena tensao, mas muito pequena, em principio todos os alternadores que mexi e alterei de carros todos eles precisao de um "choque" pra começar a gerar energia. se a placa rectificadora estiver queimada, rolamentos gripados e ja aconteceu (so 1) ver o alternador com os fios internos todos pretos e o verniz derretido  mas isso ja é uma cena seria  , sintomas sao o alternador deixa de rectificar a corrente como devia ser, e por vezes ele torna-se mais "pesado" a trabalhar, e menos corrente de saida, como se diz ele deixa de ser eficiente, e a luzita vermelha no quadrante começa a acender quando precisamos de energia no carro. Essa ficha serve normalmente pra isso, pra dar esse "choque",é um desses pinos mas muito mais ñ posso afirmar pk ñ sei muito mais a respeito disso ainda tou a investigar. cumps
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
bettencourt
|
 |
« Responder #38 em: Dezembro 28, 2007, 18:14:38 » |
|
saudaçoes pessoal.... ja tenho as elices quaise feitas, so falta um corte. segui-me pelos desenhos do hugo da primeira pagina, mas lá n tem a medida para o passo 0 que é akele bocadinho que depois vai ser aparafusado numa chapa, podiam-me indicar as medidas??? as elices tao muito fixes, em breve vou por as fotos aqui... posso adiantar que akilo da muito trabalho foram todas feitas a mão, a unica maquina que se utilizou foi uma lixadeira de rolo para os acabamentos. consegui desenvolver tal coisa porque um amigo meu teve ajudar-me em todos os processos... vejam lá se conseguem-me orientar as tais medidas para poder finalizar a parte das elices  obrigado
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Hugu
|
 |
« Responder #39 em: Dezembro 28, 2007, 22:43:31 » |
|
segui-me pelos desenhos do hugo da primeira pagina, mas lá n tem a medida para o passo 0 que é akele bocadinho que depois vai ser aparafusado numa chapa, podiam-me indicar as medidas??? ... vejam lá se conseguem-me orientar as tais medidas para poder finalizar a parte das elices  Boas! Deve ter sido trabalhoso, mas até parece ter sido rápido fazê-las!  É pa, essa secçao é um bocado à maneira de cada um..pk é a parte onde vais fazer a fixação e depende onde vais e co vais acoplar as helices!..mas keres mm akela configuraçao? Procura o pdf k postei em #11, foi desse pdf k tirei e converti as medidas de cada secçao da helice.. Mas olha, as mm pás ou parecidas c uma secçao 0 diferente: http://www.windstuffnow.com/main/test_page.htm , é co te digo, depende co keres ou vais afixar elas. Posso, aproveitar e dar umas dicas antes de fazeres essa secçao: 1) procura pesares as 3 pás e ver se elas estao c pesos o mais iguais possiveis! e aproveitar essa secçao 0 para calibrar os pesos das pás! (claro k o ideal era ter um equilibro inercial (peso constante ao longo de cada seccao da pá), mas se tivermos um equilibrio de peso global, smp é uma ajuda para termos um equilibrio inercial); 2) Outra dica é tentar ter a secçao 0 o mais junto possivel do centro de rotaçao, visto n ser uma secçao util, e qto mais proxima tivermos esse peso perto do centro de rotaçao, mais fácil fica mover o conjunto das 3 pás (por isso e tvz é k no desenho essa secçao acaba em ponta). ..mas tu tb vais kerer fazer um gerador de raiz? ..nakele site k deixei atrás, podes encontrar algumas infos de co fazer um gerador, mas n vais aproveitar nenhum dos alternadores k arranjaste? Cumps
|
|
|
|
« Última modificação: Dezembro 28, 2007, 22:46:05 por Hugu »
|
Registado
|
|
|
|
sa
André Santos
Socket

|
 |
« Responder #40 em: Dezembro 29, 2007, 15:30:35 » |
|
boas pessoal eu acho que vou mandar fazer umas pas. o meu irmao encontrou este site e parece ser fixe http://www.ages.net/ja agora epa ñ quero assustar mas parece que os custos para cada Kw vai aumentar. por isso vou ter de despachar a fazer isto. electronica deve ser facil pois sei alguns conhecimentos do pic18f4520 e para gerir a energia ñ ha melhor para baixos custos. agora o gerador, tive a testar um alternador automovel, mas infelizmente este precisa de muita rotacao, e para isso temos de fazer uma caixa de multiplicacao o que logo vamos aumentar o binario e o rendimento cai por ai a baixo, o melhor acho que é comprar uns imans permanentes e por no alternador assim ñ necessita de tanta rotacao, o que eu tb + dia, - dia vou tb testar. cumps
|
|
|
|
« Última modificação: Dezembro 29, 2007, 15:32:45 por sa »
|
Registado
|
|
|
|
sa
André Santos
Socket

|
 |
« Responder #41 em: Janeiro 01, 2008, 14:01:41 » |
|
aqui vai um site que achei fixe http://www.windstuffnow.com/main/neste link ta a parte de por uns imans permanentes num alternador http://www.windstuffnow.com/main/gm_alt_mod.htme muito mais cenas fixes tao neste site e ja agora alguem conhece uma loja que venda imans permanentes? cumps pessoal e um bom ano novo
|
|
|
|
« Última modificação: Janeiro 01, 2008, 14:07:44 por sa »
|
Registado
|
|
|
|
|
Hugu
|
 |
« Responder #42 em: Janeiro 02, 2008, 01:17:19 » |
|
Acho k n tens andado a seguir bem este topico, esse site ja foi anteriormente varias vezes indicado!  ..mas qdo falaste de meteres Ãmans num alternador lembrei logo do k vi nesse site, mas é assim, eles teem uma tabela e tb falam em fazer novos enrolamentos, tb vais fazer isso?...e essa de meter imans faz-me um bocadinho de comichão...sabes co posicioná-los ou co podem ser posicionados? isso depende do tipo de alternador, n? pk senao podes posicionar os imans k anulem os campos dos imans ja existentes do k melhor os efeitos!..digo eu n sei..  Mas já agora, os imans nos alternadores dos carros sao smp no rotor?..o meu n dá pra abrir e se tentar abrir ainda corro o risco de o inutilizar..  Eu tou a pensar associar o alternator a uns carretos e corrente de bicicleta, para multiplicar o movº...mas keria ver se arranjava uns carrectos desses ..tvz dpx meta nos classificados, se a procura ficar dificil.. :\  Qto a adquirir Ãmans, na net n se fala noutra loja online k n a KJmagnetics, mas a f*da é k pode haver probes c alfandega (US).. E qto à electronica, ja tens alguma coisa? partilha ai cenas k fazes c esse pic!  Abr
|
|
|
|
« Última modificação: Janeiro 03, 2008, 06:09:38 por Hugu »
|
Registado
|
|
|
|
sa