sa
André Santos
Socket

|
 |
« em: Agosto 11, 2007, 20:54:56 » |
|
Boas pessoal: Tenho 3 alternadores de automoveis, dois 65A e um de 110A, todos da Renault, pois estes tinham as escovas gastas e agora foram postas novas. O problema agora é o que fazer com eles, sera que posso fazer um gerador um eles, talvez com um conversor de 12V-220V posso ja alimentar alguma coisa da casa, pois tive a ver que pra eles trabalharem precisam pelo menos 850 Rpm, logo a possibilidade de fazer um aerogerador ou hidrogerador é impossivel ter essa rotacao! Ajudem a ter ideias  Cumps.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
bettencourt
|
 |
« Responder #1 em: Agosto 12, 2007, 13:52:41 » |
|
boas eu ando a fazer uma cena dessas tambem alternador de renault lol
o problema é atingir determinada rotaçao e se atingir muita rotaçao tem de haver uma cena que faça com que pare o alternador.
1- tou a espera que me dêm uma motor de uma mota para aproveitar a caixa de velocidades, tipo fazer uma desmultiplicaçao quando a helice der 1 volta o alternador vai dar X voltas
2-quando rodar de mais neste caso th duas hipoteses mudar de mudança ou puxar mais corrente ao alternador, tou mais enclinado para a ultima opçao.
o meu objecitvo com este projecto é alimentar 20 lamapadas que tenho a volta de casa durante X tempo
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
sa
André Santos
Socket

|
 |
« Responder #2 em: Agosto 13, 2007, 19:31:21 » |
|
Viva Pois uma caixa de velocidades talvez consiga de um carro batido (sucata), agora travar vou pensar numa maneira de aplicar um tambor ou disco de um carro. O melhor sitio pra travar talvez seja onde há menus rotacao? ou ñ! Depois é pegar na semiautomatica e soldar a caixa ao alternador ou tentar de outra forma  Mas primeiro arranjar material Cumps
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Hugu
|
 |
« Responder #3 em: Agosto 13, 2007, 21:40:39 » |
|
Boas! sa: n queres ir indo postando fotos? tou interessado no projecto e curtia ver a evolução do mm!  Cumprimentos! e Bom projecto!
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Ave_Rapina
VHDL Design Engineer
Cristal

|
 |
« Responder #4 em: Agosto 13, 2007, 21:46:16 » |
|
Quando colocares carga no alternador verificas que esta ira diminuir de velocidade atravez da força contra electro motriz gerada.
Se pretenderes que ele a partir de uma velocidade nao aumente basta colocares mais carga que ele diminiu de velocidade.
Ex uma carga resistiva de baixo valor no momento da rotaçao ser elevada.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
sa
André Santos
Socket

|
 |
« Responder #5 em: Agosto 15, 2007, 10:42:43 » |
|
Pois pessoal o mais dificil neste projecto é fazer as pas. Pois temos de fazer umas que sejam o mais eficiente possivel. Tou a tirar ideias deste site http://www.warlock.com.au/wind.htmOnte tb encontram um prog pra calcular a eficiencia duma turbina,que tb deixo em baixo mas so uma parte, bastate simples o prog diz as medidas pra uma certa potencia... Cumps [attachment deleted by admin]
|
|
|
|
« Última modificação: Agosto 15, 2007, 10:51:35 por sa »
|
Registado
|
|
|
|
|
Hugu
|
 |
« Responder #6 em: Agosto 16, 2007, 02:51:36 » |
|
Boas! sa: espreita este site... http://www.windstuffnow.com/main/fala sobre aerogerados, ate ensina a faze-los de raiz! qdo digo de raiz é mm tdo de raiz!desde o estator, rotor do motor, circuitos e armazenamento de energia e ate a blades!.. co fazer as helice apartir duma ripa de madeira (n parece ser dificil..) http://www.windstuffnow.com/main/blade_design.htm..eu na altura qdo andava super interessado em fazer um aerogerador descobri este site, mas desisti pk este projecto, pra mim, é bocado puxado e precisava de ter um boa serralharia! :'( Se ao menos ja tivesse um alternador e uma caixa de velocidades ate botava mãos à obra... Mas vai postando a evoluçao do teu projecto!posta fotos tb!  Cumprimentos! e força c isso! p.s.:pode ser k o teu projecto me anime e me faça ganhar coragem para voltar a ele!
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
sa
André Santos
Socket

|
 |
« Responder #7 em: Agosto 16, 2007, 14:26:54 » |
|
Onde eu queria começar era nas pas, pois o prog que pos no topico anterior ñ tou a perceber bem tou a por no "blade radius 2m e wind speed 15Kph depois no chord(m) ta a dar uma medidas estranhas o que eu acho muito pequeno!, pela pic no help nem o angulo tou a percever tb, o chord ñ percebo as medidas dadas. ...se me derem uma ajuda era porreiro pois queria fazer uma turbina o mais eficiente possivel.  Cumps
|
|
|
|
« Última modificação: Agosto 16, 2007, 16:28:17 por sa »
|
Registado
|
|
|
|
|
Hugu
|
 |
« Responder #8 em: Agosto 16, 2007, 19:54:54 » |
|
sa: na altura n segui esse programa, segui um pdf k encontrei algures nesse site... akilo tem tudo em inches, mas eu fiz as conversoes e estudei as medidas em sessoes diferentes ao longo do comprimento das pás.. ate fiz um modelo das pás em solidworks para ver se tinha "percebido" as medidas e se akilo dpx no fim parecida mm uma hélice!  A pá tem cerca de 1metro de comprimento (990mm)    Aqui nesta imagem tenho o assembley das pás a um diferencial que arranjei e tava a tendar usar as engrenagens pra obter um multiplicador de velocidade...complicado!   Eu tenho o pdf cmg, mas n sei co carrego aqui o ficheiro no post.. uso o ImageShack pra carregar imagens, mas ficheiros acho que n dá... Entretando vou tratar de fazer umas imagens de co obtive as medidas em cada seccao da pá... dá-m uns minutos!
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Hugu
|
 |
« Responder #9 em: Agosto 17, 2007, 00:24:30 » |
|
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
sa
André Santos
Socket

|
 |
« Responder #10 em: Agosto 17, 2007, 22:47:10 » |
|
hugu ta nice  qual é o software que utilizaste pra fazer isto, foi tudo em solidworks + o pdf que seguiste? ja agora poe o link desse pdf aqui pra eu o seguir pois queria fazer as pas pelo menos com 1.5m cada. O pdf podes por nas opcoes adicionais em baixo quando tas a criar uma mensagem  Cumps
|
|
|
|
« Última modificação: Agosto 17, 2007, 23:01:16 por sa »
|
Registado
|
|
|
|
|
Hugu
|
 |
« Responder #11 em: Agosto 18, 2007, 00:11:00 » |
|
 Usei o solidworks só pra simular o modelo da pá que segui pelo pdf e fazer umas manipulações com as engrenagens dum diferencial k arranjei... O link do pdf ja n faço ideia onde o sakei...mas deve ter sido dentro algures nakele site que postei atras, mas se n o encontraste lá é pk deve ter sido noutro site kk...na altura andei por mtos sites e n guardei tdos.. "opçoes adicionais" LOL nunca tinha reparado! lol  Mas o pdf so era pra uma pá co akelas medidas de envergadura (990mm) limitei-me a copiar e converter medidas de inches pra milimetros... e tb dão dicas de como talhar a madeira, pra kem tem pouca experiência na carpintaria..ajuda! Mas se queres fazer pás maiores, acho que basta extrapolar c uma regra de três simples os valores..ou entao seguir aquele software "blade design".. Mas, claro, aqui deixo o pdf! E vai postando fotos! Aqui (no forum) o ppl fala mto nos seus projectos, mas tem postado pouco fotos dos mm.. Cumprimentos! [attachment deleted by admin]
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
sa
André Santos
Socket

|
 |
« Responder #12 em: Agosto 18, 2007, 11:33:42 » |
|
viva tanks hugu tou a ver que as pas sao lixadas de fazer  ainda vou ver uma forma de as fazer pois ñ so sou eu de volta disto, tenho tb a ajuda dos meus irmaos e do meu pai e claro vou postando fotos da evolucao do projecto cumps
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Hugu
|
 |
« Responder #13 em: Agosto 18, 2007, 19:08:40 » |
|
Achas?..  A mim parece-me relativamente acessÃvel de se fazerem...podem dar trabalho mas fazem-se! A meu ver acho que sao um boa soluçao, por serem económicas e acessÃveis a kk um de as fazer. N é presico ser-s um carpinteiro nem ter uma mancada bem equipada com altas maquinas, mas arranjando um barrote c as medidas certas ou parecidas, uma serra ou um serrote, um formão, umas grossas ou limas e dpx um berbequim pra fazer os furos, acho que kk um consegue fazer... Claro que pode n ser a pá mais eficente, mais aerodinamica e ou mm a mais leve que se pode arranjar, mas smp podes comprar umas à media e mais eficientes!... mas das pás que se podem fazer em casa por nós proprios, acho que é uma boa soluçao...pelas soluçoes "caseiras" que ja vi, a n ser k saibas trabalhar c fibras de vidro ou que tenhas uma boa serrelharia e trabalhes bem com chapas, talhar madeira n é mto complicado! N desistas! Pode parecer complicado à 1ª vista pk ainda n percebeste aquelas medidas todas! Mas dpx de passares as linhas pro barrote de madeira e saber qual a parte que tens de serrar primeiro e a que vais desbastar a seguir vais ver k n tem nada de complicado! Bem, eu ainda n f iz nenhuma, mas tb é pk n kero começar pelo fim...preciso de arranjar um motor, ou alternador e uma boa solução de multiplicaçao de velocidade para dpx fazer umas pás à medida.. Mas NÃO DESISTAS! e se tens uma equipa a trabalhar ctg, mais fácil fica!  Força!
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
bettencourt
|
 |
« Responder #14 em: Agosto 19, 2007, 21:15:10 » |
|
bem tou a ver que voces tao a todo a vapor com o projecto  eu tenha andado um pouco ausente do forum, o tempo n da para tudo.... vou tirar fotos do meu projecto e expor as minhas ideias brevemente em relaçao a elice não sabia como fazer por causa dos angulos etc mas agora ja fikei com uma ideia obrigado
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|