Páginas: [1] 2 3 ... 8   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projecto- Alternador de automovel  (Lida 7176 vezes)
sa
André Santos
Socket
**

« em: Agosto 11, 2007, 20:54:56 »

Boas pessoal:

Tenho 3 alternadores de automoveis, dois 65A e um de 110A, todos da Renault, pois estes tinham as escovas gastas e agora foram postas novas. O problema agora é o que fazer com eles, sera que posso fazer um gerador um eles, talvez com um conversor de 12V-220V posso ja alimentar alguma coisa da casa, pois tive a ver que pra eles trabalharem precisam pelo menos 850 Rpm, logo a possibilidade de fazer um aerogerador ou hidrogerador é impossivel ter essa rotacao!
Ajudem a ter ideias  Sorridente

Cumps.
Registado
bettencourt
Moderador
Chip

« Responder #1 em: Agosto 12, 2007, 13:52:41 »

boas eu ando a fazer uma cena dessas tambem alternador de renault lol

o problema é atingir determinada rotaçao e se atingir muita rotaçao tem de haver uma cena que faça com que pare o alternador.

1- tou a espera que me dêm uma motor de uma mota para aproveitar a caixa de velocidades, tipo fazer uma desmultiplicaçao quando a helice der 1 volta o alternador vai dar X voltas

2-quando rodar de mais neste caso th duas hipoteses mudar de mudança ou puxar mais corrente ao alternador, tou mais enclinado para a ultima opçao.

o meu objecitvo com este projecto é alimentar 20 lamapadas que tenho a volta de casa durante X tempo
Registado
sa
André Santos
Socket
**

« Responder #2 em: Agosto 13, 2007, 19:31:21 »

Viva

Pois uma caixa de velocidades talvez consiga de um carro batido (sucata), agora travar vou pensar numa maneira de aplicar um tambor ou disco de um carro.
O melhor sitio pra travar talvez seja onde há menus rotacao? ou ñ!
Depois é pegar na semiautomatica e soldar a caixa ao alternador ou tentar de outra forma Sorridente
Mas primeiro arranjar material

Cumps
Registado
Hugu
Chip

« Responder #3 em: Agosto 13, 2007, 21:40:39 »

Boas!

sa: n queres ir indo postando fotos? tou interessado no projecto e curtia ver a evolução do mm!  Contente

Cumprimentos!
e Bom projecto!
Registado

Keyboard not found. Press any key to continue.
------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
Ave_Rapina
VHDL Design Engineer
Cristal

« Responder #4 em: Agosto 13, 2007, 21:46:16 »

Quando colocares carga no alternador verificas que esta ira diminuir de velocidade atravez da força contra electro motriz gerada.

Se pretenderes que ele a partir de uma velocidade nao aumente basta colocares mais carga que ele diminiu de velocidade.

Ex uma carga resistiva de baixo valor no momento da rotaçao ser elevada.

Registado
sa
André Santos
Socket
**

« Responder #5 em: Agosto 15, 2007, 10:42:43 »

Pois pessoal o mais dificil neste projecto é fazer as pas.
Pois temos de fazer umas que sejam o mais eficiente possivel.
Tou a tirar ideias deste site  http://www.warlock.com.au/wind.htm
Onte tb encontram um prog pra calcular a eficiencia duma turbina,que tb deixo em baixo mas so uma parte, bastate simples o prog diz as  medidas pra uma certa potencia...

Cumps

[attachment deleted by admin]
« Última modificação: Agosto 15, 2007, 10:51:35 por sa » Registado
Hugu
Chip

« Responder #6 em: Agosto 16, 2007, 02:51:36 »

Boas!

sa:  espreita este site...
http://www.windstuffnow.com/main/

fala sobre aerogerados, ate ensina a faze-los de raiz! qdo digo de raiz é mm tdo de raiz!desde o estator, rotor do motor, circuitos e armazenamento de energia e ate a blades!..

co fazer as helice apartir duma ripa de madeira (n parece ser dificil..)
http://www.windstuffnow.com/main/blade_design.htm

..eu na altura qdo andava super interessado em fazer um aerogerador descobri este site, mas desisti pk este projecto, pra mim, é bocado puxado e precisava de ter um boa serralharia! :'(
Se ao menos ja tivesse um alternador e uma caixa de velocidades ate botava mãos à obra...

Mas vai postando a evoluçao do teu projecto!posta fotos tb! Sorridente

Cumprimentos! e força c isso!

p.s.:pode ser k o teu projecto me anime e me faça ganhar coragem para voltar a ele!

Registado

------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
sa
André Santos
Socket
**

« Responder #7 em: Agosto 16, 2007, 14:26:54 »

Onde eu queria começar era nas pas, pois o prog que pos no topico anterior ñ tou a perceber bem tou a por no "blade radius 2m e wind speed 15Kph depois no chord(m) ta a dar uma medidas estranhas o que eu acho muito pequeno!, pela pic no help nem o angulo tou a percever tb, o chord ñ percebo as medidas dadas.
...se me derem uma ajuda era porreiro pois queria fazer uma turbina o mais eficiente possivel.   Wink

Cumps
« Última modificação: Agosto 16, 2007, 16:28:17 por sa » Registado
Hugu
Chip

« Responder #8 em: Agosto 16, 2007, 19:54:54 »

sa:

na altura n segui esse programa, segui um pdf k encontrei algures nesse site... akilo tem tudo em inches, mas eu fiz as conversoes e estudei as medidas em sessoes diferentes ao longo do comprimento das pás.. ate fiz um modelo das pás em solidworks para ver se tinha "percebido" as medidas e se akilo dpx no fim parecida mm uma hélice! Lingua

A pá tem cerca de 1metro de comprimento (990mm)

Aqui nesta imagem tenho o assembley das pás a um diferencial que arranjei e tava a tendar usar as engrenagens pra obter um multiplicador de velocidade...complicado! Lingua

Eu tenho o pdf cmg, mas n sei co carrego aqui o ficheiro no post.. uso o ImageShack pra carregar imagens, mas ficheiros acho que n dá...

Entretando vou tratar de fazer umas imagens de co obtive as medidas em cada seccao da pá... dá-m uns minutos!
Registado

------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
Hugu
Chip

« Responder #9 em: Agosto 17, 2007, 00:24:30 »

afinal levei mais que uns minutos...Lingua

...ficas-m a dever um alternador! Lingua

Registado

------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
sa
André Santos
Socket
**

« Responder #10 em: Agosto 17, 2007, 22:47:10 »

hugu ta nice  Sorridente
qual é o software que utilizaste pra fazer isto, foi tudo em solidworks + o pdf que seguiste?
ja agora poe o link desse pdf aqui pra eu o seguir pois queria fazer as pas pelo menos com 1.5m cada.
O pdf podes por nas opcoes adicionais em baixo quando tas a criar uma mensagem  Wink

Cumps
« Última modificação: Agosto 17, 2007, 23:01:16 por sa » Registado
Hugu
Chip

« Responder #11 em: Agosto 18, 2007, 00:11:00 »

Sorridente

Usei o solidworks só pra simular o modelo da pá que segui pelo pdf e fazer umas manipulações com as engrenagens dum diferencial k arranjei...

O link do pdf ja n faço ideia onde o sakei...mas deve ter sido dentro algures nakele site que postei atras, mas se n o encontraste lá é pk deve ter sido noutro site kk...na altura andei por mtos sites e n guardei tdos..

"opçoes adicionais" LOL nunca tinha reparado! lol  Lingua

Mas o pdf so era pra uma pá co akelas medidas de envergadura (990mm) limitei-me a copiar e converter medidas de inches pra milimetros... e tb dão dicas de como talhar a madeira, pra kem tem pouca experiência na carpintaria..ajuda!
Mas se queres fazer pás maiores, acho que basta extrapolar c uma regra de três simples os valores..ou entao seguir aquele  software "blade design"..

Mas, claro, aqui deixo o pdf!

E vai postando fotos! Aqui (no forum) o ppl fala mto nos seus projectos, mas tem postado pouco fotos dos mm..

Cumprimentos!

[attachment deleted by admin]
Registado

------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
sa
André Santos
Socket
**

« Responder #12 em: Agosto 18, 2007, 11:33:42 »

viva

tanks hugu
tou a ver que as pas sao lixadas de fazer  Indeciso    ainda vou ver uma forma de as fazer pois ñ so sou eu de volta disto, tenho tb a ajuda dos meus irmaos e do meu pai
e claro vou postando fotos da evolucao do projecto

cumps
Registado
Hugu
Chip

« Responder #13 em: Agosto 18, 2007, 19:08:40 »

Achas?.. Indeciso

A mim parece-me relativamente acessível de se fazerem...podem dar trabalho mas fazem-se! A meu ver acho que sao um boa soluçao, por serem económicas e acessíveis a kk um de as fazer. N é presico ser-s um carpinteiro nem ter uma mancada bem equipada com altas maquinas, mas arranjando um barrote c as medidas certas ou parecidas, uma serra ou um serrote, um formão, umas grossas ou limas e dpx um berbequim pra fazer os furos, acho que kk um consegue fazer...

Claro que pode n ser a pá mais eficente, mais aerodinamica e ou mm a mais leve que se pode arranjar, mas smp podes comprar umas à media e mais eficientes!... mas das pás que se podem fazer em casa  por nós proprios, acho que é uma boa soluçao...pelas soluçoes "caseiras" que ja vi, a n ser k saibas trabalhar c fibras de vidro ou que  tenhas uma boa serrelharia e trabalhes bem com chapas, talhar madeira n é mto complicado!

N desistas! Pode parecer complicado à 1ª vista pk ainda n percebeste aquelas medidas todas! Mas dpx de passares as linhas pro barrote de madeira e saber qual a parte que tens de serrar primeiro e a que vais desbastar a seguir vais ver k n tem nada de complicado!

Bem, eu ainda n f iz nenhuma, mas tb é pk n kero começar pelo fim...preciso de arranjar um motor, ou alternador e uma boa solução de multiplicaçao de velocidade para dpx fazer umas pás à medida.. Mas NÃO DESISTAS! e se tens uma equipa a trabalhar ctg, mais fácil fica! Sorridente

Força!
Registado

------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
bettencourt
Moderador
Chip

« Responder #14 em: Agosto 19, 2007, 21:15:10 »

bem tou a ver que voces tao a todo a vapor com o projecto  Contente Wink

eu tenha andado um pouco ausente do forum, o tempo n da para tudo....

vou tirar fotos do meu projecto e expor as minhas ideias brevemente

em relaçao a elice não sabia como fazer por causa dos angulos etc mas agora ja fikei com uma ideia
obrigado
Registado
Páginas: [1] 2 3 ... 8   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: