Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Grua Caseira  (Lida 660 vezes)
pacheco784
Transistor
**

« em: Novembro 19, 2007, 03:38:58 »

Boas em primeiro lugar quero dizer que nao percebo muito de automação e penso que este projecto necessita alguma parte de automação! Bem o que eu quero faxer e uma grua caseira uma especia de ponte que vai andar sobre carris e tera quatro funções Andar para a frente, andar para tras, Subir e descer! para Subir e descer vou utilixar um antigo motor que tenho de 220V que era utilixado para tirar agua de um poço e o primeiro problema que deparo e que o motor tem uma rotação de 2900RPM isso e demasiado rapido para levantar e descer cargas, como posso reduxir a rotação do motor? Depois como meto o mesmo motor a subir e descer axo k tenho que utilixar um relés ou algo assim nao sera isso? Deixo vos duas imagens para que possam entender melhor! a da primeira iamgem tem mais do que 4 funções que sao Subir e Descer , Direita e Esquerda Frente e Tras! Mas eu so quero Subir e Descer Frente e Tras

« Última modificação: Novembro 19, 2007, 04:07:25 por JDrEd » Registado
José Flor
José António Flor de Sousa
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #1 em: Novembro 19, 2007, 07:32:08 »

Boas,
O que o amigo esta querendo e bem complexo. creio que seria mais facil entregar isso a um engenheiro paralhe desenvolver o projeto. Que la esta que vai sair caro.
No entanto va verificando as ajudas no forum que acredito venham muito desfragmentadas e nada de concreto para realizar o seu problema.
Para ja necessita de um microcontroladorer e de todo o circuito inerente a ele para comandar os varios motores, conte com um sufisticado circuito de seguranca para isso.
Uma boa opcao e o uso de PLC (Programming Logic Controllers). em software deseja todo o sistema que depois descarrega para o PLC.
Jose Flor
Registado

Hugu
Chip

« Responder #2 em: Novembro 20, 2007, 04:04:23 »

para Subir e descer vou utilixar um antigo motor que tenho de 220V que era utilixado para tirar agua de um poço e o primeiro problema que deparo e que o motor tem uma rotação de 2900RPM isso e demasiado rapido para levantar e descer cargas, como posso reduxir a rotação do motor?

Tu n vais kerer reduzir a velocidade do motor! Senao n vais ter binario para levantar as cargas! E dpx o maior inimigo dos motores electricos sao as baixas rotaçoes! Pk aquecem mto e perdem capacidade de refrigeraçao! Tens é de arranjar uma caixa redutora! Reduzes a velocidade de saida e ganhas binario!;)

Dpx o circuito, tens de fazer um circuito de potencia e um circuito de comando para controlar o circuito de potencia..

Deixa mais dados sobre esse motor!

Abr
Registado

Keyboard not found. Press any key to continue.
------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
pacheco784
Transistor
**

« Responder #3 em: Novembro 22, 2007, 15:31:17 »

Vou postar a imagem das carecteristicas do motor!

Atenção ao tamanho das imagens - JDrEd

« Última modificação: Novembro 22, 2007, 20:33:36 por JDrEd » Registado
Hugu
Chip

« Responder #4 em: Novembro 22, 2007, 20:53:12 »

Minha nossa! Q imagem! ate dá para ver organismos unicelulares! LOL

Abr

ah! agora está melhor! ja n preciso de ligar um segundo monitor para ver a imagem um fullscreen! ehehe

Estou a sondar info...ja posto kk coisa Wink

Update:
estive a sondar e os monofásicos englobam-se nos motores electricos sincronos e que podem ser:
de imans permanentes;
de relutancia;
de histerese;
e c excitação separada.

Ou englobam-se nos motores assincronos e q podem ser:
de pólos sombreados;
ou c dispositivo de arranque.

Tenta descobrir qual se trata esse teu motor...sonda no site da EFACEC c essa referencia q n dá para perceber bem o k está escrito na chapa.

Cumps!
p.s.: n sei k se passa c o forum, mas estou-me a ver grego para postar, os icones n funcionam, n dá para pôr cores, e nem mm seleccionar texto.. o probe será meu? Hein
« Última modificação: Novembro 22, 2007, 21:07:22 por Hugu » Registado

Keyboard not found. Press any key to continue.
------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
José Flor
José António Flor de Sousa
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #5 em: Novembro 23, 2007, 00:50:19 »

p.s.: n sei k se passa c o forum, mas estou-me a ver grego para postar, os icones n funcionam, n dá para pôr cores, e nem mm seleccionar texto.. o probe será meu? Hein
Então é isso. Eu a pensar que era do meu Vista ou do ie. Well, afinal já somos dois com os mesmo sintomas.
Hujo, para selecionar use a tecla [Ctrl] e as setas de navegação. Sempre se arranja um jeito de fazer as coisas de outra forma.

Quanto ao motor, no sistema dele também vai necessitar de um H-Bridge.
José Flor
Registado

pacheco784
Transistor
**

« Responder #6 em: Novembro 23, 2007, 02:15:56 »

Nao consigo saber nada na Efacec o motor ja e muito antigo ja deve ter um 15 anos ou mais! o modelo e BFR C90 M4 2...Se for muito complicado deiam ideias para um projecto engracado para faxer com o motor!
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: