raphastream
Transistor

|
 |
« em: Agosto 26, 2008, 23:46:39 » |
|
boas, será que aalguem me podia ajudar? Quero implementar um RTC num pic, ou seja fazer um real time clock com um pic de forma a poder ter as horas correctas num pic para depois poder controlar dada saida conforme uma determinada hora. cumprimentos ao pessoal do forum.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
gadelhas
Socket

|
 |
« Responder #1 em: Agosto 27, 2008, 00:04:18 » |
|
boas, será que aalguem me podia ajudar? Quero implementar um RTC num pic, ou seja fazer um real time clock com um pic de forma a poder ter as horas correctas num pic para depois poder controlar dada saida conforme uma determinada hora. cumprimentos ao pessoal do forum.
Viva; Só uma pergunta, Percebes de PicBasic Pro? Se sim posso-te ajudar, tenho um projecto iagual ao que queres escrito nessa linguagem. Em assembler, também não é difÃcil de encontrar na Net. Cumprimentos Gadelhas
|
|
|
|
|
Registado
|
Abraço Gadelhas
|
|
|
Ave_Rapina
VHDL Design Engineer
Cristal

|
 |
« Responder #2 em: Agosto 27, 2008, 00:29:28 » |
|
Tens isso aqui feito. http://www.electronicapt.com/forum/index.php?topic=1466.0Proteus + ccsc-pchwd compiler Testado e a funcionar Cumprimentos
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
RJSC
Socket

|
 |
« Responder #3 em: Agosto 27, 2008, 01:50:38 » |
|
Eu recomendo o DS1307. Se usares o compilador da CCS há nos fóruns da CCS drivers prontos para este RTC. http://www.sixca.com/micro/pic/ds1307/
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
raphastream
Transistor

|
 |
« Responder #4 em: Agosto 27, 2008, 10:50:10 » |
|
BRIGADO PESSOAL, EU USO ESSE COMPILADOR POR ISSO ESPERO QUE NÃO SEJA DIFICIL. CUMPRIMENTOS
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
asena
|
 |
« Responder #5 em: Setembro 12, 2008, 00:28:31 » |
|
Olá, podes usar o TMR1 com cristal de 32.768k. Fazes um RTC fantástico, e de muito baixo custo energético. Depois, podes implementar saÃdas em USART, BCD... conforme a finalidade. Qualquer PIC baratucho que tenha o TMR1 faz isso. É claro que também podemos usar o TMR0, mas aà teriamos que usar o clock principal a 32.768k... o que tornaria o CPU muito lento para outros trabalhos extra que sejam necessários. Cumprimentos, António Sérgio Sena www.senaeng.com.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
gadelhas
Socket

|
 |
« Responder #6 em: Setembro 12, 2008, 11:57:36 » |
|
Olá, podes usar o TMR1 com cristal de 32.768k. Fazes um RTC fantástico, e de muito baixo custo energético. Depois, podes implementar saÃdas em USART, BCD... conforme a finalidade. Qualquer PIC baratucho que tenha o TMR1 faz isso. É claro que também podemos usar o TMR0, mas aà teriamos que usar o clock principal a 32.768k... o que tornaria o CPU muito lento para outros trabalhos extra que sejam necessários. Cumprimentos, António Sérgio Sena www.senaeng.com. António Sena, Por acaso não tens nenhum exemplo sobre o que falaste, ou seja implementar um cristal no TMR1? Hardware e firmware?
|
|
|
|
|
Registado
|
Abraço Gadelhas
|
|
|
|
asena
|
 |
« Responder #7 em: Setembro 14, 2008, 22:53:23 » |
|
Olá Gadelhas, a Microchip ajuda-nos :: # Neste link está o PIC18F2525 (apenas um exemplo), que com o TMR1 se pode fazer um óptimo RTC. Ver página 132, capÃtulo 12.6. Já incluem código de inicialização para os contadores. Obviamente o setup do hardware para trabalhar com cristal de 32k, terá, também, de ser feito. http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/39626e.pdf# Nest link está o tradicional 16F628A, que também pode perfeitamente ser usado para um RTC mais economico. Usar o código acima e alterá-lo para este PIC. http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/40044F.pdf# E claro está, se quisermos ser originais e gastar ainda menos recursos, também podemos usar um PIC12F615 alimentado com uma pilha de litio a 3v, sempre em SLEEP, e acordar com um pulso externo para enviar os dados em formato Serie, onde além de ir a data e hora, também pode ir a informação de estado da bateria e a temperatura local. Enfim... pode fazer-se um sem número de situações. Fica ao gosto do projectista. Cumprimentos a todos, António Sérgio Sena www.senaeng.com.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
gadelhas
Socket

|
 |
« Responder #8 em: Setembro 15, 2008, 11:00:52 » |
|
Olá Gadelhas, a Microchip ajuda-nos :: # Neste link está o PIC18F2525 (apenas um exemplo), que com o TMR1 se pode fazer um óptimo RTC. Ver página 132, capÃtulo 12.6. Já incluem código de inicialização para os contadores. Obviamente o setup do hardware para trabalhar com cristal de 32k, terá, também, de ser feito. http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/39626e.pdf# Nest link está o tradicional 16F628A, que também pode perfeitamente ser usado para um RTC mais economico. Usar o código acima e alterá-lo para este PIC. http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/40044F.pdf# E claro está, se quisermos ser originais e gastar ainda menos recursos, também podemos usar um PIC12F615 alimentado com uma pilha de litio a 3v, sempre em SLEEP, e acordar com um pulso externo para enviar os dados em formato Serie, onde além de ir a data e hora, também pode ir a informação de estado da bateria e a temperatura local. Enfim... pode fazer-se um sem número de situações. Fica ao gosto do projectista. Cumprimentos a todos, António Sérgio Sena www.senaeng.com. Obrigadinha, Asena
|
|
|
|
|
Registado
|
Abraço Gadelhas
|
|
|
|