Olá convidado! Por favor, efectua o Login

Parceiros Ponto Electrónica
Patrocinadores
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reparação de ZX Spectrum 128K +2  (Lida 637 vezes)
Fusivel
*
« em: Outubro 23, 2008, 13:16:09 »

Sou um curioso da electrónica e tenho aprendido bastante através da internet, mas desconhecia a existência de um fórum em Português. Ainda bem que o descobri porque o casamento entre o "desenrascanso tuga" e a electrónica só pode dar coisa boa, de certeza que vou ter o maior prazer em andar por este espaço.

Ora bem, ontem encontrei um ZX Spectrum 128K +2 no lixo, a caminho de casa. Estava todo coberto de terra e demais sujidade mas após desmontagem e limpeza superficial, fiquei surpreendido por estar ainda em tão bom estado.

Problemas? A caixa moduladora está meio enferrujada e não deve estar a trabalhar. Contudo, o vídeo e áudio  podem passar pela saída ao lado, tornando este componente não-essencial. Removo-o para não ter um elemento ferrugento na placa até o substituir? (Ficam aqui umas fotos que não são minhas mas mostram os componentes)

http://www.flickr.com/photos/mercuryvapour/305795729/

As conexões do "Joystick", "Keypad", "Midi" e "Expansion Connector" e "Printer" têm um pouco de "verdete. Como é que posso tirar isto?

http://www.flickr.com/photos/mercuryvapour/305795124/in/photostream/

A membrana do teclado aparenta estar em condições mas tem uma fina camada de "ranhoca", aquela gordura com pó seca. Como é que posso limpá-la?

O deck também está bom, agora que limpei a maior parte. As borrachas não estão ressequidas mas também têm a tal ranhoca. Novamente, o que é que posso usar para limpar?

Obrigado desde já.
Registado
José António Flor de Sousa
Chip
OzFlor - José Flor
« Responder #1 em: Outubro 24, 2008, 10:12:37 »

É muito provável que não esteja em condições de funcionalidade e de reparação. Veja que esse computador tem muita electrónica que é sensível. Se esteve na rua e apresenta esses problemas de sujeira, possivelmente humidades também.
Eu tenho um ZX-spetrum e um sincler 1000 ai em Portugal ainda devem funcionar.
José Flor
Registado

Fusivel
*
« Responder #2 em: Outubro 24, 2008, 11:04:01 »

Viva,

Veremos se funcionará ou não, primeiro à que rectificar os danos visíveis.  :)

Francisco
Registado
Chip
OzFlor - José Flor
« Responder #3 em: Outubro 24, 2008, 11:29:28 »

Pelas fotos está com muito bom aspecto. Espero que funcione para que fique todo animado.
O mais, seja bem vindo ao fórum.
José Flor
Registado

Chip
« Responder #4 em: Outubro 24, 2008, 15:05:05 »

Em electrónica e óptica usa-se muitas vezes alcoól isopropilico para limpezas, por exemplo remover restos de massas de soldar. Eu comprei às uns tempos um frasco (em aerossol) e já experimentei em algumas coisas. Tenho gostado dos resultados, aquilo depois evapora depressa (não respires aquilo :)). Talvez funcione bem com essa nhanha. Também há outros produtos para limpeza de equipamento electrónico, qualquer loja on-line de electrónica tem.
Registado

Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams ~ Componentes e SERVOS p/ venda: aqui
Fusivel
*
« Responder #5 em: Outubro 24, 2008, 15:19:08 »

Tenho estado a fazer buscas no fórum e li essa dica do álcool isopropílico. Líquido, parece que apenas nas farmácias mas de facto em spray era capaz de ser mais útil, já que leva tudo à frente. Álcool etílico de ter por casa não serve?

Existe alum método para limpar a corrosão? Tenho aqui aluns contactos que apresentam alguma, penso que irá influenciar a conductabilidade...
Registado
Chip
« Responder #6 em: Outubro 24, 2008, 15:36:48 »

Exacto, eu gosto em spray porque aquilo espalha-se bem e sempre sai com alguma pressão o que ajuda a remover lixo mais agarrado.

Para a corrosão, nunca experimentei mas há aquele producto muito famoso que serve para quase tudo, só que deu-me uma branca e não me lembro do nome. Tá à venda até em hipermercados, normalmente uma lata em spray azul e vermelho ou azul e amarelo. Também há em caneta. Tem um odor agradável e parece uma espécie de óleo. Não me consigo lembrar do nome daquilo...
Registado

Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams ~ Componentes e SERVOS p/ venda: aqui
Fusivel
*
« Responder #7 em: Outubro 24, 2008, 16:01:22 »

Possívelmente estará a referir-se ao "Bala", "WD-40" ou a esse tipo de sprays. Creio que até tenh aqui disso..

Será prejudicial para a placa e seus componentes se em contacto com ela? Se sim experimento com um pincelzinho..
Registado
Chip
« Responder #8 em: Outubro 24, 2008, 16:12:48 »

WD-40, é esse. O WD-40 não deve fazer mal, pois ele foi mesmo criado para ser aplicado em equipamento electrónico.

Não sei qual é a diferença entre alcoól etílico e isopropilico, mas normalmente quando se fala de alcoól para limpeza neste contexto, é sempre referido especificamente o isopropilico, daí que deve ter alguma propriedade que o torna mais apropriado (talvez seja um pouco menos "agressivo").
Registado

Moderador Global
Cristal
« Responder #9 em: Outubro 24, 2008, 16:48:33 »

O alcol isopropilico, "teoricamente" (porque muitas vezes ele não é puro) não deixa resíduos nem corroí os materiais.
Registado

Por favor, alterem o meu email no msn pois tenho outro email dedicado aos foruns, e vou bloquear todos os que se encontram no antigo email.
Chip
OzFlor - José Flor
« Responder #10 em: Outubro 25, 2008, 01:19:43 »

Solvente de limpeza electrónica.
José Flor

* Solvente_de_limpeza_CO.JPG (181.84 Kb, 544x1824 - visto 26 vezes.)
Registado

Socket
**
A persistência é a alma da vitória dos sem dons.
« Responder #11 em: Outubro 25, 2008, 18:04:07 »

Álcool etílico de ter por casa não serve?

Olá Francisco,

O alcool etílico serve sim, só que ele tem mais água que o isopropílico, pegue o etílico de 90º pra cima por conter menos água, se deixar esbranquiçado o verniz da placa passe tinner pra tirar o restante do verniz e passe novamente o verniz pra ficar bonitinha novamente...

É muito provável que não esteja em condições de funcionalidade e de reparação. Veja que esse computador tem muita electrónica que é sensível. Se esteve na rua e apresenta esses problemas de sujeira, possivelmente humidades também.
Eu tenho um ZX-spetrum e um sincler 1000 ai em Portugal ainda devem funcionar.
José Flor

Olá José Flor,

Nossa o Sinclair 1000 é um bocado antigo, ele foi minha última prova de laboratório onde tive que encontrar seu defeito, só que ao analizar a placa logo vi solda refeita no Z-80 e substitui ele de imediato, levei nota máxima... bons tempos... eles são mais velhos do que eu, rs... é uma verdadeira peça de museu...

Abs a todos e fiquem com Deus,
Registado

Todos os caminhos nos levam as trevas, mas somente aqueles com muita fé seguirão para a luz... Por isso julgue o seu sucesso por aquilo o que você teve que renunciar para consegui-lo.
Chip
OzFlor - José Flor
« Responder #12 em: Outubro 26, 2008, 00:55:52 »

Olá Márcio,
Eu quando era jovem não queria nada com mulheres. Com os meu sincler 1000 e o ZX sepctum eu perdi muitas noites. Assim como um pouco com electrónica amadora.
Só depois descobri o Brasil (quase 500 anos depois de Cabral) e ai minha nossa era só mulherada. Tanto que casei lá duas vezes. E agora tenho uma filha muito linda meia Brasileira.
José Flor
Registado

Socket
**
A persistência é a alma da vitória dos sem dons.
« Responder #13 em: Outubro 26, 2008, 01:15:15 »

Olá Márcio,
Eu quando era jovem não queria nada com mulheres. Com os meu sincler 1000 e o ZX sepctum eu perdi muitas noites. Assim como um pouco com electrónica amadora.
Só depois descobri o Brasil (quase 500 anos depois de Cabral) e ai minha nossa era só mulherada. Tanto que casei lá duas vezes. E agora tenho uma filha muito linda meia Brasileira.
José Flor

Olá Flor,

Eu sei bem como é isso, lol  :D ;D :D ;D eu já tenho quatro filhos e o apetite não acaba, lolol  :D ;D :D ;D

Um grande abraço e fique com Deus,
Registado

Todos os caminhos nos levam as trevas, mas somente aqueles com muita fé seguirão para a luz... Por isso julgue o seu sucesso por aquilo o que você teve que renunciar para consegui-lo.
Fusivel
*
« Responder #14 em: Outubro 27, 2008, 18:46:28 »

Ora viva,

Para o bem e para o mal ou relatando os desenvolvimentos desta minha experiência, sabendo que sem fotos para "mostrar trabalho", a coisa se torna ainda menos interessante.

Seguindo a sugestão de um colega "Sinclairista", utilizei toalhetes de bebé para limpar os plástico e a gordura. Funcionou realmente bem, com as superfícies a ficarem limpas e...desengorduradas. Em princípio é uma solução 5 estrelas para este tipo de limpezas.

Para limpar a corrosão utilizei o WD-40. A lata trás a tal palhinha para aplicações localizadas e, com cuidado, apliquei nos pontos que pretendia limpar, deixar actuar e esfreguei cuidadosamente com esfregão de cozinha. Limpei o excedente com papel de cozinha e, à primeira vista, não há nada que indique que esta intervenção possa vir a afectar negativamente o funcionamento do aparelho.

Curiosamente, este fim de semana resgatei o 48K da caixa de sapatos em que se encontrava e coloquei-o a funcionar...ou pelo menos tentei. Notei que ao longo destes anos em que esteve guardado também  começou a ganhar umas pintas de corrosão aqui e ali, mas nada de especial. Tive que soldar o fio do transformador que estava partido  e lá ligou mas, o pior é que a membrana do teclado já deve ter entregado a "alma ao Criador",  pois poucas teclas funcionam e o caracter que aparece no ecrã não é o correspondente à tecla...

Boas faíscas,

Francisco
Registado
WebTuga Alojamento NacionalPublicidade 125x125Publicidade 125x125Publicidade 125x125Publicidade 125x125Publicidade 125x125Publicidade 125x125
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: