Olá Visitante, Por favor faça Login ou Registe-se

Autor Tópico: [Tutorial] Faça uma turbina eólica geradora de energia  (Lida 10065 vezes)

Offline d_pintassilgo

• Administrador Geral
Re: [Tutorial] Faça uma turbina eólica geradora de energia
« Responder #15 em: Novembro 21, 2007, 23:28:51 pm »
É mesmo isso! :) é um motor (o maior) desses de passo a passo. Tenho que pensar nisso...:)
Para partilhar ficheiros/Imagens recomendo www.box.net

Offline Hugu

• Chip
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • G7 Electrónica.net
« Responder #16 em: Novembro 22, 2007, 19:48:51 pm »
E por exemplo aqueles motores em "gaiola de esquilo", so teem bobinagem no estator e o rotor é a tal gaiola....sao os dito assincronos n é?...darão bons geradores?

Cumps

Offline RJSC

• Socket
  • **
« Responder #17 em: Novembro 24, 2007, 02:41:48 am »
E por exemplo aqueles motores em "gaiola de esquilo", so teem bobinagem no estator e o rotor é a tal gaiola....sao os dito assincronos n é?...darão bons geradores?

Cumps

Sem imans não gera nada sequer.
A única maneira de gerar é liga-lo á corrente (220 AC) para que a corrente alterna induza corrente no rotor que por sua vez cria m campo magnético. Depois é necessário fazer o motor rodar mais rápido do que ele roda quando ligado à corrente e ele começará a enviar energia de volta á rede eléctrica, fazendo até o contador andar para trás como os sistemas que se vendem agora para venda de energia à EDP, só que uma turbina eólica nunca vai atingir rotação suficiente para isso e mesmo que atingisse assim que o vento diminuísse um bocadinho a velocidade para a mesma que o motor atinge quando ligado ou mais baixa o motor começa é a consumir corrente para fazer mover as pás!
É no entanto um sistema viável para usar em sistemas hidroeléctricos já que a velocidade das turbinas é constante (desde que a agua não seque) e pode ser alta o suficiente para ultrapassar a velocidade do motor para que este gere energia em vez de consumir.

Como curiosidade, nas turbinas da EDP são usados motores de indução, pois aquelas pás gigantescas têm caixa de velocidades para multiplicar a velocidade e quando a velocidade não chega há um circuito que desliga automaticamente o motor da rede para que este não passe é a consumir energia para mover as pás.
Claro que isto também pode ser feito em escala caseira mas... não sei se já repararam na relação tamanho das pás com o tamanho do gerador das turbinas da EDP... As pás das turbinas de pequena escala são menores para um dado tamanho de gerador, dado que o sistema com caixa de velocidades e motor de indução é bastante menos eficiente e em pequena escala a energia produzida era ridícula.
Em grande escala compensa pois o custo de uma turbina eficiente com imans era proibitivo.

Resumindo, motores que gerem energia sozinhos sem terem que estar ligados a uma fonte de energia externa que os excite só os que têm imans. Motores bons são os que tiverem imans permanentes e sejam construídos para funcionar a baixas rotações.

Os alternadores de automóvel que também não têm imans também não geram sem estarem ligados a uma bateria com carga, e quando não estão em movimento consomem energia para gerar o campo magnético do rotor. Porque os carros não ficam sem bateria quando o motor está parado então? Porque quando se para o motor é cortado o circuito que vai para o alternador.

Offline RJSC

• Socket
  • **
« Responder #18 em: Novembro 26, 2007, 13:58:40 pm »
Achei aqui uma foto um carregador de pilhas eolico com um motor passo-a-passo e helice feita com tudo de pvc:
http://www.reuk.co.uk/OtherImages/pvcblades6.jpg

(Já agora.. os botões de adicionar imagens/urls/animações em flash etc não funcionam, pelo menos no firefox. O comando que resulta desses botões é: javascript: void(0) )

Offline JTorres

• Fusivel
  • *
« Responder #19 em: Fevereiro 11, 2008, 22:54:13 pm »
Boas, sou mesmo "verdinho" neste forum.  ;D

Por acaso ja realizei um projecto de um pequeno aerogerador prai á 2 anos, quando tinha 15 anos ;).

Basicamente este pequeno aerogerador apenas carregava umas baterias de 12V baterias. Neste momento está desmontado pk eu apenas utilizava as baterias para alimentar um amplificador de som.

Mas estou a pensar estas férias do verão voltar a monta-lo, melhorando algumas coisas, como por exemplo fazendo um conversor que injecte a energia gerada para a rede. Mas claro que não conseguia fazer isto tudo sozinho, só o consigo com a ajuda do meu pai que faz a parte de electrónica e eu a parte mecânica.

Claro que tive de recolher informação sobre a concepção  de um aerogerador, como por exemplo este:
--->http://www.windpower.org/es/tour/wtrb/electric.htm

É claro que tive de ter um pouco mais de informação, principalmente do perfil das pás.

Aqui está uma foto do tal aerogerador: ;D

Offline bettencourt

• Administrador Geral
« Responder #20 em: Fevereiro 11, 2008, 23:33:17 pm »
ta muito fixe... como fizete a caixa desmultiplicadora? qual é o tamanho de cada pá? kal foi a rotaçao maxima que ja conseguiste obter com isso?

Offline JTorres

• Fusivel
  • *
« Responder #21 em: Fevereiro 12, 2008, 21:12:01 pm »
ta muito fixe... como fizete a caixa desmultiplicadora? qual é o tamanho de cada pá? kal foi a rotaçao maxima que ja conseguiste obter com isso?

Não foi uma desmultiplicação mas sim uma multiplicação. O gerador que utilizei foi um alternador do AX. ;D

Não podia meter o alternador acoplado directamente ao rotor pk acho que aquilo só começa a gerar a 1500rpm +-, e se fosse assim ainda me começava a podar as árvores com tanta rotação! :D

Cada pá tem 1m e pouco, mas como estão afasdas do centro aquilo deve ter quase 3 m de diâmetro.

Aquilo tem 2 reguladores de rotação máxima. Um deles é o das pás, quando o rotor atinge muita rotação a força centrifuga faz rotar as pás para que estas reduzam a rotação. Outro é o do gerador que quando o vento está fraco gere pouquíssima energia para que o rotor não pare de rotar, e quando o vento está muito forte o gerador dá a potencia máxima.

A rotação máxima nao sei mas devia ser + - 300 rpm.

Offline d_pintassilgo

• Administrador Geral
« Responder #22 em: Fevereiro 12, 2008, 21:47:13 pm »
Ena bem! ;) isso está mesmo á maneira :)

Por acaso não queres meter ai nos projectos esse teu projecto? :)
Para partilhar ficheiros/Imagens recomendo www.box.net

Offline bettencourt

• Administrador Geral
« Responder #23 em: Fevereiro 12, 2008, 22:34:29 pm »
como fizeste esse sistema das velocidades ?

Offline JTorres

• Fusivel
  • *
« Responder #24 em: Fevereiro 12, 2008, 23:29:18 pm »
como fizeste esse sistema das velocidades ?

Acho que nada melhor do que fotos!

Mas nada de registar patente!! :)

Offline bettencourt

• Administrador Geral
« Responder #25 em: Fevereiro 13, 2008, 01:08:43 am »

Aquilo tem 2 reguladores de rotação máxima. Um deles é o das pás, quando o rotor atinge muita rotação a força centrifuga faz rotar as pás para que estas reduzam a rotação. Outro é o do gerador que quando o vento está fraco gere pouquíssima energia para que o rotor não pare de rotar, e quando o vento está muito forte o gerador dá a potencia máxima.

podias esplicar melhor esta parte???

n sei se ja viste no forum mas tou a tentar fazer uma eolica com ajuda do pessoal. e se desse para aplicar isso tambem no meu projecto era muito fixe

Offline José Flor

• Vigiado
  • *
  • OzFlor - José Flor
« Responder #26 em: Março 30, 2008, 10:59:32 am »
.
« Última modificação: Janeiro 22, 2011, 02:56:50 am por José Flor »

Offline Mako

• Transistor
  • **
« Responder #27 em: Março 30, 2008, 13:32:52 pm »
JTorres dizes entao que aquilo so comeca a gerar as 1500 rpm +-, quer dizer que tens uns sistema qualquer para que quando o alternador nao atingir essa rotacao nao te gastar a bateria não é assim??
  ???
« Última modificação: Março 30, 2008, 14:43:27 pm por Mako »

Offline José Flor

• Vigiado
  • *
  • OzFlor - José Flor
Motores de 3 fases, regeneração
« Responder #28 em: Abril 01, 2008, 03:39:41 am »
.
« Última modificação: Janeiro 22, 2011, 02:56:44 am por José Flor »

Offline BlueEagle

• Webmaster
  • Speed is relative
    • Blog JCSimões
« Responder #29 em: Janeiro 31, 2009, 15:36:34 pm »
Tenho que ver bem isto mas para uma aplicação diferente. A ideia era fazer um gerador de energia com a força da água, tenho um ribeiro aqui mm ao lado de casa que até passar pelo meu quintal e está com uma força valente mas é certinho não é turbolento simplesmente a água tem velocidade.
Vo uver oque consigo engenhocar :P