Votação
Pergunta: O Homem domina a tecnologia ou a Tecnologia domina o Homem?
O Homem domina a tecnologia - 16 (34.8%)
A tecnologia domina o Homem - 13 (28.3%)
Dominam-se igualmente - 16 (34.8%)
Nenhuma das anteriores (especificar em resposta) - 1 (2.2%)
Votos totais: 46

Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Homem domina a tecnologia ou a Tecnologia domina o Homem?  (Lida 1201 vezes)
Neocore
Transistor
**

João

« em: Setembro 05, 2006, 21:33:47 »

Ora boas. Vou estrear este sub-forum com uma pergunta pertinente, a meu ver.

Há uns meses decorri esta conversa com um professor (de informática). Surgiu diversas sub-conversas e opiniões muito muito boas. Penso que temos pontos de vista diferentes em relação a este tema.

Se todos nós usamos a tecnologia no dia-a-dia, então ficamos algo dependentes dela para concluirmos o nosso quotidiano com sucesso. Mas será isso bom, ou estamos a perder a identidade face a chips, circuitos integrados e zeros e uns?

Espero que demonstrem a vossa opinião e a razao do voto.
Quanto a mim, penso que estamos cada vez mais dependentes da tecnologia (nomeadamente da informática e da electrónica) - olhemos nos hospitais... caso de um dia para o outro o sistema informatico desaparecesse, era o caos no mundo a nivel de saúde.
Por outro lado, penso que estamos vivos e temos o que temos devido a tecnologia: muitos produtos alimentares são geneticamente modificados para obtermos uma melhor qualidade e para que eles sejam melhor aproveitados. Os medicamentos (quimicos) são outro exemplo da tecnologia...
O meu voto vai para a "A tecnologia domina o Homem", embora na maior parte dos casos seja uma dominação positiva.

Neocore
Registado

&& Diário de um Anduta - www.anduta.pt.vu &&
Neste momento estou no Messenger
Spread
Transistor
**

« Responder #1 em: Setembro 05, 2006, 21:43:28 »

Apesar de ter votado dominam-se igualmente (ou mutuamente) penso que a nossa dependência ainda pode ser recuperada. Apesar de ser dificil conseguimos viver sem electricidade e apesar de muitos pontos do mundo dependerêm da água que é tratada/transportada pela electricidade penso que é possivel sobreviver e se há indigenas que o fazem quer dizer que a humanidade não está acabada se estiver acabada a tecnologia.

Cumps Cool
Registado

Livre no software como no pensamento @Freesoft.
http://w3.spread-pt.com
Neocore
Transistor
**

João

« Responder #2 em: Setembro 05, 2006, 21:47:13 »

Apesar de ter votado dominam-se igualmente (ou mutuamente) penso que a nossa dependência ainda pode ser recuperada. Apesar de ser dificil conseguimos viver sem electricidade e apesar de muitos pontos do mundo dependerêm da água que é tratada/transportada pela electricidade penso que é possivel sobreviver e se há indigenas que o fazem quer dizer que a humanidade não está acabada se estiver acabada a tecnologia.

Cumps Cool

Eu acho que a parte do mundo que precisa da tecnologia, nao sobreviviria (uma forma de dizer...mas havia uma grande regressão). Seria mais fácil àquela parte do mundo que sempre viveu sem electricidade porque nunca obteve a noçao da tecnologia...

Neocore
« Última modificação: Setembro 05, 2006, 21:49:36 por Neocore » Registado

d_pintassilgo
Administrador
Chip

« Responder #3 em: Setembro 05, 2006, 22:20:05 »

A tecnologia domina o Homem! O simpels facto de haver a necessiade de esplorar/desenvolver a tecnologia já a torna dominante.
Registado

Para partilhar ficheiros/Imagens recomendo www.box.net
http://www.fon.com/
NuGuN
Cristal

« Responder #4 em: Setembro 05, 2006, 22:23:53 »

Bem.. eu votei Dominam-se igualmente e passo a explicar o porque.

Na minha opinião istu é um bocado complicado de determinar.

Uma pessoa que domina a técnologia(neste caso a eléctronica e a informática) pode ser um técnico de informática ou um "eléctronico", e teoricamente deveria dominar estas áreas, ou seja, dominar a técnologia, mas, e se tudo istu falhar ou deixar de existir?? bem aqui ja me parece que é a técnologia que domina o técnico, por este estar demasiado ligado a ela, e possivelmente não saber viver sem ela.

E se for uma pessoa que não sabe como funciona nada destas técnologias e nem sequer esta interessado nestas budegas?? pode-se dizer que não domina as técnologias, mas tambem dificilmente vai ser dominado por elas, aconteça o que acontecer....

Ou seja o que me parece a min é que quem domina as técnologias é quem é dominado por elas. E cada vez mais estaremos ligados a elas, siceramente, adoro inteligencia artificial e gostava de estar vivo no dia em que o primeiro robot com uma inteligecia igual a do Homem fosse criado, no entanto não me agrada muito esta ideia, pois se tivesse inteligencia igual a nossa possivelmente tambem teria sentimentos e issu penso que poderia trazer muitos problemas no futuro!

Istu é apenas o meu ponto de vista  Grin

Cumps
Registado
Neocore
Transistor
**

João

« Responder #5 em: Setembro 05, 2006, 22:30:09 »

E se for uma pessoa que não sabe como funciona nada destas técnologias e nem sequer esta interessado nestas budegas?? pode-se dizer que não domina as técnologias, mas tambem dificilmente vai ser dominado por elas, aconteça o que acontecer....

Ou seja o que me parece a min é que quem domina as técnologias é quem é dominado por elas. E cada vez mais estaremos ligados a elas, siceramente, adoro inteligencia artificial e gostava de estar vivo no dia em que o primeiro robot com uma inteligecia igual a do Homem fosse criado, no entanto não me agrada muito esta ideia, pois se tivesse inteligencia igual a nossa possivelmente tambem teria sentimentos e issu penso que poderia trazer muitos problemas no futuro!

Istu é apenas o meu ponto de vista  Grin

Cumps

Acho que toda a sociedade pensa no seu conforto próprio. Eu prefiro usar da tecnologia de um aquecedor para me aquecer no inverno. Prefiro ter uma lampada a andar com candeeiros a petróleo. Embora haja sempre alternativa, penso que as pessoas procuram a sua comodidade.

O outro paragrafo não sei bem a minha posição. Não sei se seria tao bom ter uma máquina com sentimentos iguais aos nossos... Acho que o Ser Humano perderia a sua identidade e as suas caracteristicas proprias.
Por outro lado, seria bom pois permitiria que aprendêssemos mais sobre o Humano...
É uma questão complicada! E por isso mesmo está neste forum Lingua

Neocore
Registado

NuGuN
Cristal

« Responder #6 em: Setembro 05, 2006, 22:49:13 »

Acho que toda a sociedade pensa no seu conforto próprio. Eu prefiro usar da tecnologia de um aquecedor para me aquecer no inverno...

Nem mais, eu tambem sou assim. A tecnologia facilitanos bastante a vida, o problema é que tambem nos pode vir a trazer muitos problemas...

Cumps
Registado
Neocore
Transistor
**

João

« Responder #7 em: Setembro 05, 2006, 22:51:52 »

Acho que toda a sociedade pensa no seu conforto próprio. Eu prefiro usar da tecnologia de um aquecedor para me aquecer no inverno...

Nem mais, eu tambem sou assim. A tecnologia facilitanos bastante a vida, o problema é que tambem nos pode vir a trazer muitos problemas...

Cumps

É a bi-polaridade da coisa... Há sempre um lado bom e outro mau. Por acaso, cada vez que me lembro destas ambivalencias, lembro-me do einstein e da bomba atomica...

Neocore
Registado

type0
Administrador
Transistor

« Responder #8 em: Setembro 06, 2006, 00:05:03 »

Eu votei que a tecnologia domina o homem, pois com o evoluir da tecnologia evoluem e mudam os hábitos e modos de vida do homem, tanto para bem como para mal e as consequências dessas evoluções da tecnologia marcam a humanidade dominando a história do homem pois sem ela pouca história havia.
Registado

Neocore
Transistor
**

João

« Responder #9 em: Setembro 06, 2006, 00:10:46 »

Tecnologia (do grego τεχνη — "ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:

* As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
    * As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas, e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;
    * Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial);
    * A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
    * O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
    * Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).

Wikipédia
Registado

devil25
G||17
Socket
**

Next generation!

« Responder #10 em: Janeiro 07, 2007, 23:10:37 »

Eu votei que a tecnologia domina o homem, pois com o evoluir da tecnologia evoluem e mudam os hábitos e modos de vida do homem, tanto para bem como para mal e as consequências dessas evoluções da tecnologia marcam a humanidade dominando a história do homem pois sem ela pouca história havia.
Type 0 concordo com o teu ponto de vista..Sem dúvida que o homem acaba por se deixar dominar pela tecnologia..E é esse domominio que acaba por levar a tecnologia aevoluir cada vez mais.
Registado

||I'm the devil25, I'm G and I'm sandro_G||

jonaspaulo
Socket
**

« Responder #11 em: MARçO 04, 2007, 16:46:19 »

Eu acho que o homem domina a tecnologia (nao ha ai robots assassinos a tentarem matarnos nem maquinas k nao façam o k esteja pre programado) logo a tecnologia nao domina o homem a meu ver. Agora outra coisa completamente diferente e ai sim concordo e o facto de o homem estar dependente da tecnologia nos dias k correm isso sim Sorridente

My 2 cents
Registado

Teach to be teached
southafrikanse
Moderador Global
Cristal

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória

« Responder #12 em: MARçO 15, 2007, 12:09:22 »

A Tecnologia domina o Homem.

A evolução do Homem traduziu-se na evolução da sua tecnologia (passámos pela Idade da Pedra, do Bronze até à Idade Moderna)

Penso que no estado em que a Tecnologia chegou já nos é impossível viver sem ela. Se não me engano houve um filme qualquer onde mostraram o que aconteceria se não houvesse internet, televisão, telefone, luz, água nas nossas casas e mostraram que o pessoal ficava louco com isso.

No entanto, é sabido que a tecnolgia surgiu graças à curiosidade do Homem. Graças a pessoas como Leonardo daVinci, Alexandre Volta, Benjamin Franklin, Flemming, Faraday, Einstein, só citando uns sem esquecer os outros, podemos ter a oportunidade de vivermos bem e ao mesmo tempo mantermo-nos informados no mundo.

O que aconteceria se a tecnologia desaparecesse? CAOS.
Registado

My personal blog: Eurico Leite
My blog: Tugatrónica
My other blog: TugaSport
José Flor
José António Flor de Sousa
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #13 em: Novembro 11, 2007, 04:42:42 »

É um ciclo vicioso. É como o ovo e a galinha, quem veio primeiro?
José Flor
Registado

oluap12
Cristal

« Responder #14 em: Novembro 11, 2007, 12:58:54 »

na minha é o homem que dominia tecnologia, pois é ele que a inventa
mas ela tb o dominia
quem dominara?
Registado
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: