Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: disjuntor bipolar neutro e fase?  (Lida 214 vezes)
paulo ribeiro
Fusivel
*

« em: Setembro 05, 2008, 21:50:19 »

boas
no meu predio a electricidade da garagem vem de um quadro geral do predio cada um dos condominos instalou um contador electrico para ver quanto consumia.eu como os demais para alem disso meti um disjuntor dipolar sendo que um dos bornes tem um N a azul liguei o neutro nesse e a fase no outro tudo bem sempre funcionou. Mas lendo um livro sobre electricidade dizia que que nunca se devia ligar o neutro ao disjuntor. a minha pergunta e esta sera mesmo assim??? pq se disparar o dijuntor corta a fase e o neutro por isso nao vejo qual o problema. Sera que fica carga no fio para la do corte do dijuntor?Hein
Registado
VMER
Fusivel
*

« Responder #1 em: Novembro 27, 2008, 07:36:16 »

Nao..
A fase vai sempre ao disjuntor.. e nao o neutro..
No seu caso...
Voce meteu um disjuntor bipolar, esse ja corta fase e neutro.
O que voce leu e para um disjuntor unipolar..
Unipolar so tem 1 borne.
Esta tudo bem.
Registado
José Flor
José António Flor de Sousa
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #2 em: Novembro 27, 2008, 10:29:00 »

Quando fiz a ligação do contador (caixa para 4 relógios) nas minhas propriedades do Brasil, eu ligeui o fase ao disjuntor como se faz em Portugal. Foi chumbado e não ligaram a energia. A norma lá é ao contrário. Questionei o porque. Responderam-me que era para não roubar energia electrica que é pratica bem comum no Brasil. Resumo, da forma que eles lá ligam, não me parece segura. Mesmo com o disjuntor desligado o relógio está com a fase nele e isso a meu pensar pode ocasionar consumo medido pelo relógio sem sequer se estar a usar isto partindo do principio de indução magnética.
José Flor
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: