Páginas: 1 [2]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Tutorial] Faça uma turbina eólica geradora de energia  (Lida 3291 vezes)
d_pintassilgo
Administrador Geral
Chip

« Responder #15 em: Novembro 22, 2007, 00:28:51 »

É mesmo isso! Sorridente é um motor (o maior) desses de passo a passo. Tenho que pensar nisso...Sorridente
Registado

Para partilhar ficheiros/Imagens recomendo www.box.net
http://www.fon.com/
Hugu
Chip

« Responder #16 em: Novembro 22, 2007, 20:48:51 »

E por exemplo aqueles motores em "gaiola de esquilo", so teem bobinagem no estator e o rotor é a tal gaiola....sao os dito assincronos n é?...darão bons geradores?

Cumps
Registado

Keyboard not found. Press any key to continue.
------
AVALIAÇÃO
VENDO
COMPRO
RJSC
Socket
**

« Responder #17 em: Novembro 24, 2007, 03:41:48 »

E por exemplo aqueles motores em "gaiola de esquilo", so teem bobinagem no estator e o rotor é a tal gaiola....sao os dito assincronos n é?...darão bons geradores?

Cumps

Sem imans não gera nada sequer.
A única maneira de gerar é liga-lo á corrente (220 AC) para que a corrente alterna induza corrente no rotor que por sua vez cria m campo magnético. Depois é necessário fazer o motor rodar mais rápido do que ele roda quando ligado à corrente e ele começará a enviar energia de volta á rede eléctrica, fazendo até o contador andar para trás como os sistemas que se vendem agora para venda de energia à EDP, só que uma turbina eólica nunca vai atingir rotação suficiente para isso e mesmo que atingisse assim que o vento diminuísse um bocadinho a velocidade para a mesma que o motor atinge quando ligado ou mais baixa o motor começa é a consumir corrente para fazer mover as pás!
É no entanto um sistema viável para usar em sistemas hidroeléctricos já que a velocidade das turbinas é constante (desde que a agua não seque) e pode ser alta o suficiente para ultrapassar a velocidade do motor para que este gere energia em vez de consumir.

Como curiosidade, nas turbinas da EDP são usados motores de indução, pois aquelas pás gigantescas têm caixa de velocidades para multiplicar a velocidade e quando a velocidade não chega há um circuito que desliga automaticamente o motor da rede para que este não passe é a consumir energia para mover as pás.
Claro que isto também pode ser feito em escala caseira mas... não sei se já repararam na relação tamanho das pás com o tamanho do gerador das turbinas da EDP... As pás das turbinas de pequena escala são menores para um dado tamanho de gerador, dado que o sistema com caixa de velocidades e motor de indução é bastante menos eficiente e em pequena escala a energia produzida era ridícula.
Em grande escala compensa pois o custo de uma turbina eficiente com imans era proibitivo.

Resumindo, motores que gerem energia sozinhos sem terem que estar ligados a uma fonte de energia externa que os excite só os que têm imans. Motores bons são os que tiverem imans permanentes e sejam construídos para funcionar a baixas rotações.

Os alternadores de automóvel que também não têm imans também não geram sem estarem ligados a uma bateria com carga, e quando não estão em movimento consomem energia para gerar o campo magnético do rotor. Porque os carros não ficam sem bateria quando o motor está parado então? Porque quando se para o motor é cortado o circuito que vai para o alternador.
Registado
RJSC
Socket
**

« Responder #18 em: Novembro 26, 2007, 14:58:40 »

Achei aqui uma foto um carregador de pilhas eolico com um motor passo-a-passo e helice feita com tudo de pvc:
http://www.reuk.co.uk/OtherImages/pvcblades6.jpg

(Já agora.. os botões de adicionar imagens/urls/animações em flash etc não funcionam, pelo menos no firefox. O comando que resulta desses botões é: javascript: void(0) )
Registado
JTorres
Fusivel
*

« Responder #19 em: Fevereiro 11, 2008, 23:54:13 »

Boas, sou mesmo "verdinho" neste forum.  Grin

Por acaso ja realizei um projecto de um pequeno aerogerador prai á 2 anos, quando tinha 15 anos Wink.

Basicamente este pequeno aerogerador apenas carregava umas baterias de 12V baterias. Neste momento está desmontado pk eu apenas utilizava as baterias para alimentar um amplificador de som.

Mas estou a pensar estas férias do verão voltar a monta-lo, melhorando algumas coisas, como por exemplo fazendo um conversor que injecte a energia gerada para a rede. Mas claro que não conseguia fazer isto tudo sozinho, só o consigo com a ajuda do meu pai que faz a parte de electrónica e eu a parte mecânica.

Claro que tive de recolher informação sobre a concepção  de um aerogerador, como por exemplo este:
--->http://www.windpower.org/es/tour/wtrb/electric.htm

É claro que tive de ter um pouco mais de informação, principalmente do perfil das pás.

Aqui está uma foto do tal aerogerador: Grin

Registado
bettencourt
Moderador Global
Chip

« Responder #20 em: Fevereiro 12, 2008, 00:33:17 »

ta muito fixe... como fizete a caixa desmultiplicadora? qual é o tamanho de cada pá? kal foi a rotaçao maxima que ja conseguiste obter com isso?
Registado
JTorres
Fusivel
*

« Responder #21 em: Fevereiro 12, 2008, 22:12:01 »

ta muito fixe... como fizete a caixa desmultiplicadora? qual é o tamanho de cada pá? kal foi a rotaçao maxima que ja conseguiste obter com isso?

Não foi uma desmultiplicação mas sim uma multiplicação. O gerador que utilizei foi um alternador do AX. Grin

Não podia meter o alternador acoplado directamente ao rotor pk acho que aquilo só começa a gerar a 1500rpm +-, e se fosse assim ainda me começava a podar as árvores com tanta rotação! Contente

Cada pá tem 1m e pouco, mas como estão afasdas do centro aquilo deve ter quase 3 m de diâmetro.

Aquilo tem 2 reguladores de rotação máxima. Um deles é o das pás, quando o rotor atinge muita rotação a força centrifuga faz rotar as pás para que estas reduzam a rotação. Outro é o do gerador que quando o vento está fraco gere pouquíssima energia para que o rotor não pare de rotar, e quando o vento está muito forte o gerador dá a potencia máxima.

A rotação máxima nao sei mas devia ser + - 300 rpm.
Registado
d_pintassilgo
Administrador Geral
Chip

« Responder #22 em: Fevereiro 12, 2008, 22:47:13 »

Ena bem! Wink isso está mesmo á maneira Sorridente

Por acaso não queres meter ai nos projectos esse teu projecto? Sorridente
Registado

Para partilhar ficheiros/Imagens recomendo www.box.net
http://www.fon.com/
bettencourt
Moderador Global
Chip

« Responder #23 em: Fevereiro 12, 2008, 23:34:29 »

como fizeste esse sistema das velocidades ?
Registado
JTorres
Fusivel
*

« Responder #24 em: Fevereiro 13, 2008, 00:29:18 »

como fizeste esse sistema das velocidades ?

Acho que nada melhor do que fotos!

Mas nada de registar patente!! Sorridente
Registado
bettencourt
Moderador Global
Chip

« Responder #25 em: Fevereiro 13, 2008, 02:08:43 »

Aquilo tem 2 reguladores de rotação máxima. Um deles é o das pás, quando o rotor atinge muita rotação a força centrifuga faz rotar as pás para que estas reduzam a rotação. Outro é o do gerador que quando o vento está fraco gere pouquíssima energia para que o rotor não pare de rotar, e quando o vento está muito forte o gerador dá a potencia máxima.

podias esplicar melhor esta parte???

n sei se ja viste no forum mas tou a tentar fazer uma eolica com ajuda do pessoal. e se desse para aplicar isso tambem no meu projecto era muito fixe
Registado
José Flor
José António Flor de Sousa
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #26 em: MARçO 30, 2008, 10:59:32 »

Os motores dos micro-ondas de girar o prato são bons para gerar uma tensão.
José Flor
Registado

Mako
Transistor
**

« Responder #27 em: MARçO 30, 2008, 13:32:52 »

JTorres dizes entao que aquilo so comeca a gerar as 1500 rpm +-, quer dizer que tens uns sistema qualquer para que quando o alternador nao atingir essa rotacao nao te gastar a bateria não é assim??
  Hein
« Última modificação: MARçO 30, 2008, 14:43:27 por Mako » Registado

José Flor
José António Flor de Sousa
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #28 em: Abril 01, 2008, 03:39:41 »

Os motores industriais pequenos e grandes de 3 fases trabalham a uns 1440 RPM, não chega a 1500 porque tem as percas de derrapagem (uns 4%), isto para a frequência de rede de 50Hz. Quando as cargas (esteira, locomotiva a motores electricos, etc.) ligadas aos motores aceleram demasiadamente, o motor entra a maior rotação do que 1500 RPM. Chama-se regeneração. A curva característica da regeneração nos dá uma área de 100% a uns 112% maior que sua rotação máxima (1500 RPM) que [e útil para aproveitar energia. Na prática a área útil fica nos cerca de 104%. Nesta área de regeneração, os motores podem ter um circuito que realimenta as linhas de alimentação do motor, ou seja economiza energia pois o motor está a produzi e a enviar para a linha para voltar a ser usado.
Não sei se me fiz entender.
José Flor
PS. isto responde ao Mako

Later edit:
Devo dizer que estou iniciando uma matéria no meu curso sobre motores de 3 fase. Não me interesso por isso e nem ganho créditos para o meu curso de electrónica, mas sempre é bom aprender mais umas coisas. Por isso o meu comentário em cima. Eu vou arranjar o gráfico que explica como isso funciona e que falei em cima, isso se me lembrar. Com tanta coisa na vida que muito fica para trás.
José Flor
« Última modificação: Abril 01, 2008, 05:25:12 por José Flor » Registado

Páginas: 1 [2]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: