Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda Smáforo 4 vias (Cruzamento)  (Lida 284 vezes)
ept123
Fusivel
*

« em: Outubro 21, 2008, 08:37:25 »

Boas, peço desculpa se este não é o local correcto, mas precisava de uma ajuda num projecto me que estou a trabalhar.

Trata-se de um semáforo de 4 vias, um cruzamento controlado por 4 semáforos.

Vou trabalhar num OMRON. precisava de ajuda no programa. Se me puderem dar as instruções (diagrama de blocos; contactos) ficava muito agradecido, depois ainda vou ter de explicar como implementar na vida real, tensões adequadas, etc.

Desde já obrigado.
« Última modificação: Outubro 21, 2008, 08:44:46 por ept123 » Registado
asena
Eng. Electrónico
Cristal

« Responder #1 em: Outubro 21, 2008, 11:11:29 »

precisava de ajuda no programa. Se me puderem dar as instruções (diagrama de blocos; contactos) ficava muito agradecido

Quer que lhe façamos o programa?
Claro! sem problemas. Vai pagar em numerário, cheque, vale postal ou multibanco? Contente

Não pode cair aqui assim com estes pedidos, ainda pensamos que não quer fazer o trabalho de casa Wink

Se quer ajuda em problemas específicos que está a ter numa determinada linha/função, aí tudo bem. Fazer o programa todo...
Vida real? vai ser numa maquete com LEDs, ou vai ser na rua ?

Registado

Cumprimentos,

António Sérgio Sena

Tlm.: +351.967.033.209
Fax.: +351.236.215.256

SENAengenharia - http://www.senaeng.com

- Soluções em Sistemas Electrónicos e de Microcontroladores.

- Formação em Microcontroladores PIC

.
ept123
Fusivel
*

« Responder #2 em: Outubro 21, 2008, 11:49:38 »

percebo  Contente

vai ser feita uma maqueta com leds, mas vai ser feito teóricamente, a aplicação para a vida real.

Actualmente ,a etapa a desenvolver, é realizar o programa, as intruções, e programar um automato, e verificar se bate certo.

actualmente é necessária mesmo ajuda, agradecia qualquer coisa que pudessem explicar.

Mesmo se fossem so as instruçoes para apenas um semáforo, já era um passo, a partir daí
era so adaptar + uma saída e após isso criar uma interacçao com outro programa identico.

Qualquer ajuda é preciosa, neste momento é mesmo.

Obrigado pela compreensão e por qualquer ajuda. Digam  algo.

Cumprimentos.
Registado
José Flor
José António Flor de Sousa
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #3 em: Outubro 21, 2008, 12:12:05 »

Para simplicidade, podes usar um NE555 para te dar o tempo e portas lógicas para ligar os LEDs.
Primeiramente esboça ai um desenho com os semáforos (verde, vermelho e amarelo para carros, peões). Tempo de abertura e fechamento de cada semáforo, etc.
Depois disso partes para o tipo de hardware que vais usar, tipo o que falei em cima ou uso de um microcontrolador.
Procura aqui neste fórum por um tópico relacionado onde foi colocado um PDF sobre isso. Penso que era com uso de portas lógicas. O problemas é que o moderador virtual do fórum sempre que entrava em manutenção automática removia arquivos, logo esse PDF só mesmo se pedires ao autor por ele. O mais, nesse PDF, tenha uma função lógica e que todos os semáforos ficavam desligados (para explicar todas as possibilidades lógicas), mas isso é o menos.
José Flor
Registado

asena
Eng. Electrónico
Cristal

« Responder #4 em: Outubro 21, 2008, 13:01:28 »

percebo  Contente

vai ser feita uma maqueta com leds, mas vai ser feito teóricamente, a aplicação para a vida real.

Actualmente ,a etapa a desenvolver, é realizar o programa, as intruções, e programar um automato, e verificar se bate certo.

actualmente é necessária mesmo ajuda, agradecia qualquer coisa que pudessem explicar.

Mesmo se fossem so as instruçoes para apenas um semáforo, já era um passo, a partir daí
era so adaptar + uma saída e após isso criar uma interacçao com outro programa identico.

Qualquer ajuda é preciosa, neste momento é mesmo.

Obrigado pela compreensão e por qualquer ajuda. Digam  algo.

Cumprimentos.

Parece que faltaste a todas as aulas?  dá impressão disso Contente
Se tens um trabalho para fazer em PLC, então de certeza que já fizeste alguns micro-programas, nas aulas? hum...

Esquema de blocos dos semaforos?  tens que começar por aqui.

Começar pelo programa, é quase que começar a casa pelo telhado.
Tem que haver requisitos e especificaçoes, e começar a partir daí.

Registado

Cumprimentos,

António Sérgio Sena

.
Geométrico
Fusivel
*

« Responder #5 em: Outubro 27, 2008, 00:19:06 »

Caro colega,

O Sr. António Sena tem toda a razão. Vai ver a matéria que foi dada atrás!

Não sei se te lembras, nós na aula, módulo 5 e 6, fizemos (pelo menos o meu grupo fez, agora o teu não sei) o programa para um semáforo de 1 via. Lembras-te?

Agora é só aplicar esse programa para 4 vias (cruzamento). Não será de todo difícil. Sorridente

Mas, mesmo que queiras fazer a PAP, com algo que não tenha sido feito por ti, podes sempre pesquisar na internet, que irás encontrar muita informação sobre este projecto.

Mas relembro-te, que será melhor começar por algo básico, e feito essencialmente por ti.... algo de que tenhas orgulho, e possas realmente dizer: isto foi feito por MIM (grupo)!

Abraço,
Geométrico Wink
Registado
asena
Eng. Electrónico
Cristal

« Responder #6 em: Outubro 27, 2008, 13:06:39 »

ena pá... descobriram-lhe a careca....

faz-me lembrar um ex-colega meu de faculdade, que se lembrou de ir à internet buscar a tese final do curso.

O orientador tem a mania de ir ao Google e colocar as primeiras frases dos capítulos...  foi à primeira.

Conclusão final: para não ser expulso, teve que repetir as cadeiras todas do último ano, bem como fazer uma nova tese.
Registado

Cumprimentos,

António Sérgio Sena

.
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: