Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Meus Projectos  (Lida 634 vezes)
guibot
Fusivel
*

« em: Setembro 20, 2008, 01:42:30 »

Olá a todos!
Estou muito feliz por ter encontrado um portal português em que se fala de robótica!!!  Bem Hajam!!!   Sorridente

Gostaria de partilhar com vocês os meus projectos, basta que visitem http://lab.guilhermemartins.net

Acabei hoje de fazer um pequeno tutorial de Iniciação ao Arduino Sorridente

até breve
guibot
Registado
José Flor
José António Flor de Sousa
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #1 em: Setembro 20, 2008, 05:54:13 »

Não é a minha área, mas quiça poderá um dia ser.
Faz bem em partilhar eus projetos. Vai ter muita gente querendo vir no fórum se tivermos coisas para oferecer e tu estás a contribuir. Bem vindo ao fórum.
Obrigado
José Flor
Registado

Njay
Cristal

« Responder #2 em: Setembro 20, 2008, 13:04:38 »

Olá, tou espantado de encontrar alguém cá pelo nosso canto a usar "palavrões" como "arduino", "physical computing" ou "circuit bending" Sorridente. E ainda por cima não tens medo de meter a mão na massa Sorridente. Tens aí uns belos projectos, eu qualquer dia tembém hei-de fazer um robot... tanta coisa interessante para fazer e tão pouco tempo!
Não estou ligado ao lado artístico desse "movimento" mas tenho-o acompanhado, essencialmente através do blog da Make:. O ano passado tive a oportunidade de estar na Maker Faire na "bay area" (San Mateo, Califórnia), parece-me ser o tipo de feiras a que gostarias de ir Sorridente

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/27/a-ciencia-e-a-arte-vao-a-feira/

Continua com força aí nesses projectos e vai participando cá no fórum, precisamos de fazer isto crescer, a fazer também crescer o interesse das pessoas na electrónica.

Actualização: Ah!! Também tive a sorte de o Robot Games (http://www.robogames.net/) se realizar por essa altura em São Francisco e também lá estive, se calhar ias gostar mais deste Sorridente. Tenho um video que fiz mas ainda não o coloquei on-line.
« Última modificação: Setembro 20, 2008, 13:12:50 por Njay » Registado

Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams.com ~ Tenho componentes p/ venda nos Classificados
alexandre_t
Transistor
**

allways learning more

« Responder #3 em: Setembro 20, 2008, 13:39:08 »

muito bom  Contente

O problema de não se usar muito arduino é não se encontrar à venda em portugal a preços decentes.  Labios fechados
Registado

O conhecimento é a maior arma contra a opressão.

Pagina pessoal: http://www.est.ipcb.pt/pessoais/alexandre_t
Njay
Cristal

« Responder #4 em: Setembro 20, 2008, 14:02:53 »

O arduino é um AVR para o qual fizeram umas bibliotecas e um pre-processador especial, que depois comverte o teu programa para C e compila com o GCC pa AVR. Se houver interesse nisso posso dar uma olhada e incluir no meu tutorial como correr código arduino num AVR sem ter que comprar mesmo um arduino com placa.
Registado

Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams.com ~ Tenho componentes p/ venda nos Classificados
guibot
Fusivel
*

« Responder #5 em: Setembro 20, 2008, 16:18:20 »

Olá! Obrigado pela calorosa recepção!! Sorridente

Não considero que a Robótica seja também "a minha área" mas é algo que me tem vindo a fascinar ao longo dos tempos.. e acabou por se tornar o meu passatempo favorito.
Notem que o meu primeiro robot foi feito em Agosto!  Julgo que posso dizer que aproveitei bem o Verão... hehe

Njay é bom saber que não estamos sozinhos neste cantinho do planeta! Quando planear uma viagem aos states quero mesmo ver se vou a eventos deste género!!

E o RoboGames deve ser mesmo muito à frente!! Sorridente
Registado
alexandre_t
Transistor
**

allways learning more

« Responder #6 em: Setembro 20, 2008, 16:39:10 »

O arduino é um AVR para o qual fizeram umas bibliotecas e um pre-processador especial, que depois comverte o teu programa para C e compila com o GCC pa AVR. Se houver interesse nisso posso dar uma olhada e incluir no meu tutorial como correr código arduino num AVR sem ter que comprar mesmo um arduino com placa.

aki tens um interessado  Grin
Registado

O conhecimento é a maior arma contra a opressão.

Pagina pessoal: http://www.est.ipcb.pt/pessoais/alexandre_t
guibot
Fusivel
*

« Responder #7 em: Setembro 20, 2008, 18:24:26 »

possivelmente aqui has-de ter outro Wink
Registado
saga
Fusivel
*

« Responder #8 em: Setembro 20, 2008, 23:22:12 »

Bom, então será algo semelhante ao que a rapaziada da revolution education faz aos pics da microchip... certo? os chamados  picaxe.
Registado
Njay
Cristal

« Responder #9 em: Setembro 20, 2008, 23:54:58 »

Não conheço os picaxe em detalhe mas esse tipo de sistema é relativamente simples, do ponto de vista do hw. Normalmente desenha-se uma placa com um microcontrolador no centro e os componentes necessários para o chip correr (como o cristal e condensadores, condesadores de desacopolamento, etc), pode até ter uma memória EEPROM externa para poder guardar mais dados. Depois o grosso do trabalho é feito nas ferramentas para PC, onde é definida uma linguagem ou forma mais simples de "programar" adaptada a pessoas com menos conhecimentos técnicos; aí um "compilador" especial trata de transformar essa linguagem mais simples num programa para o microcontrolador. Outra hipótese é a linguagem mais simples ser interpretada (havia uma dessas placas com PICs que fazia isso, não me lembro se é o PICAXE; também tenho conhecimento de pelo menos um BASIC para AVR que funciona assim); o microcontrolador corre o interpretador da liguagem e o programa nessa linguagem + simples é guardado numa EEPROM externa ao microcontrolador. Enfim, não há assim muito para explorar em termos de hw.

Actualização: Dei uma olhadela rápida numa datasheet dum PICAXE e é do tipo de ter um interpretador de BASIC gravado no PIC e, a avaliar pelo tamanho dos programas BASIC que conseguem guardar, utiliza a própria EEPROM (todos os microcontroladores têm uma pequena memória não-volátil para uso dos programas, geralmente designada por EEPROM) do PIC para os guardar.
« Última modificação: Setembro 21, 2008, 00:02:02 por Njay » Registado

saga
Fusivel
*

« Responder #10 em: Setembro 21, 2008, 00:19:00 »

Eu tenho usado (desde há relativamente pouco tempo), os picaxes em pequenos projectos como um contador com 4 digitos de 7 segmentos ligados em multiplexer, e mais recentemente estou a desenvolver uma placa para usar numa pequena máquina no emprego, com meia duzia de sensores e electrovalvulas.

Registado
Njay
Cristal

« Responder #11 em: Setembro 21, 2008, 01:41:13 »

Tens aí uma plaquinha com mto bom aspecto, sim sr.
Registado

José Flor
José António Flor de Sousa
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #12 em: Setembro 30, 2008, 13:09:20 »

saga,
Como tu fazes essas PCBs tão bem feitas? Tens aparelhos para isso?
Deve ficar caro fazer uma só dessa forma.
Eu só fiz de mão o que fica uma coisa feia.
José Flor
Registado

saga
Fusivel
*

« Responder #13 em: Setembro 30, 2008, 20:11:59 »

viva José e demais companheiros, criei um tutorial para responder a essa pergunta, está aqui http://www.electronicapt.com/forum/b14/tecnicas-de-elaboracao-de-um-circuito-impresso/msg10710/#msg10710

cumprimentos
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: