Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda PIC12F629  (Lida 378 vezes)
gadelhas
Socket
**

« em: Agosto 23, 2008, 22:51:20 »

Viva;

Necessito de fazer um projecto com um PIC 12F629. O mesmo como sabem é de 8 pinos, e permite utilizar 6 pinos com a função de I/O, inclusive os pino de reset e os pinos do OSC. Para o efeito é necessário configurar o oscilador interno, o Reset, e os 6 pinos para Entradas e Saídas. Alguém me consegue arranjar a porção de código em assembler de como configurar isto? O oscilador é para 4 Mhz.

Um Abraço
  Gadelhas
Registado

Abraço
Gadelhas
alexandre_t
Transistor
**

allways learning more

« Responder #1 em: Agosto 23, 2008, 23:26:54 »

sem querer ser mal interpretado e porque acredito que assembly deve ser usado sempre que possivel, mas porque não fazes isso em C?

Se tens dificuldades só nisso imagina o resto Hein
Registado

O conhecimento é a maior arma contra a opressão.

Pagina pessoal: http://www.est.ipcb.pt/pessoais/alexandre_t
gadelhas
Socket
**

« Responder #2 em: Agosto 23, 2008, 23:30:30 »

sem querer ser mal interpretado e porque acredito que assembly deve ser usado sempre que possivel, mas porque não fazes isso em C?

Se tens dificuldades só nisso imagina o resto Hein

Passo a explicar, eu programo em assemble e em Pic Basic Pro. O problema, é que normalmente só utilizo 16f84, 16f628 ou 16f877, mas nos 12f629 ou 12f675, não estou a conseguir fazer o pretendido, dái pedir ajuda em assembler.
 Em C gostava imenso de programar mas não sei, contudo irei chegar lá, com tempo!!!

Por isso quem me poder ajudar pode ser em assembler, só a configuração que pretendo porque o resto eu desenrasco-me!

Abraço
 Gadelhas
Registado

Abraço
Gadelhas
tiagobarbosa94
Transistor
**

« Responder #3 em: Agosto 23, 2008, 23:39:10 »

é assim eu programo pic's em assembly ma com o mplab (microchip) que é bem fácil de manejar, eu quando começo a programar um novo pic vou sempre á pasta raiz do mplab  buscar o arquivo com "nome da pic".inc normalmente lá dentro tem os fusiveis (que é aquilo que tu precisas para determinar o oscilador, entre outras funções como se utilizas ou não watchdog, lvp, entre outras funções deste género). agora com esse program que tu usas não sei, mas no datasheet desse pic nao tem como se configura o oscilador e isso, vou ver se souber de algum coisa posto aqui mais tarde.
Registado

Cumprimentos, Tiago Barbosa
Visitem www.dimitri.com.sapo.pt
tiagobarbosa94
Transistor
**

« Responder #4 em: Agosto 24, 2008, 00:04:42 »

aqui está como se poe o pic a usar o oscilador interno.
no datasheet tem tudo (tas perdoado se tiveres dificuldades no inglês, lol)

se kiseres vai á página 52 do datasheet (saca sempre o datasheet da microchip, recomendo)

então é assim:
tens o registo config em que os bit 2-0 e que coniguram o tipo de oscilador para pores a pic com oscilador interno basta pores estes bits em 100 (os dois pinos que seriam para o cristal ficam como i/0 convencionais) fisme entender?
Registado

alexandre_t
Transistor
**

allways learning more

« Responder #5 em: Agosto 24, 2008, 00:31:05 »

tambem existe outra forma, a quando da programação selecionas manualmente no software do programador o fuse para oscilador interno e ele activa o mesmo a 4Mhz
Registado

O conhecimento é a maior arma contra a opressão.

Pagina pessoal: http://www.est.ipcb.pt/pessoais/alexandre_t
gadelhas
Socket
**

« Responder #6 em: Agosto 24, 2008, 00:35:25 »

aqui está como se poe o pic a usar o oscilador interno.
no datasheet tem tudo (tas perdoado se tiveres dificuldades no inglês, lol)

se kiseres vai á página 52 do datasheet (saca sempre o datasheet da microchip, recomendo)

então é assim:
tens o registo config em que os bit 2-0 e que coniguram o tipo de oscilador para pores a pic com oscilador interno basta pores estes bits em 100 (os dois pinos que seriam para o cristal ficam como i/0 convencionais) fisme entender?

Tiago;

Eu uso sempre o Datasheet da Microchip, o problema é que já fiz o que disseste, mas não está a funcionar, daí eu pedir aqui se alguém tem um exemplo, para verificar onde é que estou a falhar!
 Obrigado na mesma.

Cumprimentos
   Gadelhas
Registado

Abraço
Gadelhas
tiagobarbosa94
Transistor
**

« Responder #7 em: Agosto 24, 2008, 00:40:34 »

já fiseste o que o alexandre disse? configurar no cpmpilador?

instala o mplab que acho que se fiseres o que o alexandre disse acho que funciona  sim. depois diz qualquer coisa
Registado

gadelhas
Socket
**

« Responder #8 em: Agosto 24, 2008, 00:43:44 »

OK, vou experimentar, depois posto aqui o resultado!

Cumprimentos
   Gadelhas
Registado

Abraço
Gadelhas
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: