|
asena
|
 |
« Responder #135 em: Outubro 22, 2008, 15:15:03 » |
|
Só vais mexer nos registos TRIS, depois de ligar a alimentação, e antes de iniciar o código principal.
Normalmente, só se definem as portas uma vez: depois de sair do Reset de POwer-On. (eu digo normalmente, porque pode haver expepções.)
Não estarás a confundir o TRISA com o PORTA ?
É que fazeres CLRF TRISA, sem ir para o BANCO 1, é o mesmo que estares a fazer CLRF PORTA.
E o esquema eléctrico, onde está? (já não me recordo se o puseste aqui alguma vez).
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
serial_killer
Socket

|
 |
« Responder #136 em: Outubro 22, 2008, 16:29:29 » |
|
Sem ir ao banco 1 ele fará o clrf porta, o que já não actualiza as portas :S É isso que eu acho estranho... O esquema electrico aqui nem precisa de ser complexo... Basta imaginar um jumper a ligar na RA0 e ligações ao L297... Não tenho aqui o esquema, mas é isto assim para testar...  Com o comparador não consegui...
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
asena
|
 |
« Responder #137 em: Outubro 22, 2008, 19:29:38 » |
|
bsf status, rp0 ; selecciona o banco1 movlw b'11100111' ; RA<3:0> e <7:5> inputs e RA<4:5> outputs movwf TRISA
Assim de repente, o teu código tem algumas entradas na PORTA. Se fizeres CLR PORTA, só os pinos que estão definidos como SAÍDA, é que podem ficar a 0. RTFM, como dizem os ingleses!! 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
serial_killer
Socket

|
 |
« Responder #138 em: Outubro 23, 2008, 12:10:11 » |
|
Entao como e k evito que a porta memorize o estado? Bem, mas neste Nao me interessa, preciso é de fazer funcionar o comparador
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
asena
|
 |
« Responder #139 em: Outubro 23, 2008, 20:52:16 » |
|
Entao como e k evito que a porta memorize o estado? Bem, mas neste Nao me interessa, preciso é de fazer funcionar o comparador
Mas é a porta toda, ou só alguns pinos? acho isso muito estranho.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
serial_killer
Socket

|
 |
« Responder #140 em: Outubro 24, 2008, 10:42:08 » |
|
Sabes o que é que eu acho? É que é o borrego do simulador que faz isto... Umas vezes o pin memoriza outras não... Nunca experimentei se é a porta toda... É uma questão de testar... Aqui está o circuito:  
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
asena
|
 |
« Responder #141 em: Outubro 24, 2008, 14:22:02 » |
|
Sabes o que é que eu acho? É que é o borrego do simulador que faz isto... Umas vezes o pin memoriza outras não... Nunca experimentei se é a porta toda... É uma questão de testar... Aqui está o circuito:   Ah... então esta conversa toda é por causa de problemas do computador....  Então e que tal experimentar na prática mesmo ?
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
asena
|
 |
« Responder #142 em: Outubro 24, 2008, 14:24:20 » |
|
Sabes o que é que eu acho? É que é o borrego do simulador que faz isto... Umas vezes o pin memoriza outras não... Nunca experimentei se é a porta toda... É uma questão de testar... Aqui está o circuito:   Já reparei q gostas de ter pinos de RESET no ar ?.... olha que assim dá buraco. Tens que ter pull-up. E se não for pino de Reset, só pode ser entrada RA5. Tem que ter sempre polarização.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
serial_killer
Socket

|
 |
« Responder #143 em: Outubro 24, 2008, 16:53:38 » |
|
Sabes o que é que eu acho? É que é o borrego do simulador que faz isto... Umas vezes o pin memoriza outras não... Nunca experimentei se é a porta toda... É uma questão de testar... Aqui está o circuito:   Já reparei q gostas de ter pinos de RESET no ar ?.... olha que assim dá buraco. Tens que ter pull-up. E se não for pino de Reset, só pode ser entrada RA5. Tem que ter sempre polarização. Ups... Nem reparei... Tenho de ver o datasheet para polo como RA5... Não tenho necessidade de reset...
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
|
serial_killer
Socket

|
 |
« Responder #145 em: Outubro 25, 2008, 16:32:29 » |
|
Considera o MLCR ligado ao 5V (power), já emendei o circuito  Resta descobrir o que é o pull up 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
asena
|
 |
« Responder #146 em: Outubro 26, 2008, 11:34:17 » |
|
Google is your friend
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
serial_killer
Socket

|
 |
« Responder #147 em: Outubro 26, 2008, 13:59:06 » |
|
Google is your friend
Ora, vamos cá tentar responder ao prof  Pull up e pull down são ligações a resistencias que permitem que "puxam" a voltagem para 5V (pull up) ou então "puxam" para os 0V (pull down) evitando assim as voltagens intermédias  Resta saber é que resistências servem  Mas resolvem-me muitos problemas que eu tinha antes... Os PIC também têm pull-up e pull down interno, mas não me importava que ficassem externos... É mais ou menos isto certo? Agora, não faço ideia de como é que são ligadas as resistencias... Suponho que ligadas entre o "interruptor" e o PIC... Estes esquemas têm todos como "interruptor" um BP109 (fototransistor)..
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
|
|
asena
|
 |
« Responder #149 em: Outubro 27, 2008, 13:01:24 » |
|
Muito sucintamente, sem entrar em pormenores de fan-out, as resistências servem apenas para te dar um estado lógico definido, não te vão dar corrente.
Por isso, 10k são suficiente. Ligas directamente do pino à alimentação/massa.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|