Viva.
Para utilizar um protocolo em casa sem alterações ao nÃvel da infra-estrutura, recomendo vivamente o X10. Por ser o protocolo mais dessiminado é aquele que tem mais adeptos e também mais opniões negativas, que surgem sobretudo quando é trabalhado de forma menos cuidada.
Por ser um protocolo powerline é susceptÃvel a ruÃdos na rede e absorções de sinal, no entanto possui dispositivos que permitem ultrapassar essas dificuldades.
Em termos de experiência própria posso adiantar que tenho em minha casa cerca de 30 módulos X10, entre módulos de tomada, micromódulos, dipositivos receptores R.F., para PC, conversores IR, etc.. Controlo iluminação, caldeira a Gás, A/C, estores, dispositivos A/V, segurança de intrusão e alarmes técnicos (inundação, incêndio e fuga de gás). Tenho o interface para P.C. que me permite ter temporizações e cenários avançados. o acesso remoto web é também muito fácil, Posso inclusivé controlar alguns dispositivos através de chamada telefónica.
Existem alguns protocolos recentes que me parecem alternativas, inclusivé tive a oportunidade de configurar uma rede Z-Wave e é interessante. Os dispositivos que testei tinham já leitura de consumos instatâneos e podiam ser consultados através de uma gateway.
Para leitura de consumos, aconselho a verificação do electricsave
http://www.eurox10.com/Product/RITA/ActuatorsSensors/Electrisave.htmNo mesmo site tem oferta muito completa de X10.