Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Domótica - Introdução  (Lida 1090 vezes)
Mako
Transistor
**

« em: Agosto 23, 2006, 15:28:06 »

Pra começar esta secção fiz uma breve introdução com uns textos que encontrei na net. Para quem nao sabe o que é a Domótica , acho que isto chega pra ficarem com uma ideia.

Domótica:

DOMUS quer dizer casa, DOMÓTICA quer dizer automação da casa. Por definição, automação refere-se a um sistema ou método pelo qual é possível realizar e controlar eventos sem um pensamento consciente. A automação doméstica, ou a DOMÓTICA, usa esses princípios aplicados à habitação particular e colectiva.

O que é que pode ser automatizado numa casa?

Hoje em dia já é possível automatizar o que se quiser em casa. Desde as janelas, estores, luzes, aparelhos, tudo é possível. A climatização (controlo de energia), a segurança, o conforto (controlo das luzes e aparelhos) e as comunicações são os principais factores passíveis de serem controlados de uma forma automatizada numa casa.

Domótica e os Edifícios Inteligentes

A diferença está essencialmente na escala e no grau de sofisticação da aplicação. Enquanto numa casa temos por exemplo dezenas de pontos a controlar, num edifício é fácil termos centenas. Por outro lado, o grau de sofisticação duma aplicação para uma casa pode e deve ser o mais simples possível, de modo a não obrigar o utilizador final a ter um determinado tipo de formação, enquanto que para um edifício o grau de sofisticação da aplicação geralmente obriga à formação de quadros específicos para lidarem com a “inteligência” do sistema de GESTÃO TÉCNICA do edifício.

Vantagens :

As vantagens da domótica passam, para além da comodidade, pela gestão de gastos de electricidade e consequente poupança de energia. Tem, igualmente, vantagens a nível da segurança pois permite-lhe, através de sensores, a detecção de fugas de gás, inundações e incêndios em fase inicial, cortando a água, o gás e a electricidade e avisando-o.

Compatibilidade

Se o potencial deste mercado é enorme, porque é que ainda não existe uma compatibilidade entre todos os equipamentos?

Tem tudo a ver com a defesa dos fabricantes. Por exemplo, a IBM tinha o monopólio dos computadores até ao dia em que surgiram os “IBM compatíveis”. Ninguém arrisca aderir a um standard se tiver de partilhar o mesmo mercado com os seus concorrentes mais directos.

O que está a acontecer é que vão surgindo vários standards, consoante os “partidos” a que os principais fabricantes pertencem, ou seja, juntam-se vários fabricantes das diversas aplicações da DOMÓTICA e dos EDIFÍCIOS INTELIGENTES e cooperam no sentido de juntos apresentarem uma solução global para a generalidade das instalações. Assim existem na Europa vários standards BATIBUS, EIBUS, JBUS, MODBUS, D2B, EIB etc. Nos Estados Unidos o CEBUS, X-10, SMART HOUSE, ECHELON, etc. No Japão o TRON.

Registado

NuGuN
Cristal

« Responder #1 em: Agosto 24, 2006, 09:45:11 »

Esta fixe a explicação. Eu ajudei a fazer uma maqueta de uma casa inteligente que no fundo era istu mesmo(Domotica). A casa estava ligada a um computador, e no computador conseguia-se controlar quase tudo na casa, abrir e fechar partas e janelas, apagar e acender luzes, detectava quando uma luz se fundia, e era suposto tambem controlar a temperatura, mas não houve tempo  Triste e depois tambem dava para fazer tudo istu atravez da internet, bastava ter tipo um sevidor ligado a net, com o programa, e era só istu mas ja deu bastante trabalho.

Na TV ja vi cenas bem mais completas e funcionais, ate fico pasmado a olhar para aquilo  Grin

Cumps
Registado
fabio
Transistor
**

« Responder #2 em: Dezembro 05, 2006, 16:13:13 »

Boas
Tenho um projecto de final de ano da minha escola k por acaso é uma casa inteligente controlada pela porta paralela mas ainda ta rudo mt fraquinho  Zangado precisava de umas ideias de uns circuitos e de uns programas

Fico a espera mk me ajudem  Wink
Registado

[=@810
d_pintassilgo
Administrador Geral
Chip

« Responder #3 em: Dezembro 05, 2006, 18:10:50 »

olha, eu tenho andado a 'estudar' alguns CI's e penso que seram algo que te possa interecar. hás de ver os topicos na secção componetes sobre o 74ls138 e 74ls154, bem como o 74ls04 Contente

Hás-de ver disso! Sorridente é giro! pelo menos sempre é algo que dá uma "certa pica" de imaginar na teoria, mesmo sem estar a ver o resultado na pratica!;)
Registado

Para partilhar ficheiros/Imagens recomendo www.box.net
http://www.fon.com/
devil25
G||17
Socket
**

Next generation!

« Responder #4 em: Janeiro 07, 2007, 21:12:29 »

Muito boa a informação...Gosto bastante das funcionalidades que ela proporciona, apesar de não querer extender os meus conhecimentos nela por aí além..
Registado

||I'm the devil25, I'm G and I'm sandro_G||

sesitagus
Fusivel
*

« Responder #5 em: Janeiro 21, 2008, 17:19:22 »

Pois é Mako em algumas coisa estás certo mas noutras falta-te um pouco de informação.
Hoje em dia, sim consegue-se controlar tudo dentro de uma casa, sim quando falamos de compatibilidade...é verdade pois os mais de 120 maiores fabricandes do mundo pertencem à associação KONEX e que há pouco tempo se tornou no unico standard mundial:

http://www.knx.org/fileadmin/downloads/07%20-%20News%20%26%20Press/03%20-%20Press%20Releases/10%20-%20Portugal/PR20061201-PT.pdf

Dá uma espreitadela...
Até porque essas siglas (batibus, eibus, eib, etc) foram todas unidas e formaram a KNX.
Até já

[attachment deleted by admin]
Registado
Mako
Transistor
**

« Responder #6 em: Janeiro 26, 2008, 03:11:09 »

Pois é, na altura andei a ler umas coisas sobre isto mas depois desliguei me. Agora ando um bocado desactualizado. Se tiveres mais informacoes interessantes sobre o assunto vai postando que pelo menos eu agradeco.
 Sorridente
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: