Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Ajuda]-reactivador de cinescopio  (Lida 369 vezes)
bettencourt
Moderador Global
Chip

« em: Agosto 31, 2008, 16:18:26 »

alguem tem um instrumento destes? Ou alguem ja construio algum?
Registado
gadelhas
Socket
**

« Responder #1 em: Agosto 31, 2008, 16:21:21 »

alguem tem um instrumento destes? Ou alguem ja construio algum?

Em que consiste isso?
Registado

Abraço
Gadelhas
bettencourt
Moderador Global
Chip

« Responder #2 em: Agosto 31, 2008, 16:49:46 »

é um aparelho que se liga no cinescopio de uma tv ou monitor que reactiva os catodos.

por exemplo neste caso th uma tv com falta de vermelho o catodo vermelho ta esgotado precisava de fazer um aparelho desses ou saber algo parecido para reactivar o catodo vermelho.

e porque é que se pode reactivar ?
Porque ao longo do tempo vai criando carvao nos catodos e na grelha. Estes apalheilos fazem com que esse carvao se solte dos catodos, conseguindo-se assim mais algum tempo de vida da tv
Registado
gadelhas
Socket
**

« Responder #3 em: Agosto 31, 2008, 16:56:09 »

é um aparelho que se liga no cinescopio de uma tv ou monitor que reactiva os catodos.

por exemplo neste caso th uma tv com falta de vermelho o catodo vermelho ta esgotado precisava de fazer um aparelho desses ou saber algo parecido para reactivar o catodo vermelho.

e porque é que se pode reactivar ?
Porque ao longo do tempo vai criando carvao nos catodos e na grelha. Estes apalheilos fazem com que esse carvao se solte dos catodos, conseguindo-se assim mais algum tempo de vida da tv

OK, já percebi! No entanto penso que uma outra solução para o género de problema que descreveste, que é acoplar um transformador 220/XX, em que a saída liga directamente aos cátodos, mas não tenho a certeza, por isso vou procurar e depois posto aqui.

Registado

Abraço
Gadelhas
gadelhas
Socket
**

« Responder #4 em: Agosto 31, 2008, 20:32:20 »

bettencourt;

O que eu falava era o seguinte, para também prolongar a vida dos cinescópios;

1- Identificar no PCI do suporte do cinescópio, os pinos dos filamentos;
2- Isolar esses mesmos pinos do restante circuito,
3- Aplicar um transformador entre 220V/6V a 220V/12V, directamente a esses mesmo filamentos, ou sêja, o secundário aos filamentos  e o primario directamente ao interruptor do tv (220V).

Esta técnica foi largamente utilizada por muitos técnicos de TV para prolongar a vida dos cinescópios, e foi ensinada num curso de TV-Vídeo-Hi-fi, pela Grundig.

Já tinhas ouvido falar disto?
Registado

Abraço
Gadelhas
bettencourt
Moderador Global
Chip

« Responder #5 em: Setembro 01, 2008, 01:24:19 »

boas fiz atá agora uma larga pesquisa sobre esta materia e baseia-se no que disseste, já a uns tempos a tras tive a volta disto agora como tenho novamente um problema com cinescopio e quero ver se consigo arranjar tou a debruçar-me mais sobre este assunto e a ponderar a dideia em fazer um recuperador de sinescopio.

Pelas tuas palavras intreperto que eles utilizam a televizão ligada apenas desligam as resistencias que estao em serie com os filamentos  como se quizer chamar e aplicar essas tensoes

MAS tipo neste site http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/124/ a tensao n devia de ser aplicada no catodo para o recuperar  Hein
duvidas parva de ultima hora e do cansasso
catodo--> é o R G ou B que sao as cores certo?
filamentos --> no meu entender são onde se liga o fio da focagem e do screem vindo do transformador de linhas tou certo?Hein?
Grade--> onde se lia a alta tensao??

Alguem me pode confirmar isto para n constarem duvidas...

Registado
José Flor
José António Flor de Sousa
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #6 em: Setembro 01, 2008, 05:19:32 »

Filamento é para aquecer o katodo e este emitir os electrões. Normalmete liga 6 volts no filamento.
Grade não será GRID. Grid é para acelerar o feixe de electrões, anodo capta os electrões formando a imagem. Mais ou menos é esta a explicação. Nota são umas 2 ou 3 grids.

José Flor
Registado

tiagobarbosa94
Transistor
**

« Responder #7 em: Setembro 01, 2008, 19:56:08 »

boas fiz atá agora uma larga pesquisa sobre esta materia e baseia-se no que disseste, já a uns tempos a tras tive a volta disto agora como tenho novamente um problema com cinescopio e quero ver se consigo arranjar tou a debruçar-me mais sobre este assunto e a ponderar a dideia em fazer um recuperador de sinescopio.

Pelas tuas palavras intreperto que eles utilizam a televizão ligada apenas desligam as resistencias que estao em serie com os filamentos  como se quizer chamar e aplicar essas tensoes

MAS tipo neste site http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/124/ a tensao n devia de ser aplicada no catodo para o recuperar  Hein
duvidas parva de ultima hora e do cansasso
filamentos --> no meu entender são onde se liga o fio da focagem e do screem vindo do transformador de linhas tou certo?Hein?

Alguem me pode confirmar isto para n constarem duvidas...

filamentos sao os dois pinos que estao em curto omc a massa na pplaca de cinescopio
focagem e scrren sao os dois fios que vem do tranformador de linhas

Registado

Cumprimentos, Tiago Barbosa
Visitem www.dimitri.com.sapo.pt
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: