Votação
Pergunta: Qual é o seu conhecimento em electrónica?
Nenhum conhecimento – não me interessa por electrónica - 0 (0%)
Nenhum conhecimento – interesso-me por electrónica - 8 (6.8%)
Muito pouco conhecimento em electrónica - 12 (10.2%)
Algum conhecimento por iniciativa própria - 18 (15.3%)
Algum estudo em electrónica - 14 (11.9%)
Estudo médio em electrónica - 8 (6.8%)
Estudo avançado em electrónica - 10 (8.5%)
Técnico/Engenheiro em electrónica - 24 (20.3%)
Estou em outra área equiparada e por isso tenho conhecimento em electrónica - 5 (4.2%)
Continuo a estudar electrónica - 17 (14.4%)
Conhecimento médio por iniciativa própria (regime autodidata) - 0 (0%)
Conhecimento avançado por iniciativa própria (regime autodidata) - 2 (1.7%)
Votos totais: 118

Páginas: 1 2 [3] 4   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Qual é o seu conhecimento em electrónica?  (Lida 3647 vezes)
Mix
Fusivel
*

« Responder #30 em: Abril 08, 2008, 11:49:11 »

Olá a todos! Grin

Sou novo por estas bandas... alias é a primeira vez que participo num forum, sou estudante do 3º ano no curso de eng. electronica industrial e computadores da Universidade do Minho, e só pelo que andei a ver por este site tive pena de não o encontrar mais cedo, parece-me um local porreiro para debater algumas questão ou pedir ajuda quando necessario relacionado com a área, gostei!

Já agora aproveito para perguntar ao pessoal disponivel: alguem sabe onde poderia encomendar umas amostras de componentes, isto é, os conhecidos Samples que as empresas disponibilizam?
Registado
southafrikanse
Moderador Global
Cristal

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória

« Responder #31 em: Abril 08, 2008, 14:06:59 »

Bem vindo ao fórum.

Se estás interessado em arranjar amostras podes usares o teu mail da escola e vai a sites dos fabricantes (por exemplo Microchip) e registas-te, que eles logo trataram de enviar alguma coisa se pedires.
« Última modificação: Abril 09, 2008, 01:47:42 por southafrikanse » Registado

My personal blog: Eurico Leite
My blog: Tugatrónica
My other blog: TugaSport
Mix
Fusivel
*

« Responder #32 em: Abril 08, 2008, 15:42:31 »

Obrigado pela dica, vou já começar a fazer a busca! Sorridente
Registado
José Flor
José António Flor de Sousa
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #33 em: Abril 09, 2008, 07:13:28 »

Eu já pedi amostras mas nunca chegaram não sei porquê. Mas já comprei com 50% de desconto.
Bem vindo ao Fórum e participa.
José Flor
Registado

Márcio Oliveira Ferreira
Socket
**

A persistência é a alma da vitória dos sem dons.

« Responder #34 em: Junho 21, 2008, 00:51:52 »

Eu trabalho com eletronica industrial desde 92, mas de 2001 até 2005 eu estive envolvido mais com informática, aqui no Brasil é muito complicado ser apenas técnico, pois muitos que conheço trabalham em dois empregos ou estendem a jornada da empresa pra dois turnos pois os salários aqui são muito baixos, mas conheci técnicos excelentes em suas capacitações e experiências por isso me considero um mediano, é complicado fazer faculdade pois uma mensalidade representa até 70% do salário dependendo do emprego, e as universidades publicas são muito disputadas tendo casos de ser mais de 40 pessoas por vaga, com isso passam somente os que sempre estudaram em escolas particulares que são filhos de pais que se deram bem na vida... Mas venho sempre estudando eletronica, hoje venho estudando muito sobre microcontroladores principalmente os da família 8051 que foram os que mais me simpatizei, mas no geral da elétrica e da eletrônica tenho um bom conhecimento, espero que com esse conhecimento possa contribuir com o fórum, assim como também gostaria muito de poder tirar algumas dúvidas com a turma daqui...

Muito obrigado por me aceitarem no fórum, um grande abraço a todos e que Deus abençoe a todos,
Registado

Todos os caminhos nos levam as trevas, mas somente aqueles com muita fé seguirão para a luz... Por isso julgue o seu sucesso por aquilo o que você teve que renunciar para consegui-lo.
José Flor
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #35 em: Junho 21, 2008, 06:13:48 »

Bem vindo Márcio. Tira ai as duvidas ao pessoal e apresenta também as tuas duvidas.
Sobre o que me descreveste do Brasil, é verdade. Eu sei como isso ai é. Mas força e vai em frente.
José Flor
Registado

Márcio Oliveira Ferreira
Socket
**

A persistência é a alma da vitória dos sem dons.

« Responder #36 em: Junho 21, 2008, 20:23:46 »

Muito obrigado José Flor,

Se precisar de algo e eu puder ajudar é só chamar...

Um grande abraço,
Registado

Todos os caminhos nos levam as trevas, mas somente aqueles com muita fé seguirão para a luz... Por isso julgue o seu sucesso por aquilo o que você teve que renunciar para consegui-lo.
José Flor
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #37 em: Setembro 04, 2008, 03:00:17 »

Quem visita o nosso fórum?
Olhe o gráfico das estatísticas...
Aproveitando esta ter o número 100 de votações o que facilita a percentagem. Com a ajuda do gráfico você pode tirar as suas conclusões. Se necessitar apresentar algum trabalho ou pesquisa de trabalho, este vai-lhe servir.
Gráfico elaborado com os resultados da sondagem deste tópico com numero de visitas do dia três de Setembro de 2008, 01:30 GMT.
José Flor

* Conhecimento_eletrAnica.jpg (555.47 Kb, 995x570 - visto 27 vezes.)
« Última modificação: Setembro 05, 2008, 10:32:31 por José Flor » Registado

_nelson_
Fusivel
*

« Responder #38 em: Setembro 26, 2008, 14:23:38 »

Tirei o curso de Técnico de Electrónica e Telecomunicações, mas já lá vão uns aninhos e nunca e exerci nesta area, logo é natural que muitos conceitos estejam esquecidos, mas nada como voltar a recuperar esse tempo perdido e assim o espero com a ajuda deste forum  Wink
Registado
José Flor
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #39 em: Setembro 27, 2008, 05:18:18 »

Eu sei como é fácil esquecer quando não se pratica. Mas aqui vais tirar as tuas duvidas e tentar pelo menos fazer alguma coisa com electrónica para não caíres no esquecimento e desfrutar de um hobby muito bom.
Bem vindo ao fórum.
Abraços
José Flor
Registado

DiMaViMa
Fusivel
*

« Responder #40 em: Outubro 04, 2008, 13:33:11 »

Bem a minha historia é mais ou menos a seguinte fiz o secundario em cientifico-natural, ou seja regime geral, e ingressei em engenharia electrotecnica e de computadores, o k muita gente achou estranho porque nao vinha com historico e experiencia na área (mas fiquei com muitas bases quanto á matemática), mas como tinha curiosidade e sempre gostei de mexer em "tralha" electronica pricipalmente quando algo se avaria aqui em casa, tenho que dar uma vista de olhos Grin, umas vezes com mais sucesso que outras...
Quanto ao curso vou no 2º com bolonha, mas ja a fazer algumas cadeiras de 3º ano ou seja ultimo, acho muito teorico como ja vem sendo dito aqui no forum do ensino ca em portugal, mas espero ir ganhando alguns conhecimentos na area pratica com os projectos e experiancias que vao sendo divulgadas por aqui no forum...
Registado
Njay
Cristal

« Responder #41 em: Outubro 05, 2008, 00:29:01 »

Vamos fazer um teste? Sejam sinceros (nada de procurar a solução na net ou usar simuladores) senão a estatística não tem validade. Respondam-me por MP com o resultado e a explicação. No final do mês de Outubro mostro os resultados, anónimos em público e a cada pessoa envio os seus por MP.
Se não souberem responder a todas as perguntas não faz mal, digam quais delas não sabem a resposta (se não souberem responder a nenhuma enviem-me MP à mesma, é para a estatística).

Ver as figuras abaixo.

A) Qual é a corrente que percorre a resistência?

B) Vocês chegam a uma loja para comprar a resistência R. O que é que pedem? O LED tem uma queda de tensão (VFW) de 2V.

C) Qual é o valor da tensão no ponto Vout?

D) Qual é o valor da tensão no ponto Vout? E o valor da corrente no zener?

E) Qual é o valor da tensão no ponto Vout? E o valor das correntes i1 e i2?

F) Qual é o valor da tensão no ponto Vout?

G) Qual é o valor da corrente na resistência de 5K?

Divirtam-se  Grin!
« Última modificação: Outubro 12, 2008, 10:10:46 por Njay » Registado

Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams.com ~ Tenho componentes p/ venda nos Classificados
Njay
Cristal

« Responder #42 em: Outubro 05, 2008, 01:49:12 »

José, desculpa ter "raptado" o teu tópico sobre o inquérito, mas pareceu-me um bom lugar para aprofundar o tema, tentando perceber o quanto realmente é que as pessoas percebem de electrónica. Espero que não fiques zangado comigo.
Abraço
Registado

Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams.com ~ Tenho componentes p/ venda nos Classificados
José Flor
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #43 em: Outubro 05, 2008, 06:16:52 »

Beleza Njay,
Podes ficar descansado que esse rapto não vai parar em queixa na justiça.
Óptima questão. Eu mesmo já dei isso em tempos e para calcular agora acho que devo dar umas asneiradas.
Quando colocares aqui o teu resultado estatístico, faz um a coisa com gráficos, sempre fica melhor para a sua interpretação. Faltou a referência em alguns esquemas. Nos dois ultimos indicas o ground. Normalmente temos que indicar a reerencia nos esquemas. Bom foi isso que me disseram no colégio.
Fala ai, tu fazes os cálculos a tudo isso pela tua cabeça ou pelo manual?
Abraços
José Flor

Later edit:
Já enviei o meu.
« Última modificação: Outubro 05, 2008, 09:03:41 por José Flor » Registado

Njay
Cristal

« Responder #44 em: Outubro 05, 2008, 12:32:11 »

Citação de: José Flor
Podes ficar descansado que esse rapto não vai parar em queixa na justiça.

OK obrigado, agora estou muito mais descansado Wink

Quando colocares aqui o teu resultado estatístico, faz um a coisa com gráficos, sempre fica melhor para a sua interpretação. Faltou a referência em alguns esquemas.

Vou seguir a tua sugestão.

Nos dois ultimos indicas o ground. Normalmente temos que indicar a reerencia nos esquemas. Bom foi isso que me disseram no colégio.

ehhh, pois, era para poupar espaço no desenho, mas sim, deviam ter a referência para estarem completos. A referência nos diagramas acima é sempre o nó inferior, o lado negativo das fontes de alimentação.

Fala ai, tu fazes os cálculos a tudo isso pela tua cabeça ou pelo manual?

A maior parte deles tenho que escrever as equações do circuito num papel para depois resolver/calcular, não consigo fazer essas contas de cabeça.

Later edit:
Já enviei o meu.

Já te enviei a resposta.
Registado

Páginas: 1 2 [3] 4   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: