Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Carregador de Pilhas  (Lida 1016 vezes)
Blue__DrAgOn99
Transistor
**

« em: Maio 27, 2008, 11:06:42 »

Olá eu nunca fiz quase nada em electronica e agora que tenho um Mp3 que me consome uma pilha de 1,5 v gostaria de saber como fazer um carregador de pilhas? e já agora que desse para todos os tamanhos.

Onde posso arranjar um esquema?
As pilhas a carregar têm que ser especificamente recarregáveis nao e? nao pode ser qualquer uma certo?
Será que compensa fazer um carregador? Ficara mais barato do que comprar?

Abraço!
Registado
d_pintassilgo
Administrador
Chip

« Responder #1 em: Maio 27, 2008, 11:19:17 »

Talvez não saia propriamente mais barato fazer que comprar.

Registado

Para partilhar ficheiros/Imagens recomendo www.box.net
http://www.fon.com/
Blue__DrAgOn99
Transistor
**

« Responder #2 em: Maio 27, 2008, 12:21:34 »

Obrigado pela resposta!

Mas ja agora se não for incomodo podes me ajudar a arranjar um esquema para tentar fazer um?

Abraço
Registado
José Flor
José António Flor de Sousa
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #3 em: Maio 27, 2008, 12:48:49 »

Procura aqui no fórum. Tem algum tópico sobre esse assunto, talves encontres ai alguma inforação util.
José Flor
Registado

Blue__DrAgOn99
Transistor
**

« Responder #4 em: Maio 27, 2008, 19:06:07 »

Eu ja tinha procurado antes de postar e nao vi nada so vi um relacionado com paineis fotovoltaicos que nao e o que eu quero...
Registado
oluap12
Cristal

« Responder #5 em: Junho 03, 2008, 18:12:26 »

ainda precisas disso?
se precisares diz qq coisa que tenho aqui um esquema que fuinciona
Registado
Blue__DrAgOn99
Transistor
**

« Responder #6 em: Junho 05, 2008, 03:24:53 »

Sim precisava por favor !!

Desde ja obrigado:)

Abraço!
Registado
Márcio Oliveira Ferreira
Socket
**

A persistência é a alma da vitória dos sem dons.

« Responder #7 em: Junho 19, 2008, 20:46:46 »

Olá eu nunca fiz quase nada em electronica e agora que tenho um Mp3 que me consome uma pilha de 1,5 v gostaria de saber como fazer um carregador de pilhas? e já agora que desse para todos os tamanhos.

Onde posso arranjar um esquema?
As pilhas a carregar têm que ser especificamente recarregáveis nao e? nao pode ser qualquer uma certo?
Será que compensa fazer um carregador? Ficara mais barato do que comprar?

Abraço!

Olá Blue Dragon,

Se você quiser posso te enviar uma apostila por email que explica tudo sobre pilhas e baterias, mas para isso você terá que me enviar seu email pois a apostila possui 3 MB e no forum o anexo precisa ter no máximo 1 MB, existem na internet vários esquemas de carregadores de baterias, mas primeiro você precisa saber o tipo de bateria que utiliza e quais são as condições de trabalho dela, basicamente elas são divididas em dois grupos, as que se carregam utilizando um circuito controlador de corrente e as que se carregam utilizando um circuito controlador de tensão, se você me informar qual tipo deseja eu posso montar e calcular um circuitinho super simples pra você utilizar utilizando transistor comum por exemplo, você só precisaria adaptar as suas necessidades, mas se você procurar na internet você encontraria até circuitos microcontrolados em malha fechada onde você pode ter total controle sobre a recarga, mas para isso teria que saber antes o tipo de bateria que utiliza ou deseja utilizar entendeu?

Abraços a todos,
Registado

Todos os caminhos nos levam as trevas, mas somente aqueles com muita fé seguirão para a luz... Por isso julgue o seu sucesso por aquilo o que você teve que renunciar para consegui-lo.
José Flor
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #8 em: Junho 21, 2008, 08:58:52 »

(...) Se você quiser posso te enviar uma apostila por email (...)
Faz assim; Coloca aqui para todos olharem.
José Flor
Registado

Márcio Oliveira Ferreira
Socket
**

« Responder #9 em: Junho 21, 2008, 20:41:56 »

Eu não consegui mandar direto no fórum por causa de seu tamanho, mas segue abaixo um link, se não conseguirem fazer o download me avisem que procurarei outro servidor pra disponibilizá-lo...

http://www.badongo.com/file/9998279

Abraços a todos,
Registado

Todos os caminhos nos levam as trevas, mas somente aqueles com muita fé seguirão para a luz... Por isso julgue o seu sucesso por aquilo o que você teve que renunciar para consegui-lo.
resinba
Moderador Global
Cristal

« Responder #10 em: Junho 21, 2008, 21:07:53 »

Está muito bom...  Grin Grin Grin Grin Grin Grin
Registado

Por favor, alterem o meu email no msn pois tenho outro email dedicado aos foruns, e vou bloquear todos os que se encontram no antigo email.
José Flor
Chip

OzFlor - José Flor

« Responder #11 em: Junho 22, 2008, 07:18:14 »

Procura aqui no fórum sobre como enviar anexos para o fórum. Tem um tópico que fala de site para upload. Um deles que eu uso é o www.divshare.com
José Flor
Registado

Márcio Oliveira Ferreira
Socket
**

« Responder #12 em: Junho 26, 2008, 18:34:48 »

Boas desculpa estive fora sobre o carregador das pilhas eu queria fazer um que ligasse a corrente e me carregasse as minhas pilhas AA de 1.2 V e aquelas mais pequenas que se usam nos comandos AAA 1.2 V

Não me arranjas um esquema para eu começar a construir?

Resposta

Blue Dragon,

Se você quiser eu posso sim te passar, mas para isso seria interessante que você desse uma lidinha na apostila que passei ou caso você não estiver conseguindo abaixá-la me envie uma conta de e-mail para que possa estar enviando pra você nela, no primeiro paragrafo da apostila já fala que pilhas não podem ser recarregadas, mas pressuponho que no seu caso seja uma bateria, mas de que material ela é composta? Pois preciso saber se essa bateria poderá ser recarregada com um carregador por tensão ou por corrente, pois caso trocar-mos você poderá se acidentar com a mesma, com uma explosão, vazamento ou algum outro tipo de imprevisto, não quero ser rude, mas acho interessante você dar uma olhadinha na apostila, agora se preferir poderá consultar também o google http://www.google.com ou o google brasileiro (em português) http://www.google.com.br, agora se você puder me passar mais informações como o tipo de material utilizado na composição e a corrente de trabalho dela, pois a tensão você já me forneceu que são 1,2 Vcc.

Um grande abraço a todos e fiquem com Deus,
Registado

gatohumano
Transistor
**

« Responder #13 em: Julho 23, 2008, 08:48:51 »

O mais simples que podes fazer é usares uma resistencia e um diodo em serie,tens é de saber a corrente de carga das pilhas para calculares o valor da resistencia.
Registado
Márcio Oliveira Ferreira
Socket
**

« Responder #14 em: Julho 23, 2008, 18:17:11 »

O mais simples que podes fazer é usares uma resistencia e um diodo em serie,tens é de saber a corrente de carga das pilhas para calculares o valor da resistencia.

Na verdade essa não é uma forma correta de se carregar uma bateria, a chance de você causar um acidente é muito grande pois não há controle nenhum de carga, utilizando um tipo de circuito passivo desses vc não tem controle nenhum sobre a carga e qualquer anormalidade que apresentar durante a carga pode ser fatal, e dependendo do tipo de bateria a chance de acidente é de 100% utilizando dessa maneira, sobrecarga não controlada é um problema em muitos carregadores, especialmente os que carregam baterias à base de Níquel. Altas temperaturas durante carga durante muito tempo, estragam as baterias e em seu circuito não há um controle em cima disso... Outro caso e este cuidado se aplica especialmente às baterias de NiMH porque elas "não" absorvem a sobrecarga muito bem. De fato, uma NiMH com alta carga pulsante pode esfriar até a temperatura de toque e ainda estar em uma condição de dano por sobrecarga. Tal bateria teria uma baixa vida de serviço. Outra, uma bateria à base de Lítio nunca deve ficar quente em um carregador e até com carga pulsante aparentemente correta, as baterias de NiCd produzem formação cristalina (também conhecida como “memória”). Por isso eu digo tomem muito cuidado com o tipo de circuito que irá utilizar, eu não quis ser rude, mas vejo muitos participantes que ainda são inexperientes no fórum e querem iniciar-se na carreira de eletroeletronica e com falta de conhecimento adequada, mais a aliança com a falta de experiência podem estar se auto sentenciando a um acidente grave... Não é esse tipo de coisa que quero para essas crianças ou adolescentes que passam pelo fórum, nós como pessoas mais experientes nos viramos bem, pois sabemos distinguir quando algo não está correto, mas mesmo assim as vezes vejo excelentes profissionais se acidentando... Por favor não leve para um lado pessoal, apenas quis me preocupar com o bem estar dos novatos...

Abraços e fiquem com Deus,

Márcio Ferreira
Registado

Páginas: [1] 2   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: